SóProvas


ID
1760758
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Mandamentos do consumismo I

   A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.

   A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.

   A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

A publicidade de um desodorante, dizia: “Use Avanço, que elas avançam”; nesse caso, considerando o texto 1, é correto afirmar que esse anúncio apela para:

Alternativas
Comentários
  • Um tanto machista essa questão rsrs

    Pelo que entendi é que a questão faz referência de forma geral ao desejo de os homens terem tanto quantas mulheres desejar.

    A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo.

    Letra E


  • Fiquei em dúvida quanto a luxúria... 

  • Achei que fosse luxúria

  • Acho  que essa cabe recurso.

  • Significado de Soberba

    s.f. Altivez; qualidade de quem é arrogante, presunçoso, prepotente e intolerante.
    Comportamento que denota orgulho; dito que expressa arrogância e presunção.
    Elevação; sobreposição de algo que se encontra em lugar inferior; elevação. 
    (Etm. do latim: superbia)

    Significado de Luxúria

    s.f. Atração pelos prazeres carnais; comportamento desmedido em relação aos prazeres sexuais; lascívia.
    Estado do que é luxuriante; viçoso, abundante.
    Religião. Segundo os católicos, um dos sete pecados capitais. 
    Brasil. Informal. Designação de cio e esperma. 
    No âmbito vegetativo, magnificência; viço. 
    (Etm. do latim: luxuria.ae)


    Sou muito mais pela luxúria que pela Soberba nessa questão 


  • soberba

    so·ber·ba

    sf

    1 Altura de coisa que está superior a outra; elevação, estado sobranceiro.

    2 (Pejorativo) Manifestação arrogante de orgulho, às vezes ilegítimo; presunção; sobrançaria.


    ------


    luxúria

    lu·xú·ri·a

    sf

    (...)

    2 Propensão para a sensualidade exagerada; tendência excessiva ao desejo sexual; concupiscência, lascívia, lubricidade, verriondez, volúpia

    ----

    Eu também fiquei bastante em dúvida, inclusive coloquei a "b" e errei. Contudo, ao pensar um pouco sobre essa questão, acho mesmo que “Use Avanço, que elas avançam” tem um apelo maior para a ideia de superioridade daquele que usar o produto do que para a sensualidade. 

    Usando Avanço o homem ficará acima dos outros, será o melhor. 


  • Associo-me aos que decidiram por LUXÚRIA. Pensei que, de fato, por já ser anúncio publicitário (slogan), é óbvio que é propaganda marketeira, porém, por trás de uma propaganda há uma ideia que o publicitário - sem dúvida auxiliado por especialistas e psicólogos -  quer impregnar na mente das pessoas. Neste caso do desodorante, é evidente que a mensagem era de "associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas" e foi pra isso que o tal produto quis apelar, como o próprio texto explicita. Se eu tivesse feito esta prova entraria com recurso.

  • Marquei Luxúria, e marcaria em outras mil provas. Quero um produto pra me sentir superior aos outros...soberba...compraria talvez....  Um cordão de ouro... Pra me exibir sei lá.  Hmmm... Quero um produto pra ter muitas mulheres... Axe, que atrai o sexo oposto pelo cheiro. Não é isso? Pelo amor de Deus né,  viajou a Fgv nessa aí. 

  • Até agora, esse foi o gabarito mais forçado que vi da FGV. Letras A e B estão corretas, mas a B está mais correta porque a propaganda exalta MAIS o lado erótico da coisa, sugerido no próprio texto 1.

  • marquei luxuria, fgv e seus entendimentos do nada


  • Questão das mais polêmicas! Não vou entrar no mérito de concordar ou não - por pura incompetência-, porém não acredito em recurso para esse tipo de pergunta, pois a banca usa de todo o seu poder de interpretação para se resguardar de qualquer divergência. A soberania da banca contra nossa vã filosofia...

  • FGV e suas "interpretações".

