SóProvas


ID
1762510
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) surgiram para, entre outras razões, introduzir algumas nuanças no atual modelo de globalização, destacando-se:

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Desde a sua criação, o BRICS tem expandido suas atividades em duas principais vertentes: (i) a coordenação em reuniões e organismos internacionais; e (ii) a construção de uma agenda de cooperação multissetorial entre seus membros.

    Com relação à coordenação dos BRICS em foros e organismos internacionais , o mecanismo privilegia a esfera da governança econômico-financeira e também a governança política. Na primeira, a agenda do BRICS confere prioridade à coordenação no âmbito do G-20, incluindo a reforma do FMI. Na vertente política, o BRICS defende a reforma das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança, de forma a melhorar a sua representatividade, em prol da democratização da governança internacional. Em paralelo, os BRICS aprofundam seu diálogo sobre as principais questões da agenda internacional.

    http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3672&catid=159&Itemid=436&lang=pt-BR

  • Histórico do BRICS

    A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) iniciou-se de maneira informal em 2006, com reunião de trabalho à margem da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2007, o Brasil assumiu a organização do encontro à margem da Assembleia Geral e, nessa ocasião, verificou-se que o interesse em aprofundar o diálogo merecia a organização de reunião específica de Chanceleres do então BRIC (ainda sem a África do Sul).

    A primeira reunião formal de Chanceleres do BRIC foi realizada em 18 de maio de 2008, em Ecaterimburgo, na Rússia. Desde então, o acrônimo, criado alguns anos antes pelo mercado financeiro, não mais se limitou a identificar quatro economias emergentes, passando o BRICs a constituir uma nova entidade político-diplomática.

    Desde 2009, os Chefes de Estado e de Governo dos BRICs se encontram anualmente. Nos últimos sete anos, ocorreram sete reuniões de Cúpula, com a presença de todos os líderes do mecanismo:

    I Cúpula: Ecaterimburgo, Rússia, junho de 2009;II Cúpula: Brasília, Brasil, abril de 2010;III Cúpula: Sanya, China, abril de 2011;IV Cúpula: Nova Délhi, Índia, março de 2012;V Cúpula: Durban, África do Sul, março de 2013;VI Cúpula: Fortaleza, Brasil, julho de 2014 eVII Cúpula: Ufá, Rússia, julho de 2015.

  • Por ser formado por países emergentes, o Brics é um bloco que busca mais espaço e voz nos locais de decisão da governança internacional. Além disso, defendendo os interesses dos países em desenvolvimento, contesta o modelo atual de globalização, em que se predomina uma visão neoliberal. Traz como alternativas a esse modelo as diferentes dinâmicas presentes nos seus países membros, onde o Estado é visto como principal promotor de políticas sociais, resgatando-se traços de um Estado de bem estar social.

     A resposta correta é a letra A.