SóProvas


ID
1752934
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As questão refere-se ao texto abaixo.

É verdade que as mulheres não são engraçadas?

    Em ensaio de 2007 na revista Vanity Fair, o escritor Christopher Hitchens perguntou: "Por que as mulheres não são engraçadas?" Suas duas respostas: a mulher e o humor seriam "opostos" e "a tarefa mais importante que o homem precisa desempenhar na vida é impressionar o sexo oposto. As mulheres não têm a menor necessidade correspondente de atrair os homens dessa maneira. Elas já os atraem".
    Eu acho que os homens fazem graça para atrair mulheres porque as mulheres consideram o humor um sinal de inteligência e o valorizam num companheiro muito mais que os homens. Também penso que nem sempre os homens conseguem seduzir as mulheres pelo riso.
    Elas são ensinadas desde a infância a sorrir, ser educadas e gentis. Não fazem tanta força quanto os homens para ser engraçadas, porque o humor pode ofender. Mas as que rompem com essa convenção social podem nos levar a gargalhar tanto quanto eles.
  Hitchens também pergunta: se as mulheres são tão divertidas quanto os homens, por que existem muito mais humoristas e roteiristas cômicos homens que mulheres? Uma resposta: o humor tem sido tradicionalmente uma profissão dominada pelos homens.
  No Brasil há menos comediantes mulheres porque o machismo retardou os avanços feministas. Mesmo assim, a peça de teatro Cócegas, escrita e representada por Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães, ficou em cartaz por dez anos porque suas personagens enfrentam o cotidiano da mulher moderna de modo cômico.
    Portanto, eu diria a Hitchens: dê às mulheres mais tempo para desafiar as convenções sociais, e seus clichês sobre elas se tornarão risíveis.

(Adaptado de: KEPP, Michael. Trad. Clara Allain, 13/10/2014. Disponível em:<www.folha.uol.com.br/opiniao/2014/10/1530898-michael-kepp-e-verdade-que-as-mulheres-nao-sao-engracadas. shtml>. Acessado em: 01/10/2015).

O livre comentário a partir do texto está escrito com clareza e correção em: 

Alternativas
Comentários
  • Gab: D.

    Note que a escrita da frase na ordem comum, ou seja, (sujeito, verbo, complemento e adjunto) é:


    O escritor Christopher Hitchens discorreu acerca da razão de as mulheres não serem engraçadas em um ensaio controverso vindo a público em 2007.


    Como na questão o adjunto -em um ensaio controverso vindo a público em 2007- foi deslocado para o começo da frase fez-se necessário pôr a vírgula para marcar este deslocamento. 


    Se eu estiver errado, por favor, corrijam-me!!!

  • a) suscitar.
    b) rechaçado.

  • Gab: D

    Alguns erros que encontrei nas outra alternativas:

    a) intrínseca - suscitar

    b) rechaçado - hábil

    c) artifício 

    e) temerário -  a considerar

    Bons estudos!!!

  • a) A crítica intrinseca à grande parte dos comentários cômicos é capaz de sucitar situações embaraçosas; por isso, muitas mulheres abnegam comentários jocosos.

    - INTRÍNSECA - proparoxítona
    - SUSCITAR

    b) O ensaio de Hitchens certamente foi rechassado por feministas, por partir do pressuposto que a mulher seria menos habil que o homem no que tange o humor.

    - RECHAÇADO
    - HÁBIL - paroxítona não terminada em A, E, O, EM, ENS

    c) Nem sempre o artificio do humor impressiona o sexo oposto, mas existem outros atributos igualmente poderosos no processo da conquista, a gentileza é uma delas. 

    - ARTIFÍCIO - proparoxítona

    d)Em um ensaio controverso vindo a público em 2007, o escritor Christopher Hitchens discorreu acerca da razão de as mulheres não serem engraçadas.

    e)Afirmar que as mulheres são menos divertidas que os homens soam temerario, à considerar a inexistência de fórmula para o que deve ser entendido como engraçado

    - SOA - afirmar que as mulheres...SOA
    - TEMERÁRIO - proparoxítona (todas acentuadas)
    - A - crase antes de verbo nem pensar.

  • a) A crítica intrinseca à(A) grande parte dos comentários cômicos é capaz de sucitar situações embaraçosas; por isso, muitas mulheres abnegam comentários jocosos. ERRADA!

    Varios erros, vamos por partes;

     

    1 - Intrinseca é proparoxítona, portanto deve conter está acentuada. Intrínseca

    2 - Não haverá crase quando ela referir-se a palavra ou termos indeterminados, portanto em "grande parte dos comentários cômicos" não deverá haver crase.

    3 - Sucitar; JÁ EXPOSTO PELOS COLEGAS!

    4 - em  "por isso, muitas mulheres abnegam" a virgula é desnecessária, sendo seu uso mais estilístico que gramatical.

     

     

     b) O ensaio de Hitchens certamente foi rechassado por feministas, por partir do pressuposto que a mulher seria menos habil que o homem no que tange o(AO) humor. ERRADA!

     

    1 - Como já comentado; rechaçado e não rechassado

    2 - Habil é paroxítona terminada em "L", sendo, portanto, acentuada; HÁBIL

    3 -  "TANGER" no contexto está como VTI, necessitando da preposição "A"; PORTANTO "no que tange oa humor"

     

     c) Nem sempre o artificio do humor impressiona o sexo oposto, mas existem outros atributos igualmente poderosos no processo da conquista, a gentileza é uma delas. ERRADA!

    1 - artificio É paroxítona, PORTANTO RECEBE ACENTO; Artifício

    2 - o termo "delas" refere-se a "atributos"; PORTANTO DEVE ESTAR NO MASCULINO; DELES!

     

     d) Em um ensaio controverso vindo a público em 2007, o escritor Christopher Hitchens discorreu acerca da razão de as mulheres não serem engraçadas. PERFEITA!

     e) Afirmar que as mulheres são menos divertidas que os homens soam temerario, à considerar a inexistência de fórmula para o que deve ser entendido como engraçado. ERRADA!

    1 - "SOA" pois deve concordar com "Afirmar"

    2 - Já falada pelos colegas; temerário

    3 - Não há crase antes de verbo, PORTANTO EQUIVOCADO O SEU USO; " a considerar a inexistência"