    “Use Avanço, que elas avançam” 
    Use o desodorante REXONA, fique cheirosão, que as moças irão avançar em você, vão querer você (apelo sexual)! Se isso não for Luxúria... Não sei mais o que é! Soberba (arrogância, presunção), caberia mais em um exemplo assim: "Eu uso REXONA, e você, LEITE DE ROSAS!" 

    ASS: Jess Loy
  • Essa questão certamente será anulada caso alguém tenha argumentado o recurso da forma certa. No decorrer do texto, quando o autor foi relatando sobre cada pecado capital ele fundamentava. A fundamentação prende o assunto (estruturação do texto). Logo, ao definir como soberba o exemplo dado, a banca entra em conflito com a fundamentação do texto e contraria o que o autor definiu. 

  • Caramba, acertei com a soberba porque fiquei na dúvida em relação a mercadorias/fantasias eróticas. De cara pensei na luxúria também, mas voltei ao texto para conferir e não vi a propaganda do desodorante com a conotação de mercadorias/fantasias eróticas


    Pensei assim: Se eu usar esse desodorante, vou ficar com o ego inflado por várias pessoas me quererem/avançarem, que é o que o texto diz "exaltar o ego". 


    Não sei se alguém entendeu esse raciocínio que tive, mas fiquem à vontade para discordar.
  • Pessoal, quem teve dúvida nessa questão, vale a pena assistir ao vídeo que a (Professora Grasiela Cabral)  divulgou na página dela no facebook. É uma excelente professora de português e o vídeo é esclarecedor. Bons estudos!

  • Quando eu fiz essa prova eu havia marcado luxúria, mas de fato é soberba. O fato de usar algo o faz se sentir superior.

  • Não existe enrolation de raciocínio de professor de português que me faça acreditar que "luxúria" está errada. Ok, há soberba. Mas é óbvio, nítido que há também luxúria. A FGV pode falar o que quiser, o melhor professor de português do universo pode falar o que quiser, mas todos sabemos que caberia tranquilamente luxúria na resposta.


    Enfim, FGV sendo FGV.

  • "Elas avançam" tem apelo totalmente sexual. Banca da FGV é ingênua...

  • Nunca vou concordar com esse gabarito, pra mim é luxúria.

  • Trata-se  de um enunciado com 2 repostas possíveis entre as alternativas: Cabe recurso!

  • Na boa é luxúria, muito mais a ver, o examinador precisa voltar para a igreja antes de tentar colocar isso em uma questão...

  • 72% de erros. Este é o tipo da questão que nivela por baixo, pois certamente muitos "craques" em português marcaram "luxúria".

  • Eu também marquei a letra B, inclusive errei na prova. Fiquei muito tempo meditando a questão pois não conseguia ver soberba como resposta correta para essa questão. Mas depois lembrei das aulas de interpretação de texto que tive com o prof. Marcelo Rosenthal(não sei se vcs o conhecem), mas ele explicou que ao interpretarmos uma questão vamos esbarrar em 2 situações: uma é se reportar ao texto e a outra é inferência. Se a questão se reporta ao texto, a resposta tem que estar necessariamente lá, mesmo que não concordemos com ela. Aqui não cabe nossa opinião. Quando a questão não se reporta ao texto, estamos diante da inferência, ou seja, o que o autor quis dizer ao escrever aquilo.. o que infere-se do texto? A questão em tela nos levou, inclusive a mim, a fazermos uma inferência, o que não era o correto, pois ela pede que consideremos o texto 1. Ao interpretá-la, ela nos leva à luxúria pois nos dá essa ideia quando ele diz que usa o perfume para que as mulheres avancem nele. Mas o texto diz: "A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo". Ou seja, segundo o texto, a soberba está relacionada a um produto capaz de exaltar o ego e fazer com que ele abra as portas do desejo. Já a luxúria está descrita no texto como algo que apela para o erotismo, exibição: "A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis". A questão dá esse exemplo:"Use avanço, que elas avançam", ou seja, de acordo com o texto,conforme sugere a questão, use esse produto e você será o melhor, conseguirá realizar seu desejo, de ter as mulheres atrás de você. Desta forma, a questão se encaixa no exemplo de soberba descrito no texto e por não ser caso de inferência textual, não nos cabe resolver essa questão com base no que achamos. Essa é o tipo de questão que derruba muitos candidatos em provas de português se não tivermos atenção e esse discernimento ao resolvermos questões de interpretação de texto.Bons estudos. Vamos que vamos!
  • São Tomás de Aquino considerou a soberba um pecado específico, embora possa ser encontrado em todos os outros pecados. A soberba é a forma básica do pecado. Ela teria sido a responsável pela desobediência de Adão, que provou o fruto proibido com a ambição de se tornar Deus. A soberba leva o homem a desprezar os superiores e a desobedecer as leis. Ela nada mais é que o desejo distorcido de grandeza.


