-
Letra A(FALSO) - O modelo MPS está dividido em quatro (4) componentes.
Letra B (FALSO) - O objetivo do programa MPS.BR é a Melhoria de Processo de Software e Serviços, com duas metas a alcançar a médio e longo prazos. Não é definida uma data.
Letra C(FALSO) - Representação Por Estágios - É caracterizado por Níveis de Maturidade (Maturity Levels).
Letra D(VERDADEIRO) - A capacidade do processo é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros;
Letra E(FALSO) - Representação Por Estágios(É caracterizado por Níveis de Maturidade (Maturity Levels)) e Representação Contínua (É caracterizado por Níveis de Capacidade (Capability Levels))
Fonte: http://www.umexerciciotododia.com.br/2015/12/engenharia-de-software-mpsbr-cmmi.html
-
Letra A. O erro é dizer que há modelo para Serviços no MPS.BR.
O modelo MPS está dividido em três (3) componentes: Modelo de
Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio
(MN-MPS)
-
Fernando Moraes talvez você esteja um pouco equivocado ao dizer que são 3 componentes pois ao consultar o Guia Geral MPS de Software no link http://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_Geral_Software_2012.pdf ele diz:
"O modelo MPS baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, o modelo MPS possui quatro componentes: Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio para Melhoria de Processo de Software e Serviços."
Se você se interessar dê uma olhada em também: http://www.umexerciciotododia.com.br/2015/12/engenharia-de-software-mpsbr-cmmi.html
-
o erro da letra A como já citado é que são 4 niveis, mas o Método de Avaliação esta com a sigla de Modelo de Negocios --> (MN-MPS).
-
Na real a quantidade de componentes depende da versão . Eram 3 , foram 4 e em janeiro de 2016 foi lançada um aversão com 5 compoenentes.
O Programa MPS.BR possui cinco (5) componentes :
Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW)
Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV)
Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH)
Método de Avaliação (MA-MPS)
Modelo de Negócio (MN-MPS)
fonte: http://www.softex.br/wp-content/uploads/2016/04/MPS.BR_Guia_Geral_Software_2016-com-ISBN.pdf
-
No guia / 2012, final da pág.6;
O modelo MPS baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, o modelo MPS possui quatro componentes:
- Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW),
- Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV),
- Método de Avaliação (MA-MPS) e
- Modelo de Negócio para Melhoria de Processo de Software e Serviços.
http://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_Geral_Software_2012.pdf
Na versão 2016, no início da pág.6
O MR-MPS-SW baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, ele possui quatro componentes:
- Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW)
- Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV)
- Método de Avaliação (MA-MPS)
- Modelo de Negócio para Melhoria de Processo de Sotware e Serviços.
http://www.softex.br/wp-content/uploads/2016/04/MPS.BR_Guia_Geral_Software_2016-com-ISBN.pdf
Portanto, são 4 elementos.
-
São 4 componentes... inclusive o cespe já fez questão disso
2013
O modelo de referência MPS.BR para serviços, que é um dos quatro componentes do MPS.BR, está em consonância com a ISO/IEC n.º 20.000/2011, e seu nível de maturidade G é composto, entre outros fatores, pelos processos entrega de serviços, gerência de incidentes e gerência de nível de serviços.
Certa
2017
O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Considere:
I. é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros.
II. está relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade.
III. expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização ou na unidade organizacional.
IV. é representada por um conjunto de atributos de processo, dentre os quais se encontra "O processo é objeto de análise quantitativa".
Refere-se à capacidade do processo o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
-
d-
Feito pelo Softex, o MPS.BR foi criado em 2003 para melhorar desenvolvimento de software brasileiro, oque oririginou
Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-SW), que levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos e boas práticas de engenharia de software . MPS.BR tem metas:
a) implementar o Modelo de Referência para Melhoria de Processos de Software (MR mps) em 120 empresas, até junho 2006, e mais de 160 empresas ate 2008;
b) criar cursos para capacitar;
c) credenciar instituições;
Ha 2 modelos: Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software (MR mps) e o Modelo de Negócio para Melhoria de Processo de Software (MN mps). Este de negócios prevê 2 situações:
a) a implementação do MR mps personalizada (MNE – Modelo de Negócio Específico);
b) a implementação do MR mps cooperada em grupo (MNC – Modelo de Negócio Cooperado)- é mais acessível às micro, pequenas e médias empresas por dividir de forma proporcional custos e buscar outras fontes de $