SóProvas


ID
1756855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      A construção e a transformação das paisagens é um longo processo cultural que reflete os valores das sociedades que as criam e que delas usufruem. No Brasil, o paisagismo se constituiu inicialmente sob influência da colonização portuguesa, com duas características básicas: a exploração predatória da paisagem e a dos recursos naturais. Entre o século XIX e o início do século XX, importaram-se modelos paisagísticos embasados no modelo de cultura francês, tendo exercido grande influência nesse momento o paisagista francês Auguste Marie François Glaziou, que implantou vários jardins e parques públicos na cidade do Rio de Janeiro. Nesse contexto, surge o trabalho de Roberto Burle Marx, que, como paisagista, trouxe uma proposta de valorização da cultura nacional.

Lúcia Maria S. A. Costa. Burle Marx e o Paisagismo no Brasil Contemporâneo. In: Revista Municipal de Engenharia. jan.-mar./1949 (com adaptações). 

Tendo como referência o texto acima e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Fiquei na duvida entre A e E, mas lembrei do calçadão de Copacabana (desenho ondular e nao linear), eliminando dessa forma a letra E. Bingo!!! Letra A

  • O desenho das ondas do calçadão de Copacabana, apesar do que imagina a maioria, não é de autoria do Burle Marx.

  • O original fica na Praça do Rocio em Lisboa,  Burle Marx manteve o desenho original mas aumentou as curvas.

  • 'Alguns chamam o paisagismo criado por Roberto Burle Marx na Avenida Atlântica de "a maior obra de arte a céu aberto do Rio". Os calçadões de pedras portuguesas são, apesar da origem lusitana, grandes símbolos do Rio de Janeiro. 

    Tanto a pedra portuguesa quanto o desenho do calçadão tradicional têm origem em Portugal. Burle Marx apenas adaptou o desenho para o calçadão tradicional de Copacabana e, para o calçadão da Avenida Atlântica, criou um desenho abstrato sem repetição de formas'.

    ver a questão Q547942