    A pessoa que manifesta a soberba atribui apenas a si próprio os bens que possui. Tem ligação direta com a ambição desmedida, a vanglória, a hipocrisia, a ostentação, a presunção, a arrogância, a altivez, a vaidade, e o orgulho excessivo, com conceito elevado ou exagerado de si próprio. Quantas pessoas de nosso convívio conhecemos com algumas, ou todas, essas características?


    Em algumas citações dos sete pecados, utiliza-se o termo cobiça, que é ambição desmedida, o desejo veemente de possuir bens materiais. Em outras citações podemos encontrar o termo soberba que é o orgulho excessivo, arrogância, elevação ou altura de uma coisa em relação à outra, e que leva à soberania, que é o poder ou autoridade suprema. E ainda podemos encontrar o termo orgulho, conceito exagerado de si próprio, com amor próprio demasiado. Ou seja, esse pecado tem relação direta com a ambição desmedida pelo poder e o orgulho exagerado.


    fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/soberba.htm

  • A meu ver o problema iniciou com o Frei Betto (autor do texto) que tentou explicar os sete pecados capitais com um sentido quase igual para todos. Depois, na cadeia de erros, entrou o autor da questão que teve a infelicidade de trazer para a prova da FGV um texto simplista, meio desprovido de cientificismo. Obviamente que o texto foi trazido porque o autor da questão corrobora com a mensagem e com a forma que esta foi transmitida. Por fim, nós meros mortais, porém defensores, adeptos e construtores do conhecimento fomos levados a errar também... Responder provas de concurso é tentar descobrir o que os "imortais" pensam!

  • Só há uma explicação plausível para o gabarito, quem elaborou a questão foi uma mulher, que não entende como pensam os homens.

  • O comentário da colega Adriana Faria explicou muitíssimo bem a questão e sua resposta correta.
  • Há  uma diferença  entre interpretação  e compreensão textual. A FGV usa e abusa desses detalhes.

  • Se dissessem que teria comprado um Camaro, eu diria que era soberba, mas uma p* de um desodorante que as mulheres avançam??? Luxúria!!!!
  • Preto no branco:

     1 A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo.

    2 A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis.

    Agora me responde: é pedido pra olharmos pro texto, e o que você vê está bem aí em cima. O que você marcaria? Brincadeira de mau gosto, se todo mundo marcou luxúria, por que justamente a ideia do examinador é a que tá certa? Luxúria, fala de sensualidade, imoralidade... e olha pro texto, o que mais se parece. Use avanço e elas avançam. O cara vai se sentir soberbo ou o cara que pode pegar todo mundo? Rúm.

  • Olhando para o enunciado e para as opções, enxergamos luxúria como resposta, mas, quando eu afirmo na roda de amigos que, por exemplo, todos os homens avançam em mim ou estão aos meus pés, é mais uma questão de soberba que luxúria. Errei a questão mas ela ficará em minha memória para sempre.


