SóProvas


ID
1760743
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Mandamentos do consumismo I

   A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.

   A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.

   A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

O enunciador de um determinado texto possui certas características específicas do gênero textual; assim o enunciador de um texto publicitário tem:

Alternativas
Comentários
  • fracamente não entendi a pergunta. rsrsrs está se referido ao texto em questão ou a um texto qualquer?

  • Está se referindo quanto as características específicas de um texto publicitário... que tem um interesse a defender.

  • Tipologia textual, assunto recorrente da FGV. O interesse da publicidade (e do publicitário) é vender o produto, claro.

  • O interesse a defender seria o objetivo de vender o produto, que é o foco da publicidade. A FGV não brinca quando a disciplina é português! Tem que interpretar com a alma. rs

  • Trata-se de interpretar o texto.

  • "Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores."

  • Questão estranha! A publicidade  utiliza estratégias de CONVENCIMENTO e não de defesa. Aff! Já vi que sou sofrer com essa Banca.rs

  • Por exemplo: o publicitário não defende a ingestão da cerveja, ele usa estratégias de persuasão para que consumamos tal bebida. Como? Mulheres gostosas, bares lotados de gente alegre, etc.

    Optei   pela alternativa que me pareceu menos esdrúxula - letra E - já que a publicidade ajuda sim - e muito!_ a estabelecer regras de comportamento.

  • Questão de interpretação (não é de compreensão). Marquei a letra E no dia da prova. Meu erro foi a extrapolação. Presumi que todo texto publicitário busca estabelecer uma regra, um conceito para que as pessoas sintam-se um ponto fora da curva e queiram aquele produto para adequarem-se à regra. Gaba: D, pois ele defende o interesse independente da forma. Interesse (nesse caso) = vender, divulgar, criar conceito, impor, forçar. 

  • Regra deve obrigatoriamente ser seguida

  • Discordo!!! O publicitário tem que vender um produto que geralmente não é conhecido, logo ele tem que conhecer o que está tentando vender (SABER sobre o produto) para depois convencer o consumidor (FAZÊ-LO CONHECER o produto , através da venda do mesmo). Quem defende interesse (alternativa D) é advogado e não publicitário.... ÉGUA essa FGV!!!

  • Pessoal tenham calma, não adianta odiar a banca.A unica alternativa de quem for, assim como eu, fazer concurso da banca é fazer o máximo e inimaginável quantidade d questões possível. 

    Bons estudos!

  • O interesse do publicitário é vender o produto (INTERESSE), convencer as pessoas de que aquele produto será útil para determinado fim (DEFENDER).

  • Fui por eliminação, nenhuma das outras afirmativas coincidiam com um texto publicitário, na minha opinião. Só restou a letra D, visto que o texto publicitário tem interesse em vender, em demonstrar algo.

  • Pessoal, texto publicitário é diferente de texto jornalístico. Publicitário trabalha para defender os interesses de seus clientes.


    Se fosse Jornalistico, a letra A seria a correta.

  • Não entendo.. publicidade parece ter muito mais a ver com "fazer conhecer/divulgar" do que com "defender um interesse" (o que envolveria alguma argumentação)

     

  • Quem defende interesse é advogado. E, aliás, nem toda publicidade tenta vender algo, o que está sempre implícito é tornar algo PÚBLICo.

  • Acredito que a ideia seja a seguinte:

    a - saber a fazer conhecer - INFORMATIVO. Ex: notícia de jornal. 

    b - conhecimento a ensinar - DIDÁTICO. Ex: livros escolares.

    c - realidade a se prever - PREDITIVO. Ex: previsão do tempo.

    d - um interesse a defender - PUBLICITÁRIO. Objetivo de convencer e defender o interesse da marca.

    e - regra a estabelecer - NORMATIVO. Ex: lei

  • Publicidade = Persuadir.

  • e simplesmente a narraçao de um texto disertativo argumentativo ( que tem em sua caracteristica a defeza de uma opiniao uma tese uma ideia)

    meus caros  estudar tipologia textual , 

    a caracteristica especifica mencioinada e : texto disertativo argumentativo.

  • A) ERRADA!

    um saber a fazer conhecer = Texto Expositivo

     

    B) ERRADA!

    um conhecimento a ensinar = Texto Injuntivo

     

    C) ERRADA!

    uma realidade a prever = Texto de Predição

     

    D) CORRETA!

    um interesse a defender = Texto Argumentativo

    Públicidade defende que o produto é bom, pois quer que você o compre!

     

    E) ERRADA!

    uma regra a estabelecer = Texto Normativo

  • Letra D.

     

    Eu fui buscar no texto algo que pudesse me dar uma luz, então no primeiro parágrafo ele responde:

    "A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores...", ou seja, a publicidade (enunciador de um texto publicitário) tem interesse que o que ele esteja falando seja aceito, assim ele defende seu interesse.

  • Gabarito: D

    Consegui acertar uma, pelo menos!