A questão versou sobre o transtorno ou distúrbio vigília-sono.
De acordo com o manual de procedimentos para serviços de saúde relacionado a doenças do trabalho do MS (2001):
De acordo com o MS (2001): "O transtorno do ciclo vigília-sono devido a fatores não-orgânicos é definido como uma perda de sincronia entre o ciclo vigília-sono do indivíduo e o ciclo vigília-sono socialmente estabelecido como normal, resultando em queixas de insônia, interrupção precoce do sono ou de sonolência excessiva."
A questão quer a exceção, ou seja, o item incorreto em relação ao quadro de sintomas que a referida doença apresenta.
A- Incorreta.
"O atraso de fases do ciclo vigília-sono que caracteriza os quadros de natureza endógena não tem relação com a organização temporal do trabalho".
Ou seja, está incorreta pois tem relação com a organização do trabalho!
De acordo com o MS, "o transtorno do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho pode ser incluído nessa categoria, uma vez que, por definição, é determinado pela jornada de trabalho à noite em regime fixo ou pela alternância de horários diurnos, vespertinos e/ou noturnos, em regime de revezamento de turnos.
B- Correta.
"Em casos particulares de trabalhadores previamente lábeis ou hipersusceptíveis, circunstâncias como as acima descritas pela CID-10 poderiam eventualmente desencadear, agravar ou contribuir para a recidiva da doença, o que levaria a enquadrá-la no Grupo III da Classificação de Schilling". (Manual de Procedimentos do MS, 2001)
C- Correta.
A alternativa trouxe corretamente os sintomas associados ao transtorno, vide definição da doença na explicação acima.
D- Correta.
A alternativa trouxe corretamente a definição do distúrbioe, que pode ser revista na explicação acima.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: LETRA A