  • Colegas, a FGV sempre exige muito da capacidade de interpretação e faz parte do jogo induzir ao erro.


    Se substituímos o “Use Avanço, que elas avançam” por “Use Avanço, que elas ficarão aos seus pés ou elas serão suas escravas”, avalio que fica mais fácil compreendemos que trata-se, primeiramente,de uma postura mais de Soberba do que de Luxúria.

    Para ser luxúria a expressão teria que usar termos mais eróticos ou explicitamente induzir o consumidor a comprar para satisfazer seus prazeres.
  • Põe conexão com Jesus, nisso... kkk

  • Vejam este trecho do texto:

    "A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis." (grifo nosso)

    Agora compare com a propaganda: “Use Avanço, que elas avançam

    É nítido que a propaganda associa uma mercadoria "Avanço" com "fantasias eróticas", como assim é definida a luxúria no texto.


    Li os comentários abaixo, mas, sinceramente, mesmo "forçando", ainda sim, não há lógica em o gabarito ser diverso da letra "b". 

    Essa FGV tá complicada hein!!

  • Vamos parar de ser SOBERBOS e tentar explicar o que não tem explicação?! O anuncio claramente apela para um contexto erótico primeiro. Mesmo que, detalhando milimetricamente se chegue a uma uma ideia de soberba nas entrelinhas, primeiramente a Luxúria é o carro chefe da propaganda. Concordo Leo Vaz, tá osso hein.

  • Se fôssemos analisar a frase isoladamente caberia luxúria, mas pede  relacionando com o texto. No ultimo parágrafo o autor explica que a soberba é a exaltação do ego e exemplifica vários casos envolvendo pecados que são soberbos
  • bancas com textos desse genero, ideologio, sao uma traicao aa logica. qdo texto dessa natureza surgir ( marilena chaui, turma da puc-sp, etc...) cuidado: tem pegadinha tipo chumbo grosso no ar...

  • Comentário do professor foi ótimo!! "tem que estar em conexão com Jesus..."

  • Acertar uma questão dessa é necessário ter sorte.


    Logicamente poderia se marcar a opção B.

    Ilogicamente poderia se marcar qualquer opção diferente da B.


    É lógico que a resposta B estaria correta e ninguém a contestaria se fosse o gabarito.


    Como o gabarito não é a B, poderia ser marcado qualquer opção. Valeria a sua sorte. Nunca se sabe qual a associação que a FGV faz para chegar no gabarito.


    As vezes é lógica. As vezes ilógica.

  • Requer atenção: No texto 3° parágrafo - A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, ................. Isso já responde a questão - LETRA E


  • gostei do comentário do professor!!!! forçando muito a barra eu entendi que é soberba. Pelo menos não me fez sentir tão burro dizendo que a resposta "tá na cara" kkkkkk

  • Tenho que aprender tudo novamente, no caso é claro e evidente que é Luxúria, ELAS AVANÇAM!! Se isso não for desejo pelo corpo, não sei o que será. Soberba tem haver com orgulho, superioridade. 
    Luxúria (do latim, luxuria) ou lascívia (do latim, lascivia) é uma emoção de intenso desejo pelo corpo.

    Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. 
  • Forçando muito a barra.. pra tentar '''justificar''' a FGV. INACEITÁVEL. Só é lembrar da propagando... LUXÚRIA PURA!!! 

    https://www.youtube.com/watch?v=-DFXhXvjK6g

  • Na boa, esses professores forçam a barra. Pegam o gabarito e tentam explicar uma coisa que não tem lógica e sem argumentos.

  • Banca como sempre iludindo para se reparar no siginificado das palavras em si, em quanto o comando na questão já diz : nesse caso, considerando o texto 1 ! Então esqueça seus conhecimentos sobre as palavras e corra no texto.....kkkkkkkkk....certíssimo GAB E.

  • Subjetividade é uma coisa. Maconha é outra!!

