SóProvas


ID
1762633
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Nhenhenhén - Conversa interminável, monótona. Vem do tupi nheem, falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os nativos, que aqui estavam já havia séculos, não entenderam patavina da estranha falação daqueles lusitanos barbudos e emplumados que desceram de barcos tão enormes, tão esquisitos. Deu-se um diálogo de verdadeiro nhenhenhém dos dois lados, ninguém se entendia, todos perplexos. Nos dias atuais, essa antiga expressão dos silvícolas ainda permanece vivíssima. Na palavra de certos demagogos e em arengas para plenários sonolentos, por exemplo...

                             (COTRIM, Márcio. O Pulo do Gato 2. São Paulo: Geração Editorial, 2009. p. 25)

Ao final do texto, o autor fala em “demagogos” e “arengas”. “Demagogos” podem ser entendidos como pessoas ambiciosas que manipulam os outros para obter proveitos, e “arengas” são discursos feitos em público. Nesse sentido, ao usar essas duas palavras, o autor pretende atribuir ao termo “nhenhenhém” um sentido:

Alternativas
Comentários
  • negativo - D!

  • O autor tem um ponto de vista negativo referente aos demagogos e arengas, não está fazendo nenhuma piada, nem transmite exagero, sofisticidade não tem nada a ver. Logo a alternativa "D" parece mais conveniente.

  • Não está fazendo nenhuma piada

  • O autor, através dessas palavras, busca trazer um sentido negativo para o termo destacado.