SóProvas


ID
1759921
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é parte integrante do sistema de planejamento do setor público brasileiro. A respeito desta lei é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com os Ministérios e as unidades orçamentárias dos Poderes Legislativo e Judiciário. Por determinação constitucional, o governo é obrigado a encaminhar o Projeto de Lei do Orçamento ao Congresso Nacional até 31 de agosto de cada ano.

  • Alguém sabe me dizer onde está o erro da D?

  • Gab.: C) orientador, prioridades e metas.

    A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi criada pela Constituição de 1988 para estabelecer uma relação entre o planejamento de médio prazo, previsto no Plano Plurianual (PPA), e o de curto prazo, definido pela Lei Orçamentária Anual (LOA). É a única lei que tem prazo constitucional para ser aprovada pelo Congresso Nacional: até 30 de junho de cada exercício, para que o Legislativo possa entrar em recesso.

    Um dos objetivos constitucionais da LDO é o de apresentar metas e prioridades da administração pública federal para o exercício financeiro subseqüente, de acordo com as orientações do PPA. Para tanto, foi organizado o Anexo de Metas e Prioridades, que lista os programas, seus objetivos e suas ações, com os valores correspondentes, que terão prioridade na execução orçamentária do ano seguinte.

    Por: agência Senado

  • Selva 64,

    A alternativa D, que diz que a LDO:

    "é provida de anexos esclarecedores que visam detalhar informações fiscais inclusive sobre a estrutura programática das receitas e despesas."

    está incorreta, pois o documento que traz informações sobre programação de receitas e despesas (fixação/previsão/arrecadação) é a proposta orçamentária, e não a LDO.

    A LDO dispõe, por exigência da LRF, entre outros assuntos, sobre o equilíbrio entre receitas e despesas.

    FONTE: PALUDO, 2013 e anotações pessoais.