SóProvas



Questões de Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos


ID
346849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período
medieval, julgue os itens seguintes.

Renascimento e Reforma Religiosa integram o contexto de transformação profunda que, na Europa, marcou a passagem da Idade Média aos Tempos Modernos.

Alternativas
Comentários
  • Sim, o renascimento e a reforma protestante são contexto da idade moderna.

    Gab- C

  • Gabarito (C)

    A Idade Moderna é a divisão convencionada pelos historiadores para caracterizarmos a sociedade europeia entre os séculos XIV e XVIII. 

    Este período caracteriza-se por:

    Formação das monarquias nacionais,

    A expansão marítima,

    A colonização da América,

    Renascimento Cultural,

    Reforma Religiosa.

    Bons estudos!

  • GABARITO - CERTO

    REFORMA PROTESTANTE - Foi um movimento religioso, político e econômico que criticava as bases e os dogmas da Igreja Católica.

    A Reforma Protestante, ocorreu concomitantemente a renascença e à constituição das monarquias nacionais. Nesse sentido, a Reforma veio para basilar culturalmente os novos Estados, reformulando a interpretação católica, que drenava poder desses nascentes Estados.

    Causas:

    • Indulgências - Prática da Igreja Católica de vender perdões.
    • Usura - Financiamento/Empréstimos para financiar negócios, cobrando juros. Prática proibida pela igreja.
    • Opulência - A vida pecaminosa marcada pela luxúria e riqueza dos representantes da Igreja.

    Reformas:

    Lutero -

    • Todos podem interpretar as palavras de Deus.
    • O servo do Senhor não precisa de que um padre fale em nome de Deus, basta ler.
    • A fé é quem salva.
    • Luteranismo

    Calvino -

    • Feita para burguesia
    • A fé está intrinsecamente ligada ao esforço e desenvolvimento material.
    • Puritanismo
  • Gabarito : Certo.


ID
516091
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Reforma foi um movimento religioso ocorrido no século XVI, marcado pelo surgimento de novas religiões cristãs. Dentre suas consequências, observamos

Alternativas
Comentários
  • e) a tentativa da Igreja Católica de se fortalecer novamente, promovendo uma reorganização da Instituição e reafirmando princípios tradicionais.


    Para manter o poder sobre seus fiéis, a Igreja Católica teve de revisar muitos aspectos que desfavorecia em relação as Reformas Protestantes.  Do ano de 1545 a 1563 o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, que era um concílio ecumênico realizado pelo alto Clero Católico, a fim de impedir os avanços protestantes no mundo.

    Características do  Concílio de Trento:

    º Reafirmação dos dogmas Católicos;

    º Salvação pela caridade (boas obras);

    º Manutenção da Hierarquia Eclesiástica;

    º Manutenção do culto aos santos;

    º Preservação da Autoridade Papal;

    º Suspensão da venda de indulgências;

    º Manutenção do celibato clerical;

    º Criação de Seminários;

    º Tribunal da Santa Inquisição;

    º Índex Librorum Proibitorum ou Índex (lista de livros proibidos aos fiéis católicos);

    º Criação da Companhia de Jesus (ordem dos jesuítas responsáveis, entre outras coisas por catequizar e converter nativos americanos em católicos).

  • GABARITO - E

    Após a Igreja Católica ter perdido diversos fiéis devido a Reforma Protestante, a mesma tentou reconquistar eles para que pudessem retomar o seu lugar de soberania. Para isso, a igreja teve que rever suas atitudes e aprimorar seu modelo.


ID
516391
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente os itens abaixo.

I– crise moral da Igreja Católica

II– desenvolvimento dos Estados Nacionais

III– conflito social entre a burguesia e a religião protestante

IV– progresso do capitalismo comercial V– surgimento do humanismo


Assinale a única alternativa em que todos os itens listam causas da Reforma Protestante
.

Alternativas
Comentários
  • Letra E é a alternativa correta, pois a sentença " III– conflito social entre a burguesia e a religião protestante " está incorreta. O Verdadeiro conflito era entre a burguesia e a Igreja Católica que proibia usura(acumulação de riquezas), isto é, a questão é uma pegadinha daria para matar só eliminando essa opção.

  • Pegadinha mesmo!

  • A EsPCEx só podia estar de brincadeira

  • ATE EU CAI NESSA PEGADINHA. KKKKK

  • ALTERNATIVA (E)

    1- CRISE MORAL DEVIDO O DESENTENDIMENTO DE IDEAIS PREGADOS PELA IGREJA CATÓLICA. (CORRETA)

    2-COM O FIM DO FEUDALISMO E COM O SURGIMENTO DOS ESTADOS NACIONAIS, CRESCIA TAMBÉM OS INTERESSES ECONÔMICOS DA BURGUESIA OS QUAIS ERAM BARRADOS PELOS DOGMAS IMPOSTOS PELA IGREJA CATÓLICA. (CORRETA)

    3- A BURGUESIA ERA FAVORÁVEL À RELIGIÃO PROTESTANTE (ERRADA)

    4- COM O PROGRESSO DO CAPITALISMO, GEROU A NECESSIDADE DE OBTER MAIS LUCRO, CONTUDO LEMBRA, A IGREJA NÃO PERMITIA ISSO TBM (CORRETA)

  • A III está em quase todas, paralelamente está errada, dá pra matar essa questão facinho.


ID
655294
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significava reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Discordo da resposta, pois os grupos heréticos como os Cátaros, os Anabatistas, os Valdenses, foram grupos que surgiram como protesto, primordialmente  religioso, e não político, portanto a reforma ficou no campo religioso, portanto a resposta "E" não pode esta certa.
  • Gabarito: e)

    Respondendo ao questionamento do Bruno, a proposta dos anabatistas podia até ter, ao menos para eles, cunho apenas religioso, mas jamais seria vista assim pelos governos da época, fortemente ligados à religião católica ou a alguma vertente protestante. Além da proposta básica de só batizar adultos (fundamentada na escolha consciente do fiel, e não na imposição pelos pais), os anabatistas defendiam a separação entre Igreja e Estado. Por essas e outras, foram perseguidos tanto na esfera religiosa (crime de heresia) quanto civil (crime de subversão). 
    Para saber mais sobre o anabatismo, um bom texto é esse aqui: http://monergismo.com/raniere/anabatismo-o-movimento-mais-radical-e-mais-perseguido-da-reforma-protestante/
    Por fim, se até hoje vemos as religiões interferindo na política em tantos países (inclusive no Brasil), fica fácil entender que no século XVI as duas esferas eram muito mais ligadas. O item só diz que movimentos como o anabatismo extrapolaram, repercutiram além do âmbito religioso, o que é verdade para praticamente qualquer movimento religioso registrado nos livros de História!

    Veja como divulgar a Campanha Nota Justa)
  • O anabatismo surgiu devido ao cenário conflituoso gerado pela Reforma, a qual promoveu uma leitura mais ampla da Bíblia e assentou algumas das teses de Lutero. Assim, esses grupos anteriormente definidos pela igreja como um símbolo de servidão não aceitaram a manutenção daquele modelo, realizando protestos que foram altamente reprimidos, inclusive com o apoio de Lutero.


