SóProvas


ID
1758511
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em meados do século XVIII, começaram os estudos sistemáticos de identificação de compostos pelo uso de chamas. A origem das cores geradas pela presença de metais nas chamas está na estrutura eletrônica dos átomos. As chamas podem ser usadas para a identificação qualitativa de cátions, ilustrando o uso dos testes de chama. A tabela abaixo reúne uma coloração típica de chamas, devido à presença de alguns cátions em estado excitado.

Coloração típica de chamas devido à presença de alguns cátions em estado excitado

Elemento                 Cor da chama                     Elemento                        Cor da chama
Antimônio               Azul-esverdeada                    Cobre                                  Verde
Arsênio                         Azul                              Estrôncio                        Vermelho-tijolo
Bário                      Verde-amarelada                     Lítio                                  Carmin
Cálcio                      Alaranjada                         Potássio                                Violeta
Chumbo                      Azul                                 Sódio                                 Amarela

(Revista Química Nova na Escola, N23, maio, 2006.)

Dessa forma, a coloração típica de chamas pode ser explicada pelo: 

Alternativas
Comentários
  • Dalton: A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos;  Os átomos são esferas maciças e indivisíveis; Os átomos com as mesmas propriedades, constituem um elemento químico; Elementos diferentes são constituídos por átomos com propriedades diferentes ;As reações químicas são rearranjos, união e separação, de átomos.

    Thomson: propôs que o átomo fosse uma esfera de carga elétrica positiva, onde os elétrons estariam uniformemente distribuídos, configurando um equilíbrio elétrico.(pudim de passas)

    Rutherford:átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, denominada eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo.(experimento da lâmina de ouro bombardeada com particulas alfa)

    Bohr: Aperfeiçoamento do modelo de Rutherford.Os elétrons descrevem ao redor do núcleo órbitas circulares, chamadas de camadas eletrônicas, com energia constante e determinada. Cada órbita permitida para os elétrons possui energia diferente. Os elétrons ao se movimentarem numa camada não absorvem nem emitem energia espontaneamente. Ao receber energia, o elétron pode saltar para outra órbita, mais energética. Dessa forma, o átomo fica instável, pois o elétron tende a voltar à sua orbita original. Quando o átomo volta à sua órbita original, ele devolve a energia que foi recebida em forma de luz ou calor.

  • Modelo atômico de Rutherford-Bohr, pois um elétron pode passar de um nível para outro desde que absorva energia e ao retornar ao nível inicial é liberado energia em forma de ondas eletromagnéticas (LUZ).

  • De acordo com o modelo atômico de Bohr, ao absorver certa quantidade de energia, o elétron salta para uma órbita mais energética. Ao retornar para sua órbita original, o elétron libera a mesma quantidade de energia absorvida na forma de onda eletromagnética ou de um fóton. 

    Nesse sentido, ao receberem energia das chamas, os elétrons saltam para uma órbita de maior energia, passando, desta forma, para um “estado excitado”. Como a matéria tende a ficar em sua forma menos energética (mais estável), o elétron retorna a sua órbita de origem e esse excesso de energia é liberada na forma de um fóton. Essa quantidade de energia característica que é liberada corresponde a uma cor (fóton) diferente para cada tipo de átomo. Por esta razão, a chama de cada átomo produz uma cor diferente. 

    Resposta: letra E  

  • Rutherford-Bohr, Rutherford-Bohr, modelos Atômicos!

    Só que gosta da cultura nordestina vai lembra da palestra do glorioso Ariano Suassuna!