SóProvas


ID
176071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grande parte do sucesso de um empreendimento agrícola
depende da qualidade de semente empregada no plantio direto de
grãos ou na formação de mudas de espécies olerícolas ou
fruteiras. Acerca da qualidade da semente utilizada na agricultura,
julgue os itens seguintes.

Para indicar o local e a intensidade do dano mecânico nas sementes, existem vários testes rápidos, entre os quais, o verde rápido, que não é tóxico e no qual as sementes tingidas germinam e as plantas normais e anormais são utilizadas para serem observados os efeitos dos danos mecânicos.

Alternativas
Comentários
  • http://www.ufsm.br/sementes/trapidos.htm

    O Verde Rápido é um teste de dano mecânico indicado para sementes de milho e outros cereais, devido ao fato de não ser tóxico, em baixas concentrações, para as sementes e aos homens. As sementes tingidas germinam e as plântulas normais e anormais podem ser examinadas para se observar os efeitos do dano mecânico.

    A metodologia do teste indica preparar uma solução de Verde Rápido a 0,1% (1g de tintura para 1 litro de água). Mergulhar repetições de cem sementes em recipientes contendo a solução. Agitar as sementes dentro da solução por 30 segundos, deixando a seguir em repouso por mais 30 segundos. Logo em seguida, drenar a solução da tintura e enxaguar as sementes em água corrente, depois distribuir cada grupo de 100 sementes sobre toalha de papel, para avaliar, separadamente, cada repetição e determinar a porcentagem de sementes danificadas. Esse teste não se presta para identificar danos internos causados por estresses na pré-colheita, para os quais o raio x ou a microscopia de varredura seriam mais indicados.