ID
663295
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XVI, com a ocorrência da Reforma e da Contra- reforma, católicos e protestantes, apesar de manterem o tronco comum no cristianismo, passam a divergir quanto às práticas e às explicações para suas crenças. Conside- rando as divergências, conclui-se que, em relação à hierarquia religiosa,

Alternativas

ID
668611
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Presente nos templos religiosos católicos, o barroco expressa a doutrina da Contrarreforma, ao mesmo tempo em que se opõe aos preceitos da Reforma Protestante. Nesse sentido, uma característica desse estilo encontra-se na

Alternativas

ID
675646
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia estes trechos:

I - “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justifcar.”

II - “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fm de conservar a paz, a unidade e a tranqüilidade do reino...”

III - “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”

A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afrmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas

Alternativas

ID
737383
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a expansão do Império Carolingio. analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O combate ao cristianismo aliado a uma política expansionista proporcionou grandes conquistas territoriais.

II. Reformas de caráter social que privilegiavam a educação e a cultura deram impulso ao chamado Renascimento Carolíngio.

III. A fragmentação do Império Carolíngio deslocou o eixo de poder político- administrativo dos reinos, com o fortalecimento dos senhores das terras, originando a sociedade feudal.

Alternativas
Comentários
  • I)Errada .O Império Carolingio se apoiou na igreja para a mesma avaliar e justificar seus atos, já que Carlos Magno foi coroado o Imperador dos romanos pelo Papa Leão

    II)Certo . Na cultura, recuperaram algumas coisas da antiguidade clássica. Na educação, criaram-se as 7 artes liberais (trivio e quadrivio)

    III)Certo. O Império carolingio seguiu o modelo Franco de condados , ocorrendo uma fragmentação do Poder central, a única centralização que se tinha era a do missis dominicis, os quais eram responsáveis por fiscalizarem o Império

    LETRA D

    APMBB

  • O IMPÉRIO CAROLÍNGIO TEVE SEU AUGE DURANTE O REINADO DO REI CARLOS MAGNO FILHO DE PEPINO O BREVE (FUNDADOR DA DINASTIA CAROLÍNGIA E QUEM FEZ ALIANÇA COM A IGREJA). ELE FOI COROADO IMPERADOR DO SACRO IMPÉRIO ROMANO PELO PRÓPRIO PAPA LEÃO III, EXPANDIU A FÉ CATÓLICA PELA EUROPA, PROTEGEU A FRANÇA DE INVASÕES NÓRDICAS E DE MOUROS, INVESTIU EM CULTURA,CIÊNCIA,ESCOLAS E ESTUDO DO LATIM. PERÍODO QUE FICOU CONHECIDO COMO RENASCIMENTO CAROLÍNGIO, APÓS A MORTE DE CARLOS MAGNO, INICIOU-SE A DECADÊNCIA DO IMPÉRIO PRIMEIRO ATRAVÉS DO REI FRACO (LUÍS, O PIEDOSO) E DEPOIS ATRAVÉS DE SEUS FILHOS QUE DIVIDIRAM O IMPÉRIO EM 3 PARTES AATRAVÉS DO TRATADO DE VERDUM. APÓS ESSA DIVISÃO, O IMPÉRIO PERDEU FORÇAS E CAIU PARA AS INVASÕES NÓRDICAS TRANSFORMANDO-SE EM FEUDOS. QUEM ASSISTIU À SÉRIE VIKINGS, ELA PASSA JUSTAMENTE NESSA PARTE EM QUE A FRANÇA JÁ ERA FEUDO. TANTO QUE AQUELE REI LÁ "BUNDÃO" FALA DO CARLOS MAGNO QUE ERA PIKA


ID
737389
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto da Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A centralização monárquica tensionou o relacionamento entre os reis e a Igreja, uma vez que esta, além de ter o domínio espiritual sobre a população, também exercia poder temporal, sobre tudo, através da cobrança de tributos feudais, oriundos das suas vastas extensões de terras.

II. As correntes teológicas do "tomismo" e a "agostiniana" consideravam que a salvação estava no livre arbítrio e nas boas obras, o que incentivou o discurso protestante dentro da própria Igreja.

III. A Paz de Algsburgo estabelecia o princípio de que cada governante do Sacro Império Romano-Germânico poderia escolher sua religião e a de seus súditos.

IV. Os "anabatistas", camponeses liderados por Thomas Münzer, viram na subordinação da Igreja ao Estado a possibilidade de romper com a estrutura feudal e passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza.

V. O Calvinismo, modelo religioso defendido por João Calvino, expandiu-se mais rapidamente que o Luteranismo, e seus seguidores foram chamados de presbiterianos - na Escócia; huguenotes - na França; e puritanos na Inglaterra.

Alternativas
Comentários
  • se vc sabe que a I e V ta certa vc mata a questao.... as outras alternativas tava dificeis mesmo


ID
795982
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao longo do século XX e no atual, a questão religiosa esteve na base de muitos conflitos no mundo, a exemplo das guerras entre católicos e protestantes na Irlanda. Todavia, os conflitos entre católicos e protestantes remotam ao início da modernidade, quando ocorreu a Reforma Protestante
na Europa. Esse movimento representou a cisão do Cristianismo, rompeu­se a unidade da fé cristã e do domínio exercido pela Igreja Católica, que haviam caracterizado a Europa medieval. A Igreja reagiu, organizou a Contra­Reforma. Com relação às idéias e práticas dos reformistas (protestantes e da contra­reforma católica), podemos afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - letra D.

    Não havia só os luteranos como reformadores protestantes, havia também os calvinistas e anglicanos.


ID
796267
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a Reforma Religiosa.

I. A Igreja Anglicana conservou a estrutura e os dogmas da Igreja Católica, com pequenas alterações. Não foi feita uma reforma profunda nos costumes do clero, que passou a ser visto pela população como um aliado da Coroa, o que facilitou o surgimento e a disseminação de uma série de religiões puritanas e protestantes, normalmente perseguidas pelos reis ingleses.

II. Lutero era um admirador dos escritos de João Huss, herege queimado pela Igreja em 1415, especialmente de suas ideias sobre a liberdade da Igreja diante dos papas, sobre a liberdade de consciência individual diante do concílio e sobre a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade apostólica.

III. Um aspecto importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.

IV. O Anabatismo e o Puritanismo representam movimentos religiosos que estavam em convergência com os poderes locais e proclamavam o princípio da individualidade, enfatizavam o discurso da propriedade privada, assemelhando-se ao Calvinismo, que determinava a desigualdade social, através da teoria da predestinação.

Assinale a alternativa que indica a (s) afirmativa (s) correta (s).

Alternativas

ID
799720
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O papel fundamental desempenhado pela impressão na divulgação das ideias protestantes ficou claro desde o século XVI. Lutero estava perfeitamente consciente do efeito positivo dessa invenção: “A imprensa é o último dom de Deus e o maior. De fato, por esse meio, Deus queria tornar conhecida a causa da verdadeira religião a toda a terra, até as extremidades do mundo”. (POTON, s/d, p. 36).

Para reagir contra a propaganda protestante, por meio da imprensa, a Igreja Católica Romana

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O Index era uma lista com todas as obras proibidas pela igreja. Ela era atualizada periodicamente, de acordo com o surgimento de novas obras.

    No Index eram vetadas publicações que fizessem referência a qualquer tipo de heresia, superstição ou magia, que defendesse questões polêmicas ou que tratasse com desrespeito assuntos religiosos.

