SóProvas


ID
1759228
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SALTANDO AS MURALHAS DA EUROPA

        De um lado está a Europa da abundância econômica e da estabilidade política. De outro, além do Mediterrâneo, uma extensa faixa assolada pela pobreza e por violentos conflitos. O precário equilíbrio rompeu-se de uma vez com o agravamento da guerra civil na Síria. Da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, puseram-se em marcha os refugiados. Atrás deles, ou junto com eles, marcham os migrantes econômicos da África e da Ásia. No maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, os desesperados e os deserdados saltam as muralhas da União Europeia.
        Muralhas? Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, mas fechados para os imigrantes. Não vivemos tempos normais. Os países da Europa Centro-Oriental, Hungria à frente, fazem eco à xenofobia da extrema-direita, levantando as pontes diante dos refugiados. Vergonhosamente, a Grã-Bretanha segue tal exemplo, ainda que com menos impudor.
      A Alemanha, seguida hesitantemente pela França, insiste num outro rumo, baseado na lógica demográfica e nos princípios humanitários. Angela Merkel explica a seus parceiros que a Europa precisa agir junta para passar num teste ainda mais difícil que o da crise do euro. “O futuro da União Europeia será moldado pelo que fizermos agora, alerta a primeira-ministra alemã.
(Mundo, outubro 2015)

O título dado ao texto – Saltando as muralhas da Europa – representa:

Alternativas
Comentários
  • No maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, os desesperados e os deserdados saltam as muralhas da União Europeia.

    resposta E

  • Gabarito E


    E) uma indicação das dificuldades dos refugiados diante de dificuldades políticas.

    Título: Saltando as muralhas da Europa.

    Quem saltou? os refugiados.


    Muralhas? Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, ... Não vivemos tempos normais. Os países da Europa Centro-Oriental, Hungria à frente, fazem eco à xenofobia da extrema-direita, levantando as pontes diante dos refugiados. 

    Entendo que quando ele levanta as pontes diante dos refugiados, ele está fechando as portas, o que torna mais difícil.


    A princípio respondi Letra C, mas analisando depois de errar, vi que a alternativa fala sobre a Europa e não dos refugiados.

    C) uma alusão à dificuldade da Europa em aceitar refugiados.

    Título: Saltando as muralhas da Europa.

    Quem saltou? a Europa. A questão fica sem sentido.

  • xenofobia é um problema social ou político? "Saltar" não necessariamente precisa estar referindo-se a alguém que possa fazer tal ato (no caso os imigrantes), poderia ser uma referência "irônica" e, então, ligando-se diretamente com EUROPA, o que derrubaria o argumento dos colegas.... "Dificuldade políticas" restringe o alcance do texto, que ao meu ver foi mais além, abrangendo, ao menos, problemas sociais e econômicos.... Terminando, a alternativa C é a mais correta porque não limita ou vincula o título a determinado tema do texto. Por favor peçam o comentário do professor para podermos ter um posicionamento mais correto!

  • letra c: uma alusão à dificuldade da Europa em aceitar refugiados.
    letra e: uma indicação das dificuldades dos refugiados diante de dificuldades políticas. (fala em dificuldades políticas, ok, mas NÃO especifica, pode ser dificuldade política do país deles não necessariamente dificuldades que estão enfrentando para entrar na Europa).
    Essa alternativa "E" está muito solta...
    A meu ver a "C" se prende melhor ao título e ao texto. Afinal as barreiras são impostas pela Europa e o texto desenvolve em cima justamente dessas barreiras que os refugiados enfrentam.