    Onde podemos encontrar uma bibliografia que defina os critérios FGV?

  • Questão boa.

    A questão pede a relação da propaganda com um dos pecados capitais, segundo o Frei Betto (CONSIDERANDO O TEXTO 1) e não o que você entende por luxúria ou soberba. Voltando ao texto, a definição de Soberba é: "faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo." Com o uso do desodorante você abre as portas do desejo. As mulheres avançam até você.

    Agora a Luxúria, SEGUNDO FREI BETTO, está relacionada na associação entre a mercadoria e as coisas eróticas. Uma coisa substituindo a outra.

    Letra (e)

  • Há claramente a exaltação do ego ("eu sou o cara") - Soberba.

    No caso da Luxúria, a mercadoria e a fantasia se misturam a pessoa de forma sexual ou sensual.

  • Questão mais bizarra da FGV!!!

  • Pelo contexto dado no último parágrafo do texto, e pela própria explicação do professor, cabe entendimento tanto da soberba quanto da luxúria. Acertei no chute, pois fiquei em dúvida essas duas, mas acho que o apelo é mais sexual - elas avançam - do que de ego... Questão viajou, e o professor também!....

  • Estou chocada, é só lembrar da propaganda! Ele passava o desodorante e apareciam várias mulheres seduzindo! O ego dele ficava inflado, mas A CONSEQUÊNCIA pra usar o desodorante "era pra elas avaçarem" ""COM AVANÇO, ELAS AVANÇAM".... era esse o conteúdo principal da propaganda, essa questão ultrapassou nosso limite lógico!

  • Pensei que era maluco. Aliás, as questões da FGV não tem qq lógica. Essa prova mesmo tem vários exemplos.

  • Apelar para a luxúria = tentar ganhar o consumidor pela excitação sexual (provocar a libido)

    Apelar para a soberba = tentar ganhar o consumidor pelo desejo de ser "o bonzão" (provocar o ego)

    Como vcs não conseguem enxergar isso!?

    Brincadeira...também marquei "b" kkk

  • Considerando o gabarito desta questão, é correto afirmar que ele apela para:

    a) avareza;

    b) luxúria;

    c) inveja;

    d) ira;

    e) soberba.

  • Concordo plenamente com o comentário da Camila Medeiros:

    "Não existe enrolation de raciocínio de professor de português que me faça acreditar que "luxúria" está errada. Ok, há soberba. Mas é óbvio, nítido que há também luxúria. A FGV pode falar o que quiser, o melhor professor de português do universo pode falar o que quiser, mas todos sabemos que caberia tranquilamente luxúria na resposta.

     

    Enfim, FGV sendo FGV."

  • Eu jã concordo com o ' Parabéns ! Acertou":

    "bancas com textos desse genero, ideologio, sao uma traicao aa logica. qdo texto dessa natureza surgir ( marilena chaui, turma da puc-sp, etc...) cuidado: tem pegadinha tipo chumbo grosso no ar..."

     

    FGV e  Esquerda são anti-vulcanas ... Sâo ilógicas.

  • O comentario do professor n convenceu, apesar de ser um otimo prof. Questão toosca ao quadrado.

  • Na minha opinião, a banca utilizou desta questão para eliminar candidatos. Se 67% tivessem marcado soberda, a FGV daria a alternativa B como correta.

  • Resposta ridícula e sem fundamento.

  • Depois de ver os comentários e a explicaçao do Profe do QC (que também ache um absurdo) fui buscar o significado das palavras:

     

    "Soberba é uma manifestação de orgulho,de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada." ... Ou seja a pessoa que usa o desodorante se sente mais confiante. 

     

    "Luxúria" Atração pelos prazeres carnais; comportamento desmedido em relação aos prazeres.

     

    Logo, a altertiva correta é realmente SOBERBA.

