- 
                                No contexto, os verbos são:
Contei: VTI, ou seja, exigem preposição. Quem conta, conta algo a alguem. Portanto, contei-lhe.
 Cobrir: VTD, ou seja, não exige preposição. Logo, quem cobre, cobre algo. Assim, Cobriam-na.
 Deus é contigo!
 
 
- 
                                A Banca vacilou um pouco, na segunda afirmação temos o Pronome Relativo "que" (palavra atrativa) antes do verbo cobriam, por isso deveria ser "a cobriam". 
 
 
- 
                                Fernando Alves viajou legal, ele disse que o certo seria "a cobria" justificando o termo "que" que é atrativa.No entanto o termo "a" nao é pronome pra ser deslocado ,e sim um artigo que vem antes da palavra "cidade" 
- 
                                Contei a ele:- Nesse caso eu tenho que substituir um complemento com preposição (OI): utilizo--> lhe ou lhes Cobriam a cidade:- Verbo terminado em M= NA 
- 
                                amém
 
 
- 
                                Estou chorando aqui ;'(
 
 
- 
                                
É simples: LHE - substitui o substantivo quando estiver acompanhado de "a" ou "para" (preposição) e for objeto indireto; "o(s)" e "a(s)" substituem o substantivo quando estiver exercendo a função de objeto direto.   
- 
                                Gab D "LHE"- objeto indireto Verbo finalizado c som nasal (M - ÂO - ÔE) , os pronomes "O(s)-A(s)" serão transformados em NO(s)- NA(s) 
- 
                                esse não é aquele caso de r, s,z coloca lo la ????
 
 
- 
                                Exato.  
- 
                                Fernando Alves concordo com você cara, realmente se tem um pronome relativo antes do verbo, automaticamente haverá uma próclise. Não sei se pode haver alguma discordância entre gramáticos, ou o gramático que ela escolheu é lelé da cuca. Elison Fiqueiredo, mas é justamente do pronome em que me refiro e não do artigo.  
- 
                                O "lhe" só será usado com verbos transitivos indiretos, que têm preposição. "na", "no", "nas", "nos", são usados com  verbos que terminam em R,S, Z. Gab: D 
 
 
- 
                                Marjory Baxter, os verbos que terminam em m e til com som nasal é que substitui por na, no, nas, nos. Terminados em r, s e z substitui por lo, la, los, las. 
- 
                                direto-O    indireto-LHE direto-O    indireto-LHE direto-O     indireto-LHE direto-O     indireto-LHE
 
 direto-O     indireto-LHE
 
 direto-O     indireto-LHE
 
 direto-O     indireto-LHE
 
 direto-O     indireto-LHE
 
 
- 
                                Quem conta, conta algo, para alguém ODI.
 Quem cobre, cobre algo OD.
 Cobriram, verbo com son nazal (~)(m) - trocar por na, no, nas, nos
 
- 
                                Verbos terminado em M ou com som nasal de M  substituir por No, Na, Nos, Nas " Cobriam a cidade" -->  Cobriam-na   Verbos VTI Utilizar LHE   " Contei a ele" --> contei-lhe 
- 
                                “contei a ele”  = VTDI --> Como o termo substituido é OI e se refere a pessoa = Contei-lhe   Cobrir a cidade = VTD ---> Logo OD com verbo terminado em M = Cobriram-na            OBS: O  "a" de a cidade é artigo definido.           
- 
                                Contei-lhe e cobriam-na.  
- 
                                A questão é sobre colocação pronominal e exige conhecimento em regência verbal. Queremos a alternativa que faz uso adequado dos pronomes após as substituições.    “contei a ele” e “cobriam a cidade”     a) Contei-o e cobriam-a. Não se usa "O" como complemento indireto. Não se usa "A" com verbos terminados em nasal. INCORRETA.     b) Contei-lhe e cobriam-la. Não se usa "LA" em verbos que terminam com nasais. INCORRETA.     c) Contei-lo e cobriam-lhe. Não se usa "LO" em terminações de verbos com vogais e nem como verbos que exigem complemento indireto. O "lhe" é usado como complemento indireto e o verbo COBRIR é transitivo direto. INCORRETA.     d) Contei-lhe e cobriam-na. O verbo CONTAR é bitransitivo, pois quem conta, conta algo A alguém. O "lhe" é usado como objeto indireto e está correto o seu uso na frase. O verbo COBRIR é transitivo direto e terminado em nasal. Usa -se "NA" e "NO" em verbos com terminações em nasais. CORRETA.   GABARITO D