    Obras como O espírito da Lei e Cartas Persas, de Montesquieu, Notre Dame de Paris, de Victor Hugo, e Origem das Espécies, de Charles Darwin, eram algumas destas obras proibidas.

    Fonte: www.blogodorium.com.br


ID
865270
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podemos afirmar que um dos instrumentos da Contrarre forma, no século XVI, foi

Alternativas
Comentários
  • REAFIRMAÇÃO DOS DOGMAS RELIGIOSOS, CRIAÇÃO DO INDEX (GABARITO, LISTA DE LIVROS PROIBIDOS PELA SANTA IGREJA CATÓLICA).


ID
923962
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a reforma protestante, surge um movimento em que a maioria dos convertidos era recrutada nas massas camponesas e nos trabalhadores urbanos, cujas dificuldades materiais e inquietações religiosas não foram levadas em conta por outros reformadores, identificados com as classes dominantes. Identifique a qual corrente do movimento reformista o enunciado faz referência.

Alternativas
Comentários
  • Letra c)

    O movimento Anabatista, liderado por Thomas Münzer, pregou uma leitura da Bíblia de que Jesus era pobre e vivia em meio aos pobres. Além disso, a partir da leitura de diversas passagens da Bíblia, Münzer defendeu que a propriedade feudal deveria ser dividida com os camponeses. 

    O movimento religioso anabatista tornaram-se um importante movimento anti-feudal, e vários camponeses partiram para a luta armada contra os príncipes feudais alemães. Lutero apoiou a reação dos senhores feudais. Münzer foi preso e decapitado e mais de 100.000 camponeses mortos.

  • A exploração do trabalho dessa época, a dificuldade nas condições de vida e a falta de mobilidade e ascensão social foram fatores que propiciaram que os Anabatistas pudessem criar uma consciência social e buscar formas alternativas de organização social, baseadas na vida em comunidade e Igreja. Dessa forma, havia igualdade entre todos os indivíduos daquela sociedade. Eles buscam em na religião uma forma de expressar a discordância com a situação vivida por eles.

  • ANABATISTAS.

    Este movimento pregava o não batismo, um movimento considerado herege na época, a classe camponesa defendia isso com veemência e viram em M.Lutero um alicerce para se pendurar, no entanto esse não aprovou seus movimentos e sim os nobres, uma vez que eles dão proteção .

    LETRA C

    APMBB

  • por que não poderia ser a letra e?

  • O anabatismo rejeitava o batismo em idade infantil, pois alegava que os indivíduos deveriam ser batizados apenas quando estivessem aptos e maduros para fazê-lo, na idade adulta. Os anabatistas se associaram ao luteranismo, pois viam nele uma força aliada na subversão das premissas católicas.

    Os anabatistas reivindicavam o modelo igualitarista da Era Apostólica. Com isso, almejavam a partilha das riquezas que estavam sob a posse de aristocratas abastados e de clérigos. Essa reivindicação partiu, inicialmente, de nobres de baixo prestígio social, isto é, cavaleiros que não tinham propriedades nem heranças de valores vultosos.

    Resposta: C


ID
1025485
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Deus meu, não se cansando os hereges e os inimigos... de semear continuamente os seus erros e heresias no campo da Cristandade, com tantos e tantos livros perniciosos que são republicados a cada dia, é necessário que não se durma, mas que nos esforcemos para extirpá-los ao menos nos lugares onde isso seja possível.

(Cardeal Robert Bellarmino,1614.)

Tendo em vista o contexto da época, pode- se inferir que os hereges e os inimigos aos quais o autor se refere eram, principalmente, os

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    Fica claro no texto que havia uma certa perseguição da igreja católica sobre aqueles que iam contra suas doutrinas, e quem são esses? Os próprios protestantes, que iam contra as atitudes da igreja.

    CAVEIRA!


ID
1034563
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre o período final da época medieval e o início da modernidade, a Europa viveu um conjunto de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. No plano da cultura, tais transformações deram origem ao Renascimento e à Reforma Protestante. A respeito desses movimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1048723
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podemos afirmar que um dos instrumentos da Contrarreforma, no século XVI, foi

Alternativas
Comentários
  • As principais características da Contra-reforma foram o combate à heresia, com a retomada do Tribunal do Santo Ofício; a proibição de livros, e uma campanha para catequização na América, decisões firmadas em 1545.

    Letra E


ID
1103014
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das possibilidades de cidadania.

Sobre as conquistas intelectuais advindas com a Reforma é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando ele quer a Incorreta

    a) Correta, pelo motivo de que foi a própria igreja que fez a contrarreforma eles reconheceram alguns dos erros, diminuiram as indulgências , porém alguns dogmas foram mantidos.

    b) Correto, como falei na letra A, a igreja fez a contrarreforma a fim de não perder fieis como a questão diz "elaborando obras curtas sobre a moral e a prática da fé."

    c) Correto, quando teve a tradução da biblía podemos dizer que várias pessoas de outros países começaram a procurar a ler a biblía

    d) Corrreto, a igreja tava se incomodando com isso pois muita gente tava lendo a biblía o que acabava que a galera pensava por que eu vou botar tanta fé no papa como antes se quem salva realmente é Deus?? E Por que eu vou ficar botando muita fé no papa se eu me conecto com Deus todos os dias quando leio a biblía?

    e) Incorreta, quando ele fala " As traduções mais livres da Bíblia permitiram a liberalidade dos costumes" Errado, primeiro a igreja se incomodou com as traduções e segundo que elas não permitiam a liberdade de qualquer costumes


ID
1110724
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A reação ao movimento transgressor veio com as seguintes medidas:

1ª) O latim continuou sendo a língua oficial;

2ª) Criação de catecismos e seminários para a formação de sacerdotes;

3ª) As doutrinas, os dogmas e os ritos contestados foram rigorosamente mantidos e reafirmados;

4ª) Criação da Companhia de Jesus;

5ª) Índex Librorum Proibitorum ou Índex;

6ª) Inquisição.

Essas medidas foram produzidas ao longo do século XVI e tiveram um grande impacto no mundo religioso europeu. Os seis itens acima são frutos da

Alternativas
Comentários
  • a) Contrarreforma.


    CONTRARREFORMA CATÓLICA

    Para manter o poder sobre seus fiéis, a Igreja Católica teve de revisar muitos aspectos que desfavorecia em relação as Reformas Protestantes.  Do ano de 1545 a 1563 o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, que era um concílio ecumênico realizado pelo alto Clero Católico, a fim de impedir os avanços protestantes no mundo.

    Características do  Concílio de Trento:

    º Reafirmação dos dogmas Católicos;

    º Salvação pela caridade (boas obras);

    º Manutenção da Hierarquia Eclesiástica;

    º Manutenção do culto aos santos;

    º Preservação da Autoridade Papal;

    º Suspensão da venda de indulgências;

    º Manutenção do celibato clerical;

    º Criação de Seminários;

    º Tribunal da Santa Inquisição;

    º Índex Librorum Proibitorum ou Índex (lista de livros proibidos aos fiéis católicos);

    º Criação da Companhia de Jesus (ordem dos jesuítas responsáveis, entre outras coisas por catequizar e converter nativos americanos em católicos).

