SóProvas


ID
1762354
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto ao diagnóstico laboratorial da brucelose bovina, infecção ocasionada pela Brucella abortus e responsável por aborto em bovinos, analise as proposições abaixo e, em seguida assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b) O teste do 2 mercaptoetanol <25 UI/mL é sugestivo (negativo) de brucelose. ERRADA

    Interpretação do teste do 2-ME para fêmeas com idade igual ou superior a vinte e quatro meses, vacinadas com a B19 entre três e oito meses de idade.

    Teste do 2-ME (UI/mL) Interpretação

    < 25 negativo

    < 25 inconclusivo

    >25 positivo  

    C) Os microrganismos e o antígeno de Brucella podem ser detectados nos tecidos fetais por imunohistoquímica. CORRETA

    D) Os rebanhos leiteiros são acompanhados laboratorialmente com amostra de urina para pesquisar a presença de proteínas pelo teste de Rivalta. ERRADA

    e) Raramente ocorrem reações falso-negativas das vacas infectadas, antes ou depois do parto. ERRADA

    IN nº10 de 03 de Março de 2017 Art. 24. Os testes sorológicos de diagnóstico para brucelose serão realizados em animais identificados individualmente, de acordo com os seguintes critérios: I - fêmeas com idade igual ou superior a vinte e quatro meses, se vacinadas com a B19; II - fêmeas com idade igual ou superior a oito meses, se vacinadas com a RB51 ou não vacinadas; e III - machos com idade igual ou superior a oito meses, destinados à reprodução. § 1 o Fêmeas submetidas a testes sorológicos de diagnóstico de brucelose no intervalo de quinze dias antes até quinze dias depois do parto ou aborto, cujos resultados sejam negativos, deverão ser retestadas entre trinta a sessenta dias após o parto ou aborto.