SóProvas


ID
1754104
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito de governança nas organizações públicas refere-se à forma como o aparelho do Estado exerce suas funções e à qualidade do exercício do poder no atendimento às demandas dos cidadãos. Do ponto de vista político, portanto, a governança na Administração Pública deve ter como uma de suas referências a

Alternativas
Comentários
  • B) 

    Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.

    Governança relaciona-se com a competência técnica, que abrange as capacidades gerencial, financeira e técnica propriamente dita, e tem nos agentes públicos, em sentido amplo, e nos servidores públicos, em sentido estrito, a sua fonte de origem. “Existe governança em um Estado quando seu governo tem as condições financeiras e administrativas para transformar em realidade as decisões que toma.”

    O Caderno Mare no 01 menciona que a governança será alcançada quando o Estado se tornar mais forte, embora menor: mais forte financeiramente, superando a crise fiscal que o abalou nos anos 1980; mais forte estruturalmente, com uma clara delimitação de sua área de atuação e uma precisa distinção entre seu núcleo estratégico, em que as decisões são tomadas, e suas unidades descentralizadas; mais forte estrategicamente, dotado de elites políticas capazes de tomar as decisões políticas e econômicas necessárias; e administrativamente forte, contando com uma alta burocracia tecnicamente capaz e motivada.

    A governança envolve o modo/forma pelo qual o Governo se organiza para prestar serviços à sociedade; o modo/forma de gestão dos recursos públicos; o modo/forma como divulga suas informações; o modo/forma como se relaciona com a sociedade civil; e o modo/forma como constrói os arranjos/acordos institucionais necessários à implementação das políticas públicas.

  • Letra (b)


    [...] um conjunto de experiências e mecanismos que tem como finalidade estimular a participação direta dos cidadãos na vida política através de canais de discussão e decisão. A democracia participativa preserva a realidade do Estado (e a Democracia Representativa). Todavia, ela busca superar a dicotomia entre representantes e representados recuperando o velho ideal da democracia grega: a participação ativa e efetiva dos cidadãos na vida pública (SELL, 2006, p. 93).


  • Estranho falar de Democracia participativa, deve ser algum movimento atual, mas que na realidade Demo = todos cracia = poder, achei redundante por se tratar de política, acho que todas as outras fogem da questão, mas "primazia de ações assistencialistas" eu enxerguei como ação política, mas não é, logo posso levar em consideração como "social".

  • A questão tráz a resposta no seu enunciado: O conceito de governança nas organizações públicas refere-se à forma como o aparelho do Estado exerce suas funções e à qualidade do exercício do poder no atendimento às demandas dos cidadãos.

     

    Resposta: Letra B.

  • A questão me parece admitir duas respostas possíveis. Uma delas é a letra B ( gabarito ) e, a outra, é a letra A ( responsabilização pela gestão financeira ) que, claramente, trata de Accountability. Ora, sendo a Accountability um dos princípios da Governança, não seria verdade que ela também serve como referência para a Governança na Administração Pública?

  • matei a alternativa em “do ponto de vista político”

  • Com o material do Estrategia tenho 3 alternativas corretas: Democracia PArticipativa Eficencia e Eficácia.

    Não entendo muito bem essa matérias. Quanto mais faço questão, mais fico na dúvida.

  • Quando acho que entendi o assunto, erro a questão :')

  • Acredito que o ponto central da questão é quando diz "do ponto de vista político". A letra B, democracia participativa, é a única alternativa que tem relação com a prática da política, com o fazer político, com a concretização da política.