  •   Tomada de surpresa com o avanço da Reforma pela Europa, a Igreja Católica não reagiu imediatamente no plano doutrinário, limitando-se a medidas de repressão. O avanço, porém, continuava. Como resposta, em 1534, frei Inácio de Loyola, um monge espanhol, fundou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi concebida para enfrentar o espírito da Reforma. Era o primeiro passo da Igreja para passar à contra-ofensiva. Como parte dessa reação, em 1543, a Santa Sé instituiu o Índex- catálogo de livros de leitura proibida aos fiéis, por serem considerados perniciosos à fé.

        Com o propósito de assegurar a unidade da fé católica, o papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, que se reuniu a partir de 1545. O conclave, que encerrou seus trabalhos em 1563, organizou a contrarreforma católica, adotando alguns pontos principais:

        -> Confirmou e definiu com precisão os dogmas e rituais católicos como:  a presença real de Cristo na eucaristia, a salvação pela fé e pelas obras, os sete sacramentos etc.;

       -> adotou medidas no sentido de aprimorar a formação moral do clero;

       -> reorganizou o Tribunal de Inquisição, que ficou encarregado de combater a Reforma.

       Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.

  • "A reação ao movimento transgressor"

    A igreja católica já existia, criou -se um movimento transgressor( Reformas)

    então quem reagiu? A igreja

    A igreja agiu contra a reforma, contrarreforma

    Questão tão simples que nem precisa entender sobre o assunto para respondê-lo

    Letra a

    APMBB

  • GABARITO - A

    A contrarreforma foi a tentativa de reafirmar a fé cristã, e também retomar o grande poder que a igreja católica tinha antes de ser criticada por Martinho Luterona reforma protestante!

    Bons estudos, caveira!


ID
1153441
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”.

Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo:
Companhia das Letras, 1987, p. 113.

O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica

Alternativas
Comentários
  • Domenico Scandella, também conhecido por Menocchio, era um moleiro nascido em 1532 na vila de Montereale, 25 quilômetros ao norte de Pordenone, Itália. Foi influenciado pela Reforma Protestante, que o impulsionou a questionar os dogmas e sacramentos da Igreja católica. 


ID
1179724
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As palavras de Lutero não foram ao encontro apenas das angústias espirituais de uma Alemanha dividida mas, também, revelaram-se interessantes às controvérsias humanas. Cavaleiros, nobres, mercadores, muitos nutriam desconfianças por Roma, e, ao mesmo tempo, mostravam-se ávidos por incorporarem suas riquezas. A defesa que Lutero fazia da dependência exclusiva de Deus atraiu esses indivíduos.

(Patrícia Woolley, Um destino. Revista de História da Biblioteca Nacional, 08.01.2013. Adaptado)

Entre outros fatores, as desconfianças de que trata o texto estavam relacionadas

Alternativas
Comentários
  • A persistência da fragmentação política no Sacro Império Romano-Germânico mantinha a força e o poder material da Igreja, sobretudo pela cobrança de dízimos. Esse poder se somava ao número excessivo de festas religiosas e aos abusos no culto das relíquias. Tudo isso gerava desconfiança e indignação em diversos grupos sociais e possibilitou o apoio à contra-reforma de Lutero.
    A resposta correta é a letra B. 


  • GABARITO B 

     

  • Gabarito (B)

    O excerto abordado traz uma temática fundamental para os estudos do período da História Moderna: Reforma Protestante onde ocorrida sob a liderança de Martinho Lutero. Lutero afixou uma série de questões que acreditava serem contrárias a determinadas práticas da Igreja Católica, popularmente conhecidas como as suas “95 Teses”. Elas diziam respeito à venda de indulgências (ou seja, o perdão dos pecados), ao luxo excessivo, dentre outras práticas existentes no Catolicismo.

    Ademais, procurava reduzir a influência que determinados eclesiásticos possuíam sobre a sociedade, muitas vezes tendo maior poder de decisão do que aquilo que o próprio livro sagrado (a Bíblia) defendia, sem contar as críticas de Lutero às grandes propriedades de terras que a Igreja Católica detinha, as quais não deveriam ser acumuladas pela Igreja diante dos problemas sociais pelos quais a sociedade passava.

    Fonte: Estratégia Concursos.

    Foco e Perseverança!! Bons Estudos!!

  • E SO LEMBRAR QUE OS PADRES ATUALMENTE PEDEM MUITO DINHEIRO PARA FAZER UMA COISA OU OUTRA. KKKKKKK

    LETRA.B

  • Filme bom que trata essa temática é Lutero.

    à quem interessar aqui esta o link: https://www.youtube.com/watch?v=b2CawpNUXww

  • Procurava reduzir a influência que determinados eclesiásticos possuíam sobre a sociedade, muitas vezes tendo maior poder de decisão do que aquilo que o próprio livro sagrado (a Bíblia) defendia, sem contar as críticas de Lutero às grandes propriedades de terras que a Igreja Católica detinha, as quais não deveriam ser acumuladas pela Igreja diante dos problemas sociais pelos quais a sociedade, no presente caso alemã, passava. 

    LETRA B


ID
1496629
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com seus conhecimentos a respeito da Reforma Protestante, ocorrida na Europa durante o século XVI, relacione a COLUNA A com a COLUNA B e, em seguida, marque a alternativa correta, de cima para baixo.

COLUNA A
1 – Henrique VIII
2 – João Calvino
3 – Martinho Lutero

COLUNA B
( ) Criou uma igreja inicialmente sem grandes modificações em termos de doutrina e culto comparativamente à católica, mas a idéia de igreja nacional e de catolicismo sem Roma teve em sua ação maior expressão que nos demais países – tornou-se chefe supremo desta igreja através da aprovação pelo Parlamento do “Ato de Supremacia” (1534).
( ) Condenou a venda de indulgências (perdão dos pecados), pois acreditava que a salvação da alma resultava da fé e que as boas obras em nada influíam para a salvação.
( ) Pregava o rigor da disciplina, a valorização moral do trabalho e da poupança, oferecendo aos setores burgueses uma justificativa religiosa sólida a suas atividades.
( ) Negou o ato da transubstanciação (transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo), sugerindo que a mesma fosse vista apenas como a bênção sagrada do pão e do vinho, que ele chamou de consubstanciação.
( ) Se mostrou favorável a livre interpretação da Bíblia, a uma igreja nacional livre da hierarquia romana, o celibato dos padres desapareceria, haveria apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.

Alternativas
Comentários
  • Henrique VIII - Criou uma igreja inicialmente sem grandes modificações em termos de doutrina e culto comparativamente à católica, mas a ideia de igreja nacional e de catolicismo sem Roma teve em sua ação maior expressão que nos demais países – tornou-se chefe supremo desta igreja através da aprovação pelo Parlamento do “Ato de Supremacia” (1534).

    Martinho Lutero - Condenou a venda de indulgências (perdão dos pecados), pois acreditava que a salvação da alma resultava da fé e que as boas obras em nada influíam para a salvação.

    João Calvino - Pregava o rigor da disciplina, a valorização moral do trabalho e da poupança, oferecendo aos setores burgueses uma justificativa religiosa sólida a suas atividades.

    Martinho Lutero - Negou o ato da transubstanciação (transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo), sugerindo que a mesma fosse vista apenas como a bênção sagrada do pão e do vinho, que ele chamou de consubstanciação.

    Martinho Lutero - Se mostrou favorável a livre interpretação da Bíblia, a uma igreja nacional livre da hierarquia romana, o celibato dos padres desapareceria, haveria apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.

