SóProvas


ID
1759693
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    A gerontologia, palavra cunhada em 1903, é a ciência que estuda a velhice. Como um campo de saber específico, cria profissionais e instituições encarregados da formação de especialistas no envelhecimento. Assim, uma nova categoria cultural é produzida: os idosos, como um conjunto autônomo e coerente que impõe outro recorte à geografia social. A preocupação da sociedade com o processo de envelhecimento deve-se, sem dúvida, ao fato de os idosos corresponderem a uma parcela da população cada vez maior.
    Terceira idade é uma expressão que surge na década de 1970, quando foi criada na França a primeira universidade voltada para pessoas com setenta anos ou mais. Essa expressão não é apenas uma forma de nomear os mais velhos sem uma conotação pejorativa. Sinaliza, antes, mudanças no significado da velhice. Trata-se de celebrar a velhice como sendo um momento privilegiado para o lazer. A invenção da terceira idade, ou "melhor idade", indicaria assim uma experiência inusitada de envelhecimento, em que o prolongamento da vida nas sociedades contemporâneas ofereceria aos mais velhos a oportunidade de dispor de saúde, independência financeira e outros meios apropriados para tornar reais as expectativas de que essa etapa da vida é propícia à satisfação pessoal.
   A visão da velhice como um processo contínuo de perdas e de dependência, responsável por um conjunto de imagens negativas associadas a ela, tem sido substituída pela consideração de que esse é um momento fecundo para novas conquistas. Proliferaram, na última década, programas voltados para a terceira idade, como as universidades e os grupos de convivência.
  Contudo, o sucesso dessas iniciativas é proporcional à precariedade dos mecanismos de que dispomos para lidar com a velhice avançada. A nova imagem do idoso não oferece instrumentos capazes de enfrentar a decadência de habilidades cognitivas e controles físicos e emocionais que são fundamentais, na nossa sociedade, para que um indivíduo seja reconhecido como capaz do exercício pleno dos direitos de cidadania. A dissolução desses problemas nas representações gratificantes da terceira idade fecha o espaço para outras iniciativas voltadas para o atendimento das situações de abandono e dependência que marcam o avanço da idade. As perdas próprias do envelhecimento passam, então, a ser vistas como consequência da falta de envolvimento dos mais velhos em atividades motivadoras ou da adoção de formas de consumo e estilos de vida inadequados.
    É, portanto, ilusório pensar que essas mudanças são acompanhadas de uma atitude mais tolerante em relação às idades. A característica marcante desse processo é a valorização da juventude, que é associada a valores e a estilos de vida, e não propriamente a um grupo etário específico.
(BOTELHO, S. & SCHWARCZ, L. H. Agenda Brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 544-553) 

A frase cuja REDAÇÃO está inteiramente correta é: 

Alternativas
Comentários
  • a) Gabarito

    b) achei errada pois o verbo devem tem que concordar com haver, que não flexiona, neste caso

    c) achei errada pois seguiram-se deve concordar com sua capacidade de exigir, então deveria estar no singular

    d) achei errada pela repetição do se

    e) achei errada pois foram ampliados está concordando com leque de escolhas, então deveria estar no singular

  • A incorreção da D está na concordância da última parte da frase.
    Indaga-se se os velhos serão vistos como pessoas sedentárias e inativas, a consumir recursos públicos que se alocaria e distribuiria para outros setores da sociedade.O correto então seria:..., a consumir recursos públicos que se alocariam e distribuiriam para outros setores da sociedade.

  • Corrijam-me se estiver errada.

    Erro da C) colocando a frase na ordem fica: O crescimento do número de aposentados seguiram-se (seguiu-se) do aumento de sua capacidade de exigir mais e implementar demandas políticas.




  • a letra D: o correto seria indagam-se ?

  • na letra b o erro é o verbo"DEVEM HAVER" pois em locução verbal com o verbo HAVER  no sentido de existir em que o HAVER seja o último verbo da locução, toda a locução fica no singular. Correto: DEVE HAVER

  • Creio que o erro da alternativa E seja o seguinte:

    A alternativa E está errada, pois existe um erro de concordância verbal, uma vez que o verbo foram ampliados concorda com o núcleo do sujeito " o leque ".

    A forma correta seria:

    Certamente foi ampliado o leque de escolhas


  • A) Afirmar que as categorias de idade são construções culturais − sujeitas, portanto, a mudanças históricas − não significa dizer que elas não têm efetividade. - CORRETA

    B) Na velhice, devem haver perdas próprias da idade que continuarão a ser um fato que não se deseja e cuja existência nega-se de forma cada vez mais sofisticada. - DEVE HAVER

    C) Seguiram-se do aumento de sua capacidade de exigir mais e implementar demandas políticas, o crescimento do número de aposentados. - SEGUIU-SE

    D) Indaga-se se os velhos serão vistos como pessoas sedentárias e inativas, a consumir recursos públicos que se alocaria e distribuiria para outros setores da sociedade. - ALOCARIAM E DISTRIBUIRIAM

    E) Certamente foram ampliados, com o conjunto de novas práticas que acompanham a invenção da terceira idade, o leque de escolhas de como viver o envelhecimento. - FOI AMPLIADO

     

    BONS ESTUDOS, DEUS ABENÇOE!

    "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." - João 14:26

  •  a) Afirmar que as categorias de idade são construções culturais − sujeitas, portanto, a mudanças históricas − não significa dizer que elas não têm efetividade. LINDA!

