SóProvas


ID
1760761
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Mandamentos do consumismo I

   A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.

   A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.

   A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

O segmento publicitário abaixo que apela para uma qualidade e não para um dos pecados capitais, citados no texto 1, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto: E

    Comer de forma saudável é o oposto do pecado capital da gula, ainda que a comida ofertada pelo fast-food, sabidamente, não seja saudável.


    Como a questão pede a opção que apela para uma qualidade, não pode ser a "A" (soberba), "B" (luxúria), "C" (luxúria), "D" (soberba).

  • Vende salada no Mcdonalds


  • Exatamente, Aloysio, a simples conexão do Mc Donalds a uma alimentação saudável me afastou da resposta correta. Marquei "A" sem pensar muito...

  • A letra A não fala das qualidades do produto e sim da região de origem da montadora.  


    A letra E causa confusão por relacionar comida saudável ao Mcdonalds, mas é a única que cita uma característica, mesmo que contestável, do seu produto. 
     
  • A fgv é uma banca má. kkkkk


  • ''A'' SOBERBA, ''B'' SOBERBA, ''C'' LUXÚRIA, ''D'' INVEJA, ''E'' exalta a qualidade, pois indica que ao consumir um do seus produtos (de boa qualidade), a pessoa irá manter-se saudável.  

  • Eu acertei porque a letra E é a única que fala de uma qualidade, mas fico com medo de ser pegadinha da FGV, imagina na hora da prova que tensão.

  • Na boa FGV, volta pra missa!

  • Dancei kk

  • Se no lugar de McDonalds estivesse escrito "Salada" iria ficar muito fácil e fugir do perfil da FGV

  • Pessoal a interpretação é segundo o texto, então a pergunta é: na letra "E" não há apelo a algum dos pecados capitais?

    Se eu trocar a frase do pecado capital "preguiça" e "ira" (e também de outros) ficará assim:

    A preguiça está a um passo dessas comidas do McDonalds que convidam a uma vida saudável ou..."
    A ira caracteriza o nipônico vomitando a comida por não ter adquirido algo de melhor qualidade, como os hambúgueres do McDonalds"

    Bom, de qualquer forma, imagino que após a aplicação da prova o autor dessas questões tenha aumentado consideravelmente seu salário com os cachês propagândicos!


  • Não vejo nível de concurso uma pergunta boba dessa.

  • Pelo amor...a banca quer um guru e não um concurseiro afiado em português....

  • Eu não enxerguei soberba na letra A, já que ser francês é qualidade, não necessariamente motivo de orgulho (rs...) . Entendi a letra E como uma ironia da banca (cara, eu sou muito fora do padrão mesmo, né? nem sabia que existia salada no mcD)

  • NA BOA....EU JÁ ME CONSIDERO EM UM NÍVEL AVANÇADO EM PORTUGUÊS MAS AS QUESTÕES DA FGV DE INTERPRETAÇÃO EU NUNCA MARQUEI NENHUMA COM CONFIANÇA. NUNCA NINGUÉM CONSEGUE ME FAZER ACREDITAR QUE EXISTEM APENAS UMA RESPOSTA CERTA. TEM A CERTA E A CERTA QUE A BANCA QUER

  • essa banca é tão sacana que ela prefere fazer esse joguinho sujo de interpretação a testar o conhecimento gramatical do candidato

  • Fiquei na dúvida entre a letra  D e a E, pois são as únicas que falam de qualidades. Mas a correta realmente é a letra E, pois esta frase consta no texto como pede o enunciado.

  • Tem botão de descurtir, pra quem reclama da banca? hahah

  • ideologia pura. percebam: as quatro primeiras marcas sao europeias. soh a ultima eh americana, apesar de todas tratarem de orgulho, inveja, luxuria, etc...palhacada. mas jandira fegalli vai de american airlines para nyc... sei...

  • Se eu tiver que relacionar McDonalds com comida saudável, estou "frito", vou errar tudo quanto que é questão.

  • A pegadinha está no termo "francês" na alternativa A. Por mais que a marca Peugeot seja francesa, não é essa a idéia passada. Quando se diz que algo "é mais francês", é como se dissesse que é um nível a mais, que é melhor que alguma outra coisa... Acredito que tenha sido essa a jogada da FGV, caracterizando uma situação de soberba.

    Nas demais alternativas estão expressas de maneira mais clara e direta.

    B) Soberba

    C) Luxúria

    D) inveja

    Restando apenas a letra E como resposta.

  • Não fui na letra E, por interpretar como IRONIA(efeito de sentido). Depois de observar, por questão de credibilidade e marketing em propaganda - a opção realmente é a unica que apela por qualidade no anúncio de propaganda!

  • TNC. Banca FDP. E eu que achei um dia que teria dificuldades na parte gramatical, mal sabia eu que faltava conhecer a FGV. Não é possível ir tão mal assim e estudar tanto.

  • Alternativa E.

     

    Nas questões da FGV devemos esquecer nosso conhecimento de mundo, e se ater às informações apresentadas no texto.