    Resposta: D


ID
1573999
Banca
SENAC-SP
Órgão
SENAC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

(...) a mudança do agir no campo da atividade ética levou à necessidade de racionalizar a ação até o máximo, para obter um sucesso terreno que era avaliado, antes de tudo, em termos éticos-religiosos. O mecanismo que daí nasceu e que estimulou não ao consumo, mas à poupança para poder reinvestir em novas atividades econômicas, teria dado lugar à acumulação primária, demonstrando assim a importância do Puritanismo como elemento propulsor do capitalismo.

                                                       (Norberto Bobbio et al. Dicionário de Política. Trad. Brasília, UnB, 1983) 


A alternativa, cuja afirmação relaciona-se corretamente com as ideias do texto, é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito:

     

    e) As doutrinas da Reforma protestante, particularmente do calvinismo, corresponderam ànecessidade da burguesia de umajustificativa ética para o lucro que obtinha com as suas atividades comerciais, que era desconsiderado pela Igreja Católica.


ID
1613041
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De forma contraditória, a Reforma Católica do século XVI teve entre seus líderes muitos cardeais humanistas que sustentavam ideais progressistas em relação aos problemas enfrentados pela Igreja, ideais estes sufocados durante o Concílio de Trento. Acerca da Reforma Católica ou Contrarreforma Protestante, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • letra d. O Concílio de Trento reativou a Inquisição, moralizou o papado, o bispado, instituiu educação ao baixo clero e reforçou dogmas cristãos (principalmente a partir da ação dos dominicanos e jesuítas).

  • Letra D. O Concílio de Trento reafirmou o poder do papa, manteve os sete sacramentos, proibição do casamento para padres e freiras,instalou o INDEX , reativou a Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício.

  • O pessoal pode cometer um equívoco ao achar que com a Contra-Reforma os dogmas católicos passaram a ser questionados, mas o que de fato aconteceu foi a sua reafirmação. O que houve nesse Concílio foi mais uma moralização do que alteração. Cabe ressaltar que houve alterações, como o fim das indulgências.

  • d) O Concílio de Trento criou uma Igreja mais rígida e que reafirmou seus dogmas, negados pelo protestantismo.

     

     

    O Concílio de Trento foi uma reação da Igreja Católica à Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero na primeira metade do século XVI.  O Concilio  buscou condenar as novas doutrinas protestantes, além de reafirmar os dogmas da fé católica.

     

     

    Reafirmou os dogmas católicos:

    * Salvação através da caridade (boas obras).

    * Confirmação do culto aos santos e da hierarquia eclesiástica.

    * Infalibilidade do Papa.

    * Suspensão da venda de Indulgências e dos cargos eclesiásticos.

    * Manteve o celibato clerical e a criação dos seminários.

    * Elaborou o Index Proibitorium.

    * Estabeleceu o Tribunal da Inquisição.

    * Companhia de Jesus.

    * Criada em moldes militares, contribuiu para a expansão do catolicismo no novo mundo (América), África e Ásia.

  • a) A Contrarreforma trouxe a inquisição de volta e trouxe uma lista de proibição de livros. ITEM INCORRETO.

    b) A Contrarreforma queria frear o Protestantismo, e não se reconciliar com este. ITEM INCORRETO.

    c) A Contrarreforma trouxe a inquisição de volta. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) O protestantismo valeu-se da criação da imprensa, enquanto o catolicismo via nesta invenção uma “inimiga”. ITEM INCORRETO.

    Gabarito: D


ID
1614136
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O ódio contra o clero, muito extenso, desempenhou o seu papel (...). A cobiça, o endividamento e os cálculos políticos, também devem ser levados em conta. Mas a mensagem dos reformadores, respondeu – isto é indubitável – a uma intensa sede espiritual que a igreja oficial foi incapaz de satisfazer (...) os pregadores da reforma não necessitaram de nenhum apoio político para atrair seus partidários, ainda que esse apoio se fizesse necessário para consolidar os resultados alcançados pelo ataque inicial dos profetas. Não se pode esquecer que, em seus inícios, a Reforma foi um movimento espiritual com uma mensagem religiosa."

Lucien Febvre apud MARQUES, Adhemar Martins; BERUTTI, Flavio Costa, FARIA, Ricardo de Souza. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto, 2005 - coleção textos e documentos - 3.

Em relação aos movimentos religiosos que atingiram a Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O rei Henrique VIII fundou o alglicanismo primeiramente, por interesse pessoal, pois queria se divorciar de Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena, e o Papa não aceitou seu pedido. Com isso, influenciado pela nobreza, ele decidiu criar uma nova religião, na qual ele seria o líder, e rompeu com a Igreja Católica.


ID
1631404
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O ódio contra o clero, muito extenso, desempenhou o seu papel (...). A cobiça, o endividamento e os cálculos políticos, também devem ser levados em conta. Mas a mensagem dos reformadores, respondeu – isto é indubitável – a uma intensa sede espiritual que a igreja oficial foi incapaz de satisfazer (...) os pregadores da reforma não necessitaram de nenhum apoio político para atrair seus partidários, ainda que esse apoio se fizesse necessário para consolidar os resultados alcançados pelo ataque inicial dos profetas. Não se pode esquecer que, em seus inícios, a Reforma foi um movimento espiritual com uma mensagem religiosa.”
Lucien Febvre apud MARQUES, Adhemar Martins; BERUTTI, Flavio Costa, FARIA, Ricardo de Souza. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto, 2005 - coleção textos e documentos - 3.

Em relação aos movimentos religiosos que atingiram a Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O anglicanismo apresenta uma fusão de elementos católicos com elementos calvinista ().

    Erro da questão:Essa discordância teve como consequência a ruptura definitiva com a Igreja Católica

  • quem foi o primeiro teólogo a se posicionar contrário a igreja, pessoal

  • Na verdade Henrique VIII queria se divorciar de Catarina de Aragão, para, posteriormente, se casar com Anne Boleyn, mas o papa Clemente VII “vetou” o divórcio. Logo, o Rei quebrou os laços com a Igreja e criou a Igreja Anglicana.

  • Como o victor magalhaes falou o erra tá em quando ele fala " Essa discordância teve como consequência a ruptura definitiva com a Igreja Católica" , Isso tá errado pelo motivo de que a igreja Anglicana tem traços da igreja católica muda poucas coisas Ex: Pode se casar mais de uma vez na igreja Anglicana


ID
1650226
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As 95 teses do Padre Martinho Lutero, fixadas na porta da Catedral de Wittenberg em 1517, demarcaram a transição para uma nova fase da história do cristianismo. Dentre sua repercussão mais destacada está:

Alternativas
Comentários
  • Martinho Lutero condenou, veementemente, os atos de simonia, especialmente, as vendas de indulgência da igreja católica, pois acreditara que a salvação dá-se pela fé , e não pelos atos praticados

    Letra C

    APMBB

  • Mel, devemos lembrar que a venda de indulgências dos católicos foi o cume da manifestação de Lutero.


ID
1650235
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Concílio de Trento, ocorrido entre 1545 e 1563, foi o cerne da reação da Igreja Católica à expansão protestante durante a Reforma. Dentre as medidas de reforço do poder espiritual católico em fins da Idade Média estava(m):

Alternativas
Comentários
  • D- a ênfase na ação do Tribunal do Santo Ofício como executor da Santa Inquisição, o que significou perseguição sistemática às heresias. 

