SóProvas


ID
1759696
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, considere o poema abaixo.

Outro retrato

O laço de fita
que prende os cabelos
da moça do retrato
mais parece uma borboleta.

Um ventinho qualquer
e sai voando
rumo a outra vida
além do retrato

Uma vida onde os maridos
nunca chegam tarde
com um gosto amargo na boca.
[...]

Onde os filhos não vão
um dia estudar fora
e acabam se casando
e esquecem de escrever

Onde não sobram contas
a pagar nem dentes
postiços nem cabelos
brancos nem muito menos rugas

Um ventinho qualquer...
O laço de fita
prende sempre − coitada! −
os cabelos da moça
                                    (José Paulo Paes) 

Considere as afirmações abaixo

I. Depreende-se do poema que o “ventinho" mencionado transformaria a vida da moça do retrato, levando-a a uma vida utópica, que não apresenta as agruras do cotidiano e da passagem do tempo.
II. Em todas as estrofes em que aparece, “onde" pode ser substituído pelo pronome “que" − que retoma “uma vida" − antecedido da preposição “em".
III. O fato de o poeta referir-se à moça por “coitada!" (última estrofe) demonstra que da passagem de “um ventinho qualquer", apesar de ínfimo, advieram circunstâncias negativas.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Por que a II esta certa?

  • Lucas, 
    a substituição estaria correta porque o "que" no caso é um pronome relativo que faz referência a "uma vida". Ao pé da letra o "onde" no poema está errado porque "onde" é para lugares e não "coisas".
  • Item II -  ONDE representa lugar  - Pode ser substituído por EM QUE, ou seja, onde pode ser entendido por lugar em que.


    NUNCA DESISTIREMOS!

  • O pronome relativo Onde se refere às lugares e os pronomes relativos que e qual , às coisas , por isso deve vir acompanhado da prep.de lugar em. 

  • Guilherme Ciuti, nesse caso vida é sinônimo de lugar:

    Um lugar na qual os maridos...

    Um lugar em que o s filhos...

  • Mariana Vieira

    Acredito que o erro do item III consiste na afirmação que "da passagem de “um ventinho qualquer", apesar de ínfimo, advieram circunstâncias negativas."

    Na verdade, a passagem do vento transformaria a vida da moça de uma forma positiva, em uma vita utópica, dos sonhos, sem velhice, problemas, conforme já afirmado no item I, dado como correto.


  • Não entendi a letra A como correta. Entendi que o poema descreve um mundo melhor. No entanto, o ventinho leva a fita de cabelo para esse mundo e não a moça. Alguém poderia me ajudar?

  • eu achei que mudaria a vida do laço e não da moça, sou obrigada a entender oq o maluco quis dizer no poema? se quisesse que a gente entendesse que mudaria a vida da moça tinha que dizer que a moça sairia voando pra outro mundo e não o laço, palhaçada!

  • laço, voe p bem longe

  • Guilherme Ciuti está correto. No poema, "onde" está empregado de forma figurada. 

    Na III, o ventinho não trouxe coisas negativas. Pelo contrário.

  • Não concordo com letra B

  • Alguns comentários nos fazem rir... parem de chorar e bora estudar. A banca não vai ficar com peninha porque você não sabe!

     

    Intem I está certo por se tratar de uma utopia (tipico de poemas)

    Item II está certo porque o onde pode ser substituido pelo "Que" e "Em Que". (No poema o "onde" não está totalmente de acordo o mais correto seria mesmo o em que).

    Foco!

  • não concordo com o laço, nem com o vento....XD

  • I. Depreende-se do poema que o “ventinho" mencionado transformaria a vida da moça do retrato, levando-a a uma vida utópica, que não apresenta as agruras do cotidiano e da passagem do tempo.
    Correto. O laço representa o fato de a moça não poder fugir da vida que tem. Tanto dos problemas diários, quanto do fato de estar envelhecendo. O laço representa ela presa a essas coisas. O vento, por sua vez, seria sua salvação, que poderia a levar para uma vida utópica, uma vida longe dessas imperfeições que existem em sua vida atualmente.

    II. Em todas as estrofes em que aparece, “onde" pode ser substituído pelo pronome “que" − que retoma “uma vida" − antecedido da preposição “em".
    Questão de gramática, pronomes relativos.
    Onde pode ser substituído tanto por EM QUE quanto por NO QUAL.

    III. O fato de o poeta referir-se à moça por “coitada!" (última estrofe) demonstra que da passagem de “um ventinho qualquer", apesar de ínfimo, advieram circunstâncias negativas.
    Errado. Como falei na alternativa I, o ventinho traria consequências positivas para a moça, não negativas, pois sua vida é ruim atualmente. Ela quer fugir "do laço", o que poderia ser proporcionado pelo vento. 

     

  • Para o pessoal que está reclamando:
    Desafio vocês a fazerem TODAS as questões de interpretação e compreensão de textos da fcc que existem no qconcursos e voltarem aqui.
    Se errarem de novo essa questão, desafio vocês a refazerem todas as questões e entenderem seus erros e voltarem aqui de novo.
    Se continuarem errando depois disso, podem reclamar.
    Até lá direi que estão querendo resultados sem esforço e sacrifício. Ninguém acerta questões por mágica. Tem que treinar até o olho arder. E quando arder, coloca colírio e continua treinando.

  • Péssima questão.

    Poemas em questão de interpretação de texto servem para isso, eliminar candidato!

    A interpretação de um poema é, naturalmente, muito subjetiva.

  • GABARITO LETRA B DE BORA ESTUDAR MAIS

  • o laço é uma borboleta, que com um ventinho se desprenderia e voaria. não vejo por que a I assertiva está correta

  • Um ventinho qualquer...

    O laço de fita prende sempre os cabelos da moça, coitada! (frase na forma direta)

     

    A última parte deixa claro que na verdade quem voaria com o vento seria a moça, caso não estivesse presa ao retrato através do laço.

     

    OBS: nunca vi um laço ter um marido que bebe, um filho que vai se casar ou contas a pagar. Quem está reclamando, só o faz porque errou a questão. O texto deixa bem claro que quem voaria seria a moça. Erraram porque foram com muita sede ao pote! rs

     

    BONS ESTUDOS! :)

  • Li só a primeira parte da ll e ja fui marcando errado.

    Se eu fizesse isso na prova, me mataria depois de ver o gabarito