  • Ótima explicação de Adriel Carvalho ( em 12 de Abril de 2016, às 20h14)

    A questão é de COMPREENSÃO DE TEXTO não de Interpretação do texto. Pois o enunciado diz " considerando o texto 1 ..."

    Eis a explicação:

    " A questão pede a relação da propaganda com um dos pecados capitais, segundo o Frei Betto (CONSIDERANDO O TEXTO 1) e não o que você entende por luxúria ou soberba. Voltando ao texto, a definição de Soberba é: "faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo." Com o uso do desodorante você abre as portas do desejo. As mulheres avançam até você.

    Agora a Luxúria, SEGUNDO FREI BETTO, está relacionada na associação entre a mercadoria e as coisas eróticas. Uma coisa substituindo a outra.

    Letra (e)"

    Muito bom! É isso mesmo! Temos que estudar mais Compreensão de texto e Interpretação de texto.

    A banca sabe exatamente que haverá este conflito.

  • Toda a explicação sobre soberba é muito lógica, entretanto nada disso está escrito na publicidade do produto. O que está escrito é que ao usar o produto, algo acontecerá. Esse algo é o avanço delas, que obviamente está ligado à erotização. Erotização = luxúria =  Atração pelos prazeres carnais; comportamento desmedido em relação aos prazeres (segundo Lena Concursos).

     

    Ninguém usa desodorante para ficar orgulhoso, arrogante, assoberbado. Usa para aumentar suas chances de conquista, para agradar sua parceira, portanto o apelo é para a luxúria e a banca FGV está errada.

  • q píada

  • Luxúria. A banca errou, sim. 

  • Parabéns Adriana explicou melhor que o professor.

  • Então quer dizer que se o cara, que tá solteiro e carente, vai à balada procurar uma mulher, usa seu melhor perfume e desodorante, está apenas com a intenção de ficar SOBERBO??????????????????????????????? O cara tem que advinhar que se o PADRE ver esse comercial vai pensar desta forma. PUTZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Eu concordo que seja soberba, pois o cara tem que se achar muito pra acreditar que as mulheres avançarão se apenas usar um desodorante hahaha e não vejo uma apelação sexual nenhuma alí, não há citações sexuais. Se vc acha que "que elas avançam" tem a ver com sexo, então vc está interpretando errado.

  • Mano, essa banca já me botou pra interpretar horoscópo, agora tá colocando pra intepretar pecado capital. Lixo, tem que acabar!

  • A galera da época desse anúncio, assim como eu, sabe muito bem que a intenção do anúncio era despertar a luxúria. Não cabe soberba.

  • Exatamente como diz a Gisile, a intenção da propaganda é a LUXURIA, sou da época dessa propaganda. Que absurdo colocarem o gaba como E.

  • "A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis." = "Use Avanço, que elas avançam"

    SOBERBA

    substantivo feminino

    Expressão ou sentimento de orgulho, de altivez; arrogância, presunção

    (fonte: https://www.dicio.com.br/soberba/)

    O que esperar de uma banca que, no enunciado da questão de língua portuguesa, separa o sujeito do seu verbo por vírgula...

  • Discordo do gabarito! é muito mais tendencioso pensar em luxúria do que soberba pelo slogan do desodorante.

  • Comentário de Adriana Villas-Bôas!

    Altamente claro e explicativo!

    gabarito E.

  • quem levou para o lado da sacanagem , assim como eu , se deu mal..kkkkkkk

  • "  A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo."

  • FOCO!

    A intenção é o que? Apelar? Nao.

    Apelar é a função do anúncio.

    A intenção é passar o que? A mulher a luxúria ou a que antecede àquela?

    Simples senhores, vise somente a mensagem que é composta de elementos que os senhores esqueceram. a chave é exatamente

    O contexto(um dos elementos da mensagem) que ao ler apenas o trecho faz refletir sobre uma empresa que demostra clara intenção de aguçar(convencer ou dispertar)o lado soberbo do recepitor , sendo bem luxurioso? NUNCA. Sendo, agindo de forma imperiosa e soberba(o) ""se querendo"" conotativamente falando..

    As mulheres seriam a consequência possível meninos...(as) ou vcs acham mesmo que um anúncio é feito com a intenção de trazer mulher pra vcs!...kkk é feito pra mexer com algo dentro de vc antes. Isso se tem algo ae dentro né.....

    nao com algo fora nao garantido..

    Lembre-se do que antecede e nao do que sucede..

  • FOCO!

    A intenção é o que? Apelar? Nao.

    Apelar é a função do anúncio.

    A intenção é passar o que? A mulher a luxúria ou a que antecede àquela?

    Simples senhores, vise somente a mensagem que é composta de elementos que os senhores esqueceram. a chave é exatamente

    O contexto(um dos elementos da mensagem) que ao ler apenas o trecho faz refletir sobre uma empresa que demostra clara intenção de aguçar(convencer ou dispertar)o lado soberbo do recepitor , sendo bem luxurioso? NUNCA. Sendo, agindo de forma imperiosa e soberba(o) ""se querendo"" conotativamente falando..

    As mulheres seriam a consequência possível meninos...(as) ou vcs acham mesmo que um anúncio é feito com a intenção de trazer mulher pra vcs!...kkk é feito pra mexer com algo dentro de vc antes. Isso se tem algo ae dentro né.....

    nao com algo fora nao garantido..

    Lembre-se do que antecede e nao do que sucede..

  • FOCO!

    A intenção é o que? Apelar? Nao.

    Apelar é a função do anúncio.

    A intenção é passar o que? A mulher a luxúria ou a que antecede àquela?

    Simples senhores, vise somente a mensagem que é composta de elementos que os senhores esqueceram. a chave é exatamente

    O contexto(um dos elementos da mensagem) que ao ler apenas o trecho faz refletir sobre uma empresa que demostra clara intenção de aguçar(convencer ou dispertar)o lado soberbo do recepitor , sendo bem luxurioso? NUNCA. Sendo, agindo de forma imperiosa e soberba(o) ""se querendo"" conotativamente falando..

    As mulheres seriam a consequência possível meninos...(as) ou vcs acham mesmo que um anúncio é feito com a intenção de trazer mulher pra vcs!...kkk é feito pra mexer com algo dentro de vc antes. Isso se tem algo ae dentro né.....

    nao com algo fora nao garantido..

    Lembre-se do que antecede e nao do que sucede..

  • É só pensar que a frase não foca na sexualidade, em si. Não há um apelo ao corpo, a líbido (por si). Agora, idealizem a cena: um sem o desodorante avanço (até onde sei, a marca é de desodorante masculino) passa por um corredor e ninguém o nota (se ele não esta usando, ninguém avança). Agora, ele usa o desodorante e passa pelo mesmo corredor e todas as avançam. É o ego dele, ao ver tantas mulheres o olhando, o cobiçando, o desejando... Em momento algum apelou, diretamente, para a sexualidade ou o desejo dele.

  • Foi a maior forçada de barra dessa banca que vi até aqui.

    Sigo tentando desvendar esse código alternativo da FGV... mas to começando a me acostumar =)

  • Um dos maiores escárnios da gloriosa FGV.

    Em MOMENTO NENHUM a questão fala do TEXTO, mas sim, DE UMA PEÇA PUBLICITÁRIA, e a mesma é um apelo total à luxúria, basta procurar no youtube. Noto que eles fazem essas palhaçadas com a finalidade de irritar e desestimular os estudantes, até porque os desmandos passam ilesos a qualquer escrutínio.

    Não vão conseguir me fazer desistir, lamento informar.

  • essa questao leva a duvidar da idoneidade da banca

  • essa banca é soberba

  • A FGV, tem que fazer uma reformulação na divisão de ensino na disciplina de língua portuguesa.