     

  • q questao linda...

    a letra C nao pode ser pq nao foi o foco da inquisiçao caçar só quem era adepto ao arianismo ( corrente filosofica que separava deus de jesus e afirmavam que jesus era uma pessoa e deus era outra, diferente da igreja catolica que acrediatava que jesus era Deus) os adeptos ao arianismo tbm eram perseguidos por heresia, mas nao foi particulamente isso que foi discutido no concilio ......

  • A igreja católica sempre perseguia seus opositores ( heréticos )

    O tribunal da inquisição sempre julgou os movimentos heréticos, mas agora, reativado, agirá veementemente contra os adeptos às reformas protestantes

    As perseguições eram tantas que foi até permitido aos reis católicos empreenderem perseguições de protestantes exemplo: Carlos V, rei da Espanha

    LETRA D

    APMBB


ID
1763086
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais.


    - Questiona a autoridade do Papa;



    Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegando mesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.



    Fonte:http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/03.htm



    Deus é contigo!


  • A causa imediata da Reforma Protestante foi a crise moral da Igreja, cujo poder e abusos contrastavam com suas pregações. Até seus líderes supremos, os papas, envolveram-se em desmandos: Sisto IV entregou diversos cargos e benefícios eclesiásticos a seus familiares; Alexandre VI teve amantes e filhos; Leão X não mediu meios para a obtenção de recursos para a construção da Basílica de São Pedro.

      Em suma, a vida desregrada, a opulência e o luxo do alto clero, a venda de cargos eclesiásticos, os conflitos em Roma, a venda de “relíquias sagradas" e de indulgências ( absolvição papal a pecados cometidos) transformaram a Igreja em alvo de contundentes contestações.




     A resposta correta é a letra A. 






  • Resolução:

    Para a Reforma Luterana, a venda das indulgências foi o fator que a desencadeou; contudo, esse não foi o fator que desencadeou a Reforma Anglicana e nem a Reforma Calvinista. Já a autoridade papal foi, sim, um fator comum às três reformas.

    Resp.: A

    Fonte: https://www.blogdovestibular.com/questoes/questao-comentada-reformas-protestantes.html


ID
1831195
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No livro “O Queijo e os Vermes", Carlo Ginzburg analisa a história do moleiro Menocchio diante da Inquisição, sob a acusação de subverter os preceitos religiosos da Igreja Católica em sua comunidade.

Leia o fragmento a seguir de “O Queijo e os Vermes" para responder à questão.

“Nos discursos de Menocchio, portanto vemos emergir, como que por uma fenda no terreno, um estrato cultural profundo, tão pouco comum que se torna quase incompreensível. Esse caso, diferentemente dos outros examinados até aqui, envolve não só uma reação filtrada pela página escrita [...]".

GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes: cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. 2006. 

Diante do exposto no fragmento e de seus conhecimentos sobre a História Social, leia as afirmativas a seguir.

I. A análise de Ginzburg sobre o “caso Menocchio", levou em consideração, do ponto de vista da História Social, o extrato da cultura oral para compreensão da cosmologia que o moleiro defendeu diante da Inquisição.

II. Ginzburg fez uma análise das questões apresentadas por Menocchio, partindo dos pressupostos da História Quantitativa.

III. Ao entender que Menocchio desenvolveu uma cosmologia pessoal e popular, Ginzburg fez uma compreensão dos fatos partindo dos pressupostos da demográfica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): 


Alternativas
Comentários
  • Essa questão é bem específica, recomendo que leiam esse link: https://medium.com/@lucaslsonda/o-queijo-e-os-vermes-carlo-ginzburg-livro-9c392f559225.

  • Gabarito: A

     

    Fiz a leitura recomendada pelo Felipe Leal. Vale a pena.

  • Eu li esse livro na faculdade e é sensacional. Aprende-se muito sobre a Idade Média e as relações povo-igreja e mundo europeu pós-Reforma Protestante.

    GAB: A

  • O livro O queijo e os vermes é um dos principais trabalhos da corrente historiográfica chamada de micro-história.


ID
1847491
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Reforma protestante foi um movimento ocorrido no século XVI que causou uma grande ruptura no mundo cristão e deu origem a novas doutrinas religiosas. Dentre os fatores que levaram a esse movimento, está (estão) o (a) (s):

Alternativas
Comentários
  •  A Reforma foi desencadeada a partir de críticas de membros do clero (Lutero) à prática de venda das indulgências (cartas cuja compra redimia parte dos pecados), conforme observado na alternativa B. Sobre as outras alternativas vale ressaltar que, a Igreja era crítica em relação ao lucro e à usura. A Inquisição não foi fator da Reforma, mas sim uma das reações da Igreja ao movimento reformador. A valorização do racionalismo e do cientificismo compunha o ambiente da época da reforma, mas não pode ser considerada fator do movimento, uma vez que o debate que deu início à reforma era de natureza teológica (tema da salvação da alma) e não científica. Além disso, o movimento iluminista é posterior à reforma em mais de dois séculos. O estímulo à livre interpretação da Bíblia estimulou o movimento, mas não foi promovido pelo Vaticano, mesmo porque o Estado da Igreja só foi oficializado no século XX.

    Resposta: B

    FONTE: GE

  • Porque a letra D estaria incorreta ?

  • Lucas Misael, no século XVI ainda é um pouco cedo para falar em Iluminismo.

    Força

  • LUCAS MISAEL, valorização do racionalismo e do cientificismo, além dos ideais iluministas. IDEIAS ILUMINISTAS FORAM SOMENTE NO SECULO XVIII, ALEM DISSO A IGREJA NAO IRIA VALORIZAR O RACIONALISMO NE

  • Alguns dos motivos primordiais:

    • Perca de influência por conta da peste negra, ou seja, fé abalada.
    • Algumas práticas que se contradizem dentro da mesma, como o nicolaísmo ( ruptura do celibato)
    • Venda de Indulgências
    • Atos de Simonias
    • Influência do Humanismo, isso é, estimulo do pensar

    LETRA B

    APMBB


ID
1850920
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação às Reformas Religiosas ocorridas na Europa no século XVI, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A Reforma Protestante foi uma resposta à força e ao poder material da Igreja Católica. Desenvolvida, a princípio, no Sacro Império Romano-Germânico, através de teólogos como Lutero e Calvino, esta reforma religiosa fazia críticas ao número excessivo de festas religiosas e aos abusos no culto das relíquias, cometidas pela Igreja Católica.

      Na Inglaterra, a reforma protestante teve início com o desejo do rei Henrique VIII em anular seu casamento com Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena. Diante da recusa do papa, a Igreja da Inglaterra rompe com a Igreja Católica, dando início à Reforma Anglicana.

       Diante do exposto, a resposta correta é a letra E.

  • e) na Inglaterra foram promovidas pelo rei Henrique VIII.

     

    O rei da Inglaterra, Henrique VIII, como todos os monarcas absolutistas europeus, queria reforçar o poder de seu Estado nacional. Precisava submeter a Igreja e enfrentar a potência rival, a Espanha. Para alcançar estes objetivos, liderou a reforma religiosa em seu país que resultou na crianção da igreja anglicana.

