SóProvas


ID
1754905
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere o seguinte caso:

Paciente do sexo feminino, 17 anos, internada em enfermaria psiquiátrica, analfabeta, com muitas faltas no trabalho, anedonia (perda do prazer nas atividades diárias), apatia e lentificação psicomotora. A hipótese diagnóstica é de depressão e/ou deficiência intelectual. Foi solicitado ao psicólogo que realizasse uma avaliação dessa paciente.

Assinale a alternativa que descreva os procedimentos dessa avaliação, segundo Cunha (2000).

Alternativas
Comentários
  • alt. A

    Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação,  de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.


    Teste Matrizes Progressivas de Raven – Escala Geral trata-se de um teste de medida do potencial intelectual, podendo ser aplicado a indivíduos de qualquer nível cultural, não importando a escolaridade. Pode ser utilizado também nos estudos de involução intelectual e no diagnóstico de deficiência mental.


    T.A.T: 1. Avaliação da personalidade, principalmente para analisar a natureza dos vínculos afetivos, regulação dos afetos, qualidade das relações interpessoais e identificação de conflitos e mecanismos de defesa. 2. Avaliação de condições para indicação psicoterápica. 3. Acompanhamento da evolução durante o processo psicoterápico. 4. Coleta de subsídios sobre a função cognitiva de planejamento, através da análise do manejo que o examinando faz de idéias verbalizadas sequencialmente.


    A entrevista de devolução tem por finalidade comunicar ao sujeito o resultado da avaliação. Em muitos casos, essa atividade é integrada em uma mesma sessão, ao final da entrevista. Em outras situações, principalmente quando as atividades de avaliação se estendem por mais de uma sessão, é útil destacar a entrevista de devolução do restante do processo. Outro objetivo importante da  entrevista de devolução é permitir ao sujeito expressar seus pensamentos e sentimentos em relação às conclusões e recomendações do avaliador. Ainda, permite avaliar a reação do sujeito a elas. Ou seja, mesmo na fase devolutiva, a entrevista mantém seu aspecto avaliativo, e tem-se a oportunidade de verificar a atitude do sujeito em relação à avaliação e às recomendações, ao seu desejo de segui-las ou de recusá-las. Finalmente, como objetivo da entrevista de devolução, destaca-se a importância de ajudar o sujeito a compreender as conclusões e recomendações e a remover distorções ou fantasias contraproducentes em relação a suas necessidades.