     

     b) Na velhice, devem haver perdas próprias da idade que continuarão a ser um fato que não se deseja e cuja existência nega-se de forma cada vez mais sofisticada. 

    Verbo Haver indicando existência é impessoal, devendo ficar no singular; O MESMO SEGUE SUA LOCUÇÃO VERBAL.

     

     c) Seguiram-se do aumento de sua capacidade de exigir mais e implementar demandas políticas, o crescimento do número de aposentados. 

     

    O "o crescimento do número de aposentados" é o sujeito do verbo seguir, portanto deve-se flexioná-lo no singular; Seguiu-se.

     

     d) Indaga-se se os velhos serão vistos como pessoas sedentárias e inativas, a consumir recursos públicos que se alocaria[1] e distribuiria[2] para outros setores da sociedade.

     

    [1], [2] Recusos Públicos é sujeito do verbo alocar e distribuir, portanto deve-se flexioná-los no Plural

     

     e) Certamente foram ampliados, com o conjunto de novas práticas que acompanham a invenção da terceira idade, o leque de escolhas de como viver o envelhecimento. 

     

    O "o leque de escolhas de como viver o envelhecimento" é sujeito da locução verbal "FORAM APLIADOS", portanto, uma vez que o seu sujeito também está, deve-se flexioná-la no singular. 

  • Uma sugestão e RECLAMAÇÃO:  a questão não tem a ver com interpretação de texto, mas sim com a gramática. PEca o questões de concurso em não verificar a veracidade dos temas que são generalizados por muitas vezes a assuntos que não se correspondem, deixando o usuário sem a precisão necessária dos filtros.

    O nível de zelo do site caiu bastante!!!!

  • Rafael Lima, concordo plenamente com você. Essa é a minha insatisfação com o QC....não colocar o assunto correto. E em matemática nem se fala, pior ainda porque nem assunto colocam e quando colocam generalizam tudo como Raciocínio Matemático. Assim fica muito ruim a filtragem.

    E também não te dão opção de mudar o assunto. E quando está livre para você colocar o assunto, não tem opção correta e quando tem, você adiciona, mas continua sem assunto. Adianta reclamar?

  • a)    Afirmar que as categorias de idade são construções culturais − sujeitas, portanto, a mudanças históricas − não significa dizer que elas não têm efetividade. (CORRETA).

     

     b) Na velhice, devem haver perdas próprias da idade que continuarão a ser um fato que não se deseja e cuja existência nega-se de forma cada vez mais sofisticada. (ERRADA).

    Justificativa: Na velhice, deve haver isso: perdas próprias da idade que continuarão a ser um fato que não se deseja.... O sujeito é oracional, por conseguinte, o verbo deverá ser flexionado no singular conforme o emprego desta justificativa.   

     

     c) Seguiram-se do aumento de sua capacidade de exigir mais e implementar demandas políticas, o crescimento do número de aposentados. (ERRADA)

     

    Justificativa: O verbo seguir é transitivo direto e, por conseguinte, a partícula “se” empregada está funcionando como apassivadora. Além do mais, “do aumento de sua capacidade de exigir mais e implementar demandas políticas seguiu o crescimento do número de aposentados”, portanto o verbo deveria ser empregado no singular.

     

     

     d) Indaga-se se os velhos serão vistos como pessoas sedentárias e inativas, a consumir recursos públicos que se alocaria e distribuiria para outros setores da sociedade. (ERRADA) 

    Justificativa: O sujeito dos verbos empregados na assertiva "alocaria e distribuiria'" é recursos públicos, portanto os verbos deveriam ser flexionados no plural

     

     e) Certamente foram ampliados, com o conjunto de novas práticas que acompanham a invenção da terceira idade, o leque de escolhas de como viver o envelhecimento. (ERRADA)

     

    Justificativa: Na ordem SVC a oração fica: O leque (núcleo do sujeito) de escolhas  de como viver o envelhecimento certamente foi ampliado com o conjunto de novas práticas que acompanham a invenção da terceira idade.

     

  • O erro da B poderia ser também o "nega-se"? É palavra de valor negativo, logo, deveria ser próclise?

  • A)GABARITO

    B)Na velhice, deve haver perdas próprias da idade que continuarão a ser um fato que não se deseja e cuja existência nega-se de forma cada vez mais sofisticada. ​-CONCORDANDO COM O VERBO INVARIÁVEL

    C)Seguiu-se do aumento de sua capacidade de exigir mais e implementar demandas políticas, o crescimento do número de aposentados. - PRONOME INDETERMINADOR DO SUJEITO-> TERMO+-SE + PREPOSIÇÃO (PIS), SENDO  ASSIM, DEVE CONCORDAR COM O OBJETO INDIRETO - DO AUMENTO... -  NO SINGULAR

    D)Indaga-se se os velhos serão vistos como pessoas sedentárias e inativas, a consumirem recursos públicos que se alocaria e distribuiria para outros setores da sociedade.- verbo concorda com o sujeito - quem ira consumir os recursos? os velhos

    E)Certamente foi ampliado, com o conjunto de novas práticas que acompanham a invenção da terceira idade, o leque de escolhas de como viver o envelhecimento.  OQUE FOI AMPLIADO? O LEQUE. 

  • Admiro quem resolve essa questão em menos de no mínimo 8 minutos kkkkkkkkkkk. Pior que tudo que eu vi que poderia ser erro, parece que tinha nada a ver ! O bom que depois acertei, é isso que importa kk