  • Gabarito Letra E

     

    a)  foram reflexo de disputas políticas entre os estado e a igreja

     

    b)  era contrária a venda de indulgências para os pecadores.

     

    c) Pelo contrário, Martinho Lutero introduziu a Reforma protestante na Alemanha. 

     

    d) O Concílio de Trento foi uma das medidas adotas pela Igreja Católica contra a Reforma Prostestante de Martinho Lutero, conhecida também como Contra-Reforma.

     

    e) Na Inglaterra, a reforma protestante teve início com o desejo do Rei Henrique VIII em anular seu casamento com Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena. Diante da recusa do papa, a Igreja da Inglaterra rompe com a Igreja Católica, dando início à Reforma Anglicana. Vale lembrar que na Inglaterra esse movimento reformista protestante foi influencido pelo João Calvino (Calvinismo)

  • Reforma anglicana de caráter meramente político, onde a questão religiosa nem é visível, visto que Henrique VIII, rei da Inglaterra, só queria deixar um herdeiro, pois sua mulher era impossibilitada de ter mais filhos, essa que já tinha uma filha, então o mesmo queria desfazer o matrimônio e se casar com outra , mas a indissolubulidade do casamento imposto pela igreja não permitira. Diante disso, Henrique VIII cria sua própria igreja anglicana com valores protestantes e confisca os bens da igreja na Inglaterra, distribuindo os mesmos para a nobreza.

    LETRA E

    APMBB

  • A) Errado. A cia de Jesus foi criada na contrarreforma católica.

    B) Errado. Romperam com a Igreja devido às indulgências e a corrupção moral do clero.

    C) Errado. A Alemanha, bem como o norte europeu é predominantemente protestante.

    D) Errado. O concílio de Trento foi a reação católica à Reforma.

    E) Correto. A na Inglaterra foi o rei que através do Ato de soberania tomou para si o poder da Igreja e confiscou os bens do clero. 

    Rosy Ellen Freire Viana Santos, Sergio Henrique

    LETRA E


ID
1911001
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em um dos diálogos da peça intitulada Henrique VIII, de William Shakespeare, encenada em 1613, a rainha católica Catarina, primeira esposa do rei, desabafava:

Mesmo aqui poderemos falar, pois, em consciência, até hoje nada fiz que não pudesse revelar francamente em qualquer parte. Prouvera ao céu que todas as mulheres pudessem declarar a mesma coisa com igual liberdade. Meus senhores, uma felicidade sempre tive: isso de não ligar nunca importância ao fato de meus gestos comentados serem por toda a gente, de ficarem sob a vista de todos, e como alvo dos ataques da inveja e da calúnia, tão certa me acho de ter vida limpa. Se vindes para examinar a minha conduta como esposa, sede francos. Sempre a verdade ama linguagem rude.

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/oitavo.html

O monarca Henrique VIII governou a Inglaterra entre 1509 e 1547. Durante esse turbulento período,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:D

     

  • Henrique VII queria desfazer um casamento, o papa da época não aceitou. Com isso Henrique rompe com a igreja católica e funda a Igreja Anglicana.

    Igreja totalmente ligada aos interesses do Estado Inglês (Rei).

  • Enquanto em outras regiões da Europa a  foi comandada por indivíduos extremamente religiosos, na Inglaterra ela foi iniciada pelo próprio rei. O monarca em questão era Henrique VIII, da dinastia Tudor, o mais importante de todos os  ingleses.

    Tudo começou quando o rei Henrique VIII (1491- 1547) pediu o divórcio de sua esposa, Catarina de Aragão, para casar-se com outra mulher. A alegação de Henrique era que sua esposa Catarina não havia lhe dado um filho homem para sucedê-lo no trono.

    Henrique decidido a casar-se com a amante, a cortesã Ana Bolena, enviou ao papa uma carta de solicitação de divórcio. Entretanto, o divórcio não poderia ser autorizado pela Igreja, pois para os católicos a dissolução do casamento era um pecado gravíssimo.

    Aproveitando-se do impasse, Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica, declarando-se o novo chefe supremo da Igreja na Inglaterra. Em consequência, todos os bens e as terras pertencentes à Igreja passam para as mãos do soberano.

    A nova Igreja fundada por Henrique foi denominada de Igreja Anglicana. Contudo, no início a nova igreja não era muito diferente da Católica, já que a maior parte do clero católico manteve sua posição na nova Igreja. Entretanto, com o tempo os anglicanos foram se aproximando dos ideais da , especialmente do 

  • Reforma Anglicana tem um caráter mais politico do que religioso, uma vez que , com uma crise de sucessão na Inglaterra e ante a Recusa do Papa, Henrique VIII, rei da Inglaterra, com o seu Ato de Supremacia, engendrou a religião Anglicana com suas regras, e uma dessas era ele se casar com outra esposa para que acabasse com esta crise sucessória.

    LETRA D

    APMBB

  • A) Incorreta. Ocorreu justamente uma ruptura com o catolicismo.

    B) Incorreta. A liberdade de culto na Inglaterra só foi decretada no fim do século XVII.

    C) Incorreta. Para solucionar seus problemas com divórcio, o Rei Henrique VIII resolveu fundar uma nova Igreja.

    D) Correta. Uma nova religião surgiu ligada diretamente ao Estado Inglês, uma vez que o chefe religioso era o Rei.

    E) Incorreta. O que ocorreu nesse momento foi o surgimento de uma nova religião. 

    LETRA D


ID
2063344
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As transformações no modo de agir e pensar típicos da transição do medievo para a modernidade caracterizam um período histórico marcado por rupturas e permanências.
No que diz respeito às Reformas Religiosas ocorridas na Europa, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra (A) incorreta:

    Pois a Teoria do Iluminismo surgiu na Europa nos séculos XVII e XVIII depois de sucessias experiências sociais e econômicas, portanto foi depois de ocorrer a Reforma e Contrarreforma. 

  • NA minha opniao a resposta b

     

  • Basearam-se em Hegel? Ele não era nascido no século XVI
  • questão pra resolver em 5 segundos

    Leu ''iluminismo'' já sabe que ocorreu APÓS AS REFORMAS E CONTRA REFORMAS DA IGREJA

  • Heigel viveu entre os séculos XVIII e XIX portanto, a alternativa A é incorreta, logo, é a resposta certa.


ID
2088058
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI devem ser analisadas como parte integrante do processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Desta forma, implicaram conflitos entre a doutrina religiosa que vigorava e as novas práticas relacionadas à nova ordem econômica.

Assinale a alternativa que se refere aos conflitos apresentados.

Alternativas
Comentários
  • Durante o feudalismo, a Igreja fora a maior detentora de propriedades em vários países da Europa, que eram obrigados a remeter vultosos tributos para Roma. No processo de formação das monarquias nacionais, a Igreja passou a ser considerada em cada Estado um empecilho ao desenvolvimento econômico, além de personificar a própria estrutura feudal decadente. Dessa forma, o desenvolvimento dos Estados nacionais e a consequente formação de uma consciência nacional colocavam em antagonismo o poder político dos reis e o poder da Igreja. 

