-
Gabarito C
O topiramato é eficaz como monoterapia para epilepsia parcial e generalizada primária.
O topiramato reduz as correntes de Na+ regulados por voltagem nas células granulosas cerebelares e pode atuar no estado inativado deste canal, de maneira semelhante à fenitoína. Além disso, o topiramato ativa uma corrente de K+ hiperpolarizante, aumenta as correntes no receptor GABAa pós sináptico e limita a ativação dos subtipos AMPA-cainato de receptores de glutamato, esse fármaco também é um inibidor fraco da anidrase carbônica.
-
LETRA C - CORRETA
LETRA D - O dissulfiram atua no sistema dopaminérgico, aumentando a conversão de noradrenalina em dopamina por meio do estímulo das enzimas dopamina-beta-hidroxilase e monoamina oxidase, além de estimular a aldeído desidrogenase.
O correto é INIBINDO a conversão de dopamina em noradrenalina... por meio do BLOQUEIO... além de INIBIR a aldeído desidrogenase.
-
Ø Dissulfiram: Sistema dopaminérgico -> Bloqueia as enzimas dopamina β-hidroxilase e monoaminoxidase B -> inibição da conversão de dopamina em noradrenalina -> aumento de dopamina. (dopamina estar associada ao sistema de recompensa, como o individuo já vai se sentir recompensado, bem estar, não terá necessidade de ir em busca da droga).
Ø Topiramato: Agonista dos receptores Gabaérgicos e Antagonista dos receptores Glutamatérgicos -> Redução da liberação de dopamina no nucleus accumbens, parte integrante do sistema de recompensa. Ao menos em tese, reduz a magnitude dos efeitos da cocaína e o comportamento de busca pela substância