SóProvas


ID
1762045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da elaboração do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do exercício, da demonstração do resultado abrangente e de operações a elas relacionadas, julgue o item subsequente.

O ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) é registrado pelo seu custo incorrido, e está sujeito a depreciação, quando aplicável, bem como a ajuste pelo valor recuperável, caso este seja menor que o valor contábil líquido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 09 (R2)


    28. [...] O goodwill, muito embora seja composto por expectativa de rentabilidade futura, não possui vida útil definida razão pela qual não está sujeito à amortização contábil periódica

    bons estudos
  • Não possui depreciação, amortização e exaustão.

  • Goodwill é a capacidade que o empreendimento tem de gerar lucros. É o conjunto de características, qualidades e diferenciais de uma empresa expressos através de sua capacidade de produzir riquezas. São exemplos de características que compõe o goodwill: marcas registradas, conhecimento organizacional, credibilidade de mercado, etc.

    Uma das principais características do goodwill é a de que ele não está refletido no Balanço Patrimonial, não sendo depreciável ou amortizável. Devido a isso, quanto maior a identificação dos ativos intangíveis como marcas e patentes, na contabilidade, menor será o valor do goodwill no momento de sua avaliação, e vice-versa, justamente porque ele não é identificável no balanço e os ativos intangíveis (Marcas, Pesquisas e Desenvolvimento e Goodwill) são exemplos de ativos que não possuem existência limitada ou duração determinada.

    http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_ativo7.php

  • §  O goodwill, o intangível com vida útil indefinida e o ativo intangível que ainda não está em uso são ativos que têm a característica comum de não sofrer amortização. Isto é, o seus valores não diminuem com o curso do tempo, como ocorre com os outros ativos que têm amortização, depreciação, exaustão, etc.

     

    o    E o Goodwill não é amortizado (não é realizado), apenas deve ser submetido ao teste de recuperabilidade.

  • Gab: ERRADO

     

    O Goodwill não é amortizado (não é realizado), tampouco depreciado, conforme a questão afirmou, apenas deve ser submetido ao teste de recuperabilidade.

  • Questão relacionada ao assunto:

     

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federa l Prova: Agente da Polícia Federal

    Não deve ser reconhecido como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente. (CORRETO)

     

  • ágio não deprecia

  • ERRADO

    Godwill NÃO deprecia/amortiza, mas pode fazer teste de recuperabilidade.

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

     Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • depreciação= imobilizado

    amortização= intangível (com vida útil definida)

    exaustão= exploração de recursos

    Fonte: amigos do QC

  • Questão TODA ERRADA!

    1º erro: Intangíveis com vida útil DEFINIDA sofrem AMORTIZAÇÃO, diferente de DEPRECIAÇÃO;

    2º erro: Goodwill não tem vida útil DEFINIDA, assim, não sofre amortização. Todavia, é submetido ao teste de recuperabilidade.

  • 1) O que é o goodwill?

    (CESPE/SEBRAE/2011) Denomina-se goodwill ágio por expectativa de rentabilidade futura. (CERTO)

    (CESPE/MPOG/2015) Goodwill é um termo contabilístico usado para refletir a parte do valor de mercado de um negócio que não é diretamente atribuível aos seus ativos e passivos, contabilizado apenas em caso de uma aquisição.(CERTO)

    2) Como é determinado?

    (CESPE/MPU/2010) O ágio por rentabilidade futura (goodwill) é determinado pela diferença positiva entre a soma do valor da contraprestação transferida em troca do controle da adquirida (mensurada a valor justo) e o valor justo dos ativos líquidos identificáveis na adquirida.(CERTO)

    3) Pode ser revertidoNÃO!

    (CESPE/SEDF/2017) Caso tenha sido reconhecida uma perda de valor realizável em um goodwill e se constate, em exercício subsequente, que houve recuperação do valor realizável, a perda reconhecida deverá ser revertida até o montante do valor originalmente reconhecido como perda.(ERRADO)

    4) Pode ser AmortizadoNÃO!

    (CESPE/TCE-ES/2013) Se um ágio fundamentado em rentabilidade futura de uma coligada tiver sido reconhecido pela empresa investidora, o valor reconhecido deverá ser amortizado nas avaliações subsequentes.(ERRADO)

    (CESPE/SUFRAMA/2014) Na aquisição de um investimento em controlada, o ágio como fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) é parte do valor contábil do investimento, vedada a sua amortização.(CERTO)

    5) Se for gerado internamente deve ser reconhecido? NÃO!

    (CESPE/CGM-PB/2018) O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwillgerado internamente deve ser reconhecido como ativo intangível.(ERRADO)

    (CESPE/PF/2012) NÃO deve ser RECONHECIDO como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwillgerado internamente.(CERTO)

    6) Deve-se realizar anualmente o teste de recuperabilidadeSIM!!!

    (CESPE/SEFAZ-RS/2018) Um ativo torna-se desvalorizado quando o valor contábil excede o valor recuperável. Nesse caso, o Pronunciamento Técnico n.º 01 (CPC-01) estabelece que o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios deve ser testado a cada ANO.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2015) A substância econômica do ágio pago pela expectativa de rentabilidade futura na aquisição de uma entidade deve ser verificada, no mínimo, ANUALMENTE, por meio de um impairment test.(CERTO)

    Portanto:

    (CESPE/TCE-RJ/2021) A diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado nessa aquisição reflete a expectativa de ganhos futuros dos adquirentes e essa diferença está sujeita à avaliação ANUAL de sua recuperabilidade.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Tenha força o suficiente para nunca abandonar os seus sonhos."

    Obs: COPIE E COLEI de não sei quem que quer ser auditor aí

  • Complementando o comentário do Dieggo

    "O Goodwill não é amortizado (não é realizado), tampouco depreciado, conforme a questão afirmou, apenas deve ser submetido ao teste de recuperabilidade." (quando adquirido separadamente, pois gerado internamente é despesa)

    Lembrando que também não sofre reversão

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Goodwill: é o conjunto de elementos não materiais ligados ao desenvolvimento de um negócio, pontos que valorizam a reputação de uma empresa.

    • não há REVERSÃO, nem depreciação/amortização;
    • deve ter obrigatoriamente teste de recuperabilidade.
  • A questão afirma que o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) é registrado pelo seu custo incorrido, e está sujeito a depreciação, quando aplicável, bem como a ajuste pelo valor recuperável, caso este seja menor que o valor contábil líquido.

    Estudando a norma NBC TG 15 (R4) – COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS, temos que o goodwill é registrado pelo seu valor justo e não é depreciado.

    A NBC TG 15 (R4) nos traz a seguinte redação acerca do assunto:           

    Reconhecimento e mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) ou do ganho proveniente de compra vantajosa

    32. O adquirente deve reconhecer o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), na data da aquisição, mensurado pelo montante que (a) exceder (b) abaixo:

    (a) a soma:

    (i) da contraprestação transferida em troca do controle da adquirida, mensurada de acordo com esta Norma, para a qual geralmente se exige o valor justo na data da aquisição (ver item 37);

    (ii) do montante de quaisquer participações de não controladores na adquirida, mensuradas de acordo com esta Norma; e

    (iii) no caso de combinação de negócios realizada em estágios (ver itens 41 e 42), o valor justo, na data da aquisição, da participação do adquirente na adquirida imediatamente antes da combinação;

    (b) o valor líquido, na data da aquisição, dos ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos, mensurados de acordo com esta Norma."


    Fonte:

    NBC TG 15 (R4) – COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS.


    Gabarito do Professor: ERRADO.