SóProvas


ID
176074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grande parte do sucesso de um empreendimento agrícola
depende da qualidade de semente empregada no plantio direto de
grãos ou na formação de mudas de espécies olerícolas ou
fruteiras. Acerca da qualidade da semente utilizada na agricultura,
julgue os itens seguintes.

Entre os testes úteis e complementares utilizados para definir a qualidade física dos lotes de sementes, estão os testes da identificação varietal, tais como os testes do fenol, da peroxidade e do hidróxido de cálcio. Este último é utilizado para avaliar a qualidade física das sementes de arroz e para distinguir cultivares de arroz com cariopses vermelhas das cultivares comuns.

Alternativas
Comentários
  • A questão estaria certa se não fosse a substituição do teste de hidróxido de potássio (KOH) por teste de hidróxido de cálcio (citada na questão). Este último não existe para fins de teste de qualidade física de sementes. Mas sim o teste de hidróxido de potássio (KOH).

    O teste de hidróxido de potássio (KOH) é usado para distinguir cultivares de arroz com cariopses vermelhas das cultivares comuns. Possibilita a recusa dos lotes contaminados com arroz vermelho híbrido, do tipo patna, com glumelas amarelo palha. Neste teste, as sementes são distribuídas em placas de Petry, contendo papel filtro umedecido com água destilada, onde sobre cada semente coloca-se uma gota da solução de KOH, a 5%. Em seguida, as placas são colocadas em germinador regulado na temperatura entre 25 e 30°C, por três horas. Após esse período é observada a coloração desenvolvida na semente, a cor vermelha escura indica arroz vermelho.