SóProvas


ID
1763086
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais.


    - Questiona a autoridade do Papa;



    Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegando mesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.



    Fonte:http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/03.htm



    Deus é contigo!


  • A causa imediata da Reforma Protestante foi a crise moral da Igreja, cujo poder e abusos contrastavam com suas pregações. Até seus líderes supremos, os papas, envolveram-se em desmandos: Sisto IV entregou diversos cargos e benefícios eclesiásticos a seus familiares; Alexandre VI teve amantes e filhos; Leão X não mediu meios para a obtenção de recursos para a construção da Basílica de São Pedro.

      Em suma, a vida desregrada, a opulência e o luxo do alto clero, a venda de cargos eclesiásticos, os conflitos em Roma, a venda de “relíquias sagradas" e de indulgências ( absolvição papal a pecados cometidos) transformaram a Igreja em alvo de contundentes contestações.




     A resposta correta é a letra A. 






  • Resolução:

    Para a Reforma Luterana, a venda das indulgências foi o fator que a desencadeou; contudo, esse não foi o fator que desencadeou a Reforma Anglicana e nem a Reforma Calvinista. Já a autoridade papal foi, sim, um fator comum às três reformas.

    Resp.: A

    Fonte: https://www.blogdovestibular.com/questoes/questao-comentada-reformas-protestantes.html