Questão do tipo “adivinhe o que eu estou pensando”. Gastei várias horas procurando por pesquisa e livros que pudessem ter inspirado essa questão, mas, infelizmente, não identifiquei a origem. Não é nenhum dos autores de Administração prestigiados pelas bancas, talvez seja um autor de pedagogia (formação do cargo).
Quando uma questão se deparar com uma questão dessa, mantenha a calma e busque avaliar as alternativas pelo bom-senso. Vamos juntos:
Alternativa A. Certo. Essa alternativa descreve a crescente importância que as pessoas têm dado à motivação intrínseca. De fato, as pesquisas e teorias de motivação mais recente sugerem que a motivação interna é muito mais sustentável do que uma motivação extrínseca (baseada apenas em estímulos externos).
Alternativa B. Certo. Pesquisas científicas sobre chamado ocupacional têm crescido muito nos últimos anos. Chamado ocupacional consiste na crença que um indivíduo possui de que sua ocupação/profissional é um propósito ou um destino. Esse aumento das pesquisas científicas acerca do chamado decorre justamente do aumento do número de indivíduos que busca satisfazer anseios intrínsecos por meio do trabalho.
Alternativa C. Errado. Perceba que essa alternativa não faz muito sentido. Como em uma “sociedade do conhecimento” vai ocorrer uma redução de interesse pela arte e por viagens culturais? Mesmo desconhecendo a fonte da banca, percebemos que existe incoerência na alternativa.
Alternativa D. Certo. A pressão por redução da jornada de trabalho é uma luta histórica dos empregados. Ao longo do tempo, de fato, vem ocorrendo essa redução. No início da Revolução Industrial, as jornadas diárias de trabalho eram de 12 a 16 horas.
Alternativa E. Certo. O processo de “customização” e individualização é uma das megatendências de todos os segmentos econômicas. Enquanto consumidores, nós não queremos ser tratados como “mais um” e quando mais individualizado o produto, melhor. Isso também ocorre nas redes de comunicação que estão tornam-se cada vez mais focadas em grupos de consumidores específicos.
Gabarito: C