-
QUESTÃO:
As auditorias realizadas no âmbito do setor público têm o objetivo único de contribuir para a governança cooperativa, o que é uma vantagem, já que as regras aplicadas pelo auditor serão as mesmas, independentemente do escopo da auditoria.
ERRADO. Depende sim do escopo da auditoria.
-
Governança cooperativa é direcionada a cooperativas! Aquela que mais se assemelha a governança do setor público é a governança corporativa que é direcionada à eficácia das organizações. A auditoria realizada no âmbito do setor público é um dos meios que contribuem para a governança implementar as políticas públicas do Estado. A auditoria não tem esse objetivo único e elas são realizadas de acordo com determinado escopo o qual delimita a extensão dos procedimentos de auditoria, motivo pelo qual GABA: Errado
-
As auditorias realizadas no âmbito do setor público têm o objetivo único de contribuir para a governança cooperativa, o que é uma vantagem, já que as regras aplicadas pelo auditor serão as mesmas, independentemente do escopo da auditoria.
-->em questões CESPE, mesmo que o candidato não saiba nada, palavras EXCLUSIVAS E RESTRITIVAS como essa, geralmente, estão erradas. Muita atenção.
-
Gabarito: ERRADO. Afirmar como objetivo único foi o erro mais gritante da questão.
Abaixo um trecho sobre finalidade da Auditoria no setor público da Aula do Professor Claudemir Brito do Estratégia Concurso:
"A finalidade básica da auditoria é comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados da gestão das unidades e das entidades da administração pública, em todas as suas esferas de governo e níveis de poder, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado."
-
São objetivos e finalidades da Auditoria Governamental:
· Comprovar a legalidade, legitimidade e avaliar os resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
· Verificar o controle e a utilização dos bens e valores sob o uso e guarda dos administradores ou gestores.
· Examinar os sistemas administrativo e operacional de controle interno utilizado na gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
· Verificar e avaliar os sistemas de informação e a utilização dos recursos computacionais das unidades da administração direta e entidades supervisionadas.
Fonte: Qconcursos.
Resposta: Errado.
-
Gab. C
Além do exclamativo "objetivo único", auditorias realizadas no âmbito do setor público têm relação direta com a governança pública.
Governança corporativa: pode ser entendida como o sistema pelo qual as organizações são dirigidas e controladas (CADBURY, 1992; ABNT NBR ISO/IEC 38500, 2009). Refere-se ao conjunto de mecanismos de convergência de interesses de atores direta e indiretamente impactados pelas atividades das organizações (SHLEIFER; VISHNY, 1997), mecanismos esses que protegem os investidores externos da expropriação pelos internos (gestores e acionistas controladores) (LA PORTA et al., 2000).
Governança pública: pode ser entendida como o sistema que determina o equilíbrio de poder entre os envolvidos — cidadãos, representantes eleitos (governantes), alta administração, gestores e colaboradores — com vistas a permitir que o bem comum prevaleça sobre os interesses de pessoas ou grupos (MATIAS-PEREIRA, 2010, adaptado).
Governança no setor público refere-se, portanto, aos mecanismos de avaliação, direção e monitoramento; e às interações entre estruturas, processos e tradições, as quais determinam como cidadãos e outras partes interessadas são ouvidos, como as decisões são tomadas e como o poder e as responsabilidades são exercidos (GRAHN; AMOS; PLUMPTRE, 2003). Preocupa-se, por conseguinte, com a capacidade dos sistemas políticos e administrativos de agir efetiva e decisivamente para resolver problemas públicos (PETERS, 2012).
Fonte: Referencial básico de Governança - TCU.
-
A auditoria governamental é a
atividade independente e objetiva que, através da aplicação de procedimentos
específicos, tem a finalidade de emitir opinião sobre a
adequação das contas governamentais, assim como apresentar comentários sobre o
desempenho organizacional e o resultado dos programas de governo.
Como as atividades de auditoria
governamental são realizadas nos mais diversos ambientes culturais e legais, em
entes que possuem porte, complexidade e estrutura variados, e até mesmo por
profissionais que não integram os quadros de pessoal das Entidades Fiscalizadoras,
contratados como especialistas, e como essas diferenças podem afetar a prática
da auditoria em cada ambiente, a adesão às Normas de
Auditoria Governamental é essencial para um adequado desempenho por parte dos
profissionais de auditoria governamental e das Entidades Fiscalizadoras.
É possível identificar que a
afirmativa do enunciado está incorreta, visto que não “têm o objetivo único de contribuir
para a governança cooperativa" e em que pese, existir regras gerais,
existem regras específicas dependendo do escopo.
Gabarito do Professor: ERRADO.