SóProvas


ID
1755706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item.

Nas comunicações oficiais, estaria correta a sentença Vossa Excelência está satisfeito com o resultado da votação se o expediente que a contivesse fosse dirigido a uma pessoa do sexo masculino.



Alternativas
Comentários
  • Em documentos oficiais, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se  nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada".


    FONTE: Redação oficial professora Aline Rizzi.
  • Complementando: Embora os pronomes de tratamento se refiram à segunda pessoa, a concordância nominal é feita em terceira pessoa. 

    Sua excelência: de quem se fala.

    Vossa excelência: com que se fala.
  •  

    Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Superior - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Pronomes de tratamento; 

    Adjetivos referidos ao pronome de tratamento empregado em expedientes oficiais devem ser flexionados quanto ao gênero de acordo com o sexo da pessoa a quem se destina a comunicação. No caso em tela, supondo-se que fosse empregada no texto, a seguinte frase estaria correta: Vossa Senhoria está encarregado de resolver esse assunto.

    GABARITO: CERTA.

     

    "Quem quiser der uma olhada no texto associado a questão o número dela é Q255348"

     

     

     

     

     

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Bonito isso ai! Quer dizer que essa quesão esta certa? Só por que a pessoa é do sexo masculino então podemo usar o vossa excelencia? o cargo que ela oculpa não alteraria nada... Pelo amor de Deus o que que é isso! 

  • JULIO FALCAO, a questão está se referindo ao adjetivo. Satisfeito o qual concorda com a pessoa a que se refere, que no caso, é do sexo masculino.

  • Concordo Julio Falcao... A questão da muita margem de erro pela falta de precisão no questionamento. 

  • Essa sentença foge os padrões da impessoalidade.

  • Concordo com Ceila Dias!

  • Em tese está certa sim. Deve-se atentar para o que a banca pede e não ficar criando questionamentos sobre a questão, mesmo porque na hora dá prova se vc não for objetivo na sua leitura, não conseguirá ler a prova toda.


  • 2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento                                                                                                                             -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: “Vossa Senhoria nomeará o substituto”; “Vossa Excelência conhece o assunto”.                                                                         --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).                                                                                                                                     ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está atarefado”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeito”; se for mulher, “Vossa Excelência está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”. 
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:


    Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Superior - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Pronomes de tratamento; 

    Adjetivos referidos ao pronome de tratamento empregado em expedientes oficiais devem ser flexionados quanto ao gênero de acordo com o sexo da pessoa a quem se destina a comunicação. No caso em tela, supondo-se que fosse empregada no texto, a seguinte frase estaria correta: Vossa Senhoria está encarregado de resolver esse assunto.

    GABARITO: CERTA.



    "Quem quiser der uma olhada no texto associado a questão o número dela é Q255348"

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Ceila Dias Vejamos: Um vereador que NÃO É O PRESIDENTE DA CAMARA se candidata para reeleição e não é reeleito, então porque ele é  DO SEXO MASCULINO pode se fazer a seguinte pergunta: Vossa Excelência está satisfeito com o resultado da votação? 


    Juliana Nogueira Se possivel também gostaria que desse sua opinião.


    hugo melgaco o que você acha?
  • 2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento

      Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".

      Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").

      Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".


    FONTE: Manual de redação da presidência da República.

  • Certa.

    "Vossa Excelência está satisfeito com o resultado da votação" (masculino)

  • ATENÇÃO AO COMANDO DA QUESTÃO GALERA!!!

  • Satisfeito não é verbo, tem colegas que as vezes se confundem

  • Embora os pronomes de tratamento se refiram à segunda pessoa gramatical (pessoa com quem se fala: vós), a concordância é feita com a terceira pessoa, ou seja, com o núcleo sintático.

    O macete é pensar na concordância com o pronome “Você”.


    Vejamos o exemplo do próprio manual: Vossa senhoria nomeará seu substituto. (E não Vosso ou Vossa. Concordância com senhoria, o núcleo da expressão.) 
    Os Adjetivos e Locuções de voz passiva concordam com o sexo da pessoa a que se refere, não com a o substantivo que compõe a locução (Excelência, Senhoria). Ou seja, nas palavras do Cespe, “os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento concordam com o gênero do interlocutor”.

     

    (CESPE/UNB- Técnico- TRE-MS-2013)  Considerando a concordância dos pronomes de tratamento, uma comunicação dirigida ao presidente do Senado Federal deverá ser redigida da seguinte maneira: Vossa Excelência será informado da tramitação do projeto em pauta. Correto. 

     

     

    (CESPE/UNB- AnaTA- MDIC/2014) Levando em consideração as normas constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item. Em “Vossa Excelência deve estar satisfeita com os resultados das negociações”, o adjetivo estará corretamente empregado se dirigido a ministro de Estado do sexo masculino, pois o termo “satisfeita” deve concordar com a locução pronominal de tratamento “Vossa Excelência”. Errado. 

  • É apenas uma questão de concordância...

  • CORRETO.

    Trata-se de uma Silepse de gênero.

  • concordancia - ok

    impessoalidade- PASSOU LONGE

  • Cadê a Impessoalidade?