       Do ponto de vista socioeconômico, o progresso do capitalismo comercial era prejudicado pelo tomismo - doutrina de São Tomás de Aquino que preconizava o “justo preço" e condenava a usura, inibindo o progresso burguês e mercantil. Ao se exigir que a mercadoria fosse vendida a “justo preço", ou seja, pelo valor da matéria prima utilizada acrescido do valor da mão de obra, desarmava-se o alicerce principal do sistema comercial: o lucro. E ao se condenar a usura - acumulação de capital com a cobrança de juros-, ameaçava-se a atividade bancária, que se expandia e ganhava solidez. Assim os ideais dos novos grupos que surgiam e se dedicavam se chocavam com as teorias religiosas católicas, abrindo espaço para o surgimento de uma religião adequada aos novos tempos.



    A resposta correta é a letra E. 





  • Depois da revolução protestante, a usura (acúmulo de riquesa) deixou de ser pecado, pois a nova classe social que se formou após a revolução comercial na idade média, os burgueses, converteram-se ao protestantismo, religião cristã que rompia com os dogmas católicos, o que serviu bem aos burgueses para justificar seu enriquecimento através da atividade comercial não como pecaminoso (usura), mas como uma graça divina obtida através do trabalho e de uma vida na religiosidade cristã, seguindo a nova doutrina de Marin Lutero (protestantismo).

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA E

  • GABARITO LETRA E

    e) Prática da usura

  • a) Tomismo

    Errada, uma perspectiva teológica predominante na Igreja Católica na Baixa Idade Média, baseada em São Tomás de Aquino e não sendo favorável ao lucro e à usura.

    b) Teologia Agostiniana

     Errada,até influencia a Reforma no tocante à Salvação, mas não trata efetivamente da Ordem Econômica. 

    c) Ato de Supremacia

    Errada,trata de uma decisão política do Rei Inglês Henrique VIII, importante para a reforma, mas não definitivamente econômica, como a questão pede. 

    d) Predestinação Absoluta

    Errada,trata de uma perspectiva teológica católica, baseada em Santo Agostinho

    e) Prática da usura

    Correta, trata de uma prática econômica condenada pela Igreja Católica e sensível à classe burguesa, que passa a ser permitida pelo reformismo de João Calvino, importante para a formação de uma Ética Protestante e, assim, para a afirmação do capitalismo. 

  • A) Errado. Tomismo é a filosofia escolástica de São Tomás de Aquino. Os protestantes criticavam a escolástica, mas o exercício fala de ordem econômica.

    B) Errado. É o pensamento de Santo Agostinho.

    C) Errado. Foi o documento de Henrique VIII que tomou para si os poderes da Igreja e os bens do clero.

    D) Errado. A predestinação era um dogma calvinista que também acreditava na salvação pelo trabalho.

    E) Correto. Usura é empréstimo de dinheiro a juros, uma prática totalmente condenada pela Igreja por razões teológicas: o tempo pertence à Deus e o homem não tem o direito de ganhar com o que não é seu. Além disso, condenava o comércio e a riqueza. Com a reforma religiosa, principalmente a calvinista, o pensamento teológico adequava-se à vida da burguesia, que converteu-se em massa para a nova fé que valorizava a riqueza. 

    ESTRATÉGIA

    LETRA E


ID
2122135
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CBM-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na Europa do século XVI, que se transformava rápida e profundamente, substituindo estruturas e instituições feudais por uma nova realidade em que sobressaíam a nascente classe burguesa e uma cultura voltada para a valorização do homem como ser dotado de razão, tinha início a Idade Moderna. Nesse contexto, Martinho Lutero desponta como alguém que

Alternativas
Comentários
  • Lutero e as suas 95 teses era uma dura crítica a igreja.

  • c) contesta determinados aspectos do catolicismo e o comportamento do clero, dando início à Reforma Protestante.


    Lutero protestou contra a venda de indulgências e aproveitou para fazer outras criticas à estrutura eclesiástica




ID
2220919
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Voltemo‐nos pois, em primeiro lugar, ‘a pessoa interior’, para ver o que faz com que ela se torne justa, livre e verdadeiramente cristão, isto é, pessoa espiritual, nova, interior. É evidente que em absoluto nenhuma coisa externa, qualquer que seja o nome que se lhe dê, tem qualquer significado para a aquisição da justiça ou da liberdade cristã [...]”
(Lutero. Obras Escolhidas, vol. II, p. 437, apud Toledo.)

Martinho Lutero liderou a reforma protestante no século VXI na Europa, suas ideias que eram consideradas até então absurdas pela igreja católica viriam desafiar a mesma, que era naquela época quem ditava as regras. Essa nova forma de pensar de Lutero foi se espalhando primeiro pela Alemanha e, posteriormente, por toda a Europa. A característica do mundo moderno, também presente na doutrina Luterana, mesmo que com restrições, expressa na citação anterior é:

Alternativas
Comentários
  • O século está errado.

     

  • Foi século XVI

  • Resposta correta:

     b)A afirmação do individualismo.

  • Ja no texto fala " Voltemo‐nos pois, em primeiro lugar, ‘a pessoa interior’, ao que concluímos de cara a Letra B como a correta!

  • O seculo está errado e a questão é sem noção. Está errada também

  • Questão totalmente nula.

  • O século não interfere no que a questão pede. Martinho Lutero singularizou a fé, em pleno contesto humanista, esse que foi um dos aspectos influenciadores das reformas da época.

    O humanismo colocava um olhar voltado no indivíduo...indivíduo racional.

    Um exemplo de Martinho Lutero, pensando no indivíduo, é a tradução da bíblia para o Alemão, assim o indivíduo poderia ter acesso por ela própria e não por intermédios.

    Letra B

    APMBB


ID
2241898
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

  Cresce entre muitos o erro perniciosíssimo de que o valor da Escritura decorre da vontade da Igreja, como se dependesse do arbítrio humano a eternal e inviolável verdade de Deus, pois, com grande desprezo pelo Espírito Santo, perguntam: quem nos fará crer que provém de Deus? Como nos certificamos de que chegou salva e intacta aos nossos dias? Quem pode nos persuadir de que este livro deve ser recebido com reverência e outro expurgado? Exceto que, acerca disso, a regra seja prescrita pela Igreja? 

CALVINO, J. A instituição da religião cristã. Trad.: Editora Unesp, São Paulo:2007, tomo I, p. 71. 


O texto acima refere-se 

Alternativas
Comentários
  • Calvino no texto critica o fato da igreja ter total "monopolio" do conhecimento da Biblia, pois essa era em latim antes de ser traduzida

  • O texto em nenhum momento fala de livre arbitrio. Mas fala, sim, do monopólio da Igreja.

  • Um dos fundamentos da reforma protestante era que a autoridade suprema que deveria conduzir as pessoas seriam as Escrituras, ao contrário da encíclica papal e as tradições católicas. Além disso, a reforma trás a ideia de livre exame ou livre interpretação, ou seja, qualquer pessoa poderia ler e interpretar as Escrituras.
  • De acordo com a doutrina criada por João Calvino, a salvação só seria possível se houvesse fé. Esse era um dos pontos mais contrários aos da igreja católica, que por sua vez defendia o princípio de que era possível comprar o lugar no céu ajudando a doutrina financeiramente.

  • Nesse texto, temos a igreja detentora de todo monopólio sacro e ela mesma sendo a responsável pela difusão do conhecimento das escrituras. Nessa época, as escrituras eram todas em latim e uma pequena parcela da elite tinha acesso a ela, tal elite religiosa poderia difundir aquilo que quisesse- como as