SóProvas


ID
1753378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere a gestão de projetos e a legislações profissionais pertinentes, julgue o item que se segue.

Diferentemente da abordagem de gerência de projetos waterfall, que é orientada ao planejamento detalhado e de execução sequencial, o scrum é fundamentado em um desenvolvimento incremental e iterativo que permite maior adaptação e antecipação dos potenciais problemas.


Alternativas
Comentários
  • Exatamente isso. O scrum é iterativo e incremental e, especialmente em virtude dessas características, antecipa potencias problemas.


    Lembre-se também que a propriedade adaptativa do scrum está descrita no "The Scrum Guide: The Rules of the Game"
  • "O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos." "Guia do Scrum: As Regras do Jogo"

    Três pilares apoiam a implementação de controle de processo empírico: transparência, inspeção e adaptação.

    Transparência

    Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Esta transparência requer aspectos definidos por um padrão comum para que os observadores compartilharem um mesmo entendimento do que está sendo visto.

    Inspeção

    Os usuários Scrum devem, frequentemente, inspecionar os artefatos Scrum e o progresso em direção a detectar variações. Esta inspeção não deve, no entanto, ser tão frequente que atrapalhe a própria execução das tarefas. As inspeções são mais benéficas quando realizadas de forma diligente por inspetores especializados no trabalho a se verificar.

    Adaptação

    Se um inspetor determina que um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e que o produto resultado será inaceitável, o processo ou o material sendoproduzido deve ser ajustado. O ajuste deve ser realizado o mais breve possível para minimizar mais desvios.


  • Primeira vez que vejo cascata ser chamada de waterfall

  • O método waterfall é o mais tradicional em gerenciamento de projetos. Nele somente se avançar nas etapas após a completa conclusão da anterior, não sendo permitido sobreposição de fases e tendo como premissa para o início do projeto a definição completa de todos os requisitos. Em termos práticos o cliente somente terá uma versão inicial do software após a conclusão de todas as etapas (elicitação de requisitos, codificação, testes...). Em contraparte temos o framework scrum, um método ágil que permite construir software com agilidade: que se adaptem rapidamente as mudanças. Ele tem um desenvolvimento interativo e incremental.

    Gabarito: CORRETO.

  • waterfall = CASCATA

  • no modelo cascata (Waterfall) de que trata o enunciado, a passagem para a próxima etapa é puramente sequencial, ou seja, terminou segue adiante, sem se preocupar com ajustes e reajustes necessários na etapa anterior, os ajustes poderão ocorrer posteriormente, depois que o software estiver em produção operando

    No modelo Ágile (SCRUM), as etapas são iterações rápicas, com duração de 1 a 4 semanas, para atualização do software. O M. Office atualmente segue este padrão de desenvolvimento, com atualizações mensais em suas funcionalidades.

    SCRUM:  é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de Software, no scrum, os projetos são dividos em ciclos, tipicamente mensais, chamados de Sprints. O Sprint representa um Time box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executad.

  • Bom, a parte de antecipar problemas me deixou na dúvida.

    Não e possível antecipar os problemas, não verdade no scrum como em outras metodologias ageis as mudanças são bem vindas, em outras metodologias normalmente as mudanças são vistas como problemas.