    Por conhecimento de mundo, sabemos que os alimentos do McDonalds não são saudáveis, mas  a propaganda na alternativa E apela para uma qualidade que contrapõe ao pecado da gula.

  • Acredito que muita gente acertou "sem querer"!!!

    Até onde eu sei, Gula não tem nada a ver com comida ser saudável ou não, ou com a qualidade da comida em si.

    Gula é pecado de comer MUITO. (É o desejo insasiável por comida, bebida etc)

    Você pode se entupir de salada...estará comendo saudável, mas mesmo assim estará cometendo gula.

    A resposta é a letra E, porque o anúncio não exalta comer em excesso, fala em mantar-se saudável.Comer não é pecado, comer MUITO sim!

  • gabarito E

     

    FGV gosta de usar paralelismo (semelhança entre palavras e expressões). A banca coloca 4 alternativas que aceitam paralelismo e 1 sobrando, que geralmente é o gabarito. Depois de muito errar, tô começando a pegar o jeito da banca.

     

    a) “Compre Peugeot! É mais francês!” >>  d) “Faça como seu vizinho esperto: tenha (implícito "compre") um Duster!”

    b) “Use Armani e olhe os outros de cima para baixo!” >> c) “Seja sexy! Use cuecas Dim!”

     

     

    Sobrou a Letra E, que não faz relação alguma com as outras alternativas e está muito bem explicado pelos colegas.

     e) “Mantenha-se saudável: coma no McDonalds!”

  • sacanagem relacionar mc donald com comida saudável! pegadinha do malandro!

  • Definição perfeita de Paradoxo.

  • Porque é que na letra "A" o termo "mais francês" não daria ideia de qualidade(supondo que a marca tivesse qualidade CONSOLIDADA)? Tipo, os perfumes franceses sabemos que são os melhores. aFGV(Afundação Getúlio de Vagas)

  • MENTIRA NÃO É PECADO CAPITAL HAHAHAHAH "Mantenha-se saudável: coma no MD" 

  • Essa é mais uma prova que a FGV não entende de nada e ainda se acham "entendedores" dos 7 pecados kkkkkkkkkk

  • UE! a alternativa 'correta', remete à gula (um dos sete pecados capitais), logo, ao meu ver - questão sem gabarito. 

  • Puts .Tinham que pegar Frei Beto.

  • “Mantenha-se saudável: coma no McDonalds!” -  Não se refere a comer em demasia (gula) mas ao fato de o McDonalds ter uma qualidade, manter a pessoa saudável. (sqn)

  • A questão é fácil, independente do mc tem comida saudável ou não, o que se pediu não foi paradoxo, e sim algo que não tenha a ver com pecado capital, comer saudável não é pecado capital, se a comida do mac presta ou não, aí já é assunto pra outrora.

  • Eu entendo que qualidade pode ser algo negativo. A comida do macdonalds é de má qualidade. Mas a alternativa A também usa da qualidade, mas com sentido positivo, afinal o que é Frances é requintado, é bom. Então creio que há duas alternativas viáveis.

     

  • Não falo nada. Só observo e marco. Desisto de brigar com essa banca. 

  • Essa FGV não á para acreditar. A assertiva A é a única que não remete aos pecados capitas descritos no texto, vêja-se:

    ...soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria...

    Onde a frase "compre um Pegeout" está relacionado com os pecados capitais acima?

    Já as demais assertivas todas estão relacionadas com os pecados capitais descritos.

    Não consigo entender essa banca!!!!

  • Gab. : E apesar de eu discordar, porque meu modo de ver, é o pecado da gula....... menos errada deveria ser a letra A, mas fazer o que........não sou nerdi tipo fgv, então errei mais uma !!!!!

  • Concordo com o gaba, Essa foi pesada, saudável comendo MC ??? rsrs

  • Eu entendo que a alternativa (A) diga respeito à soberba, pois parece querer dizer que ser francês é "mais chique" do que ser brasileiro, por exemplo.

  • I wanna cry... não acerto uma

  • A alternativa "A" está errada, pois remete a soberba: orgulho de ser Francês.

  • A pegadinha da E (gabarito) é a gente confundir que comer mal ou bem é o mesmo que comer muito (pecado capital gula), o q não é, sendo portanto o gabarito!

    Tô quase lá rsrsrs

  • genteeeeeeee... questões de Interpretação dessa banca me frustram demais!

    #chorandooooooooooo

  • A - “Compre Peugeot! É mais francês!” - Soberba

    B - “Use Armani e olhe os outros de cima para baixo!” - Soberba

    C - “Seja sexy! Use cuecas Dim!” - Luxúria

    D - “Faça como seu vizinho esperto: tenha um Duster!” - Inveja

    E - “Mantenha-se saudável: coma no McDonalds!” - Não é o pecado da gula.

    Gula é o desejo insaciável, além do necessário.

    Todo mundo precisa comer. Se vc vai comer bem ou mal, é outra história. Mas o simples fato de comer um lanche ou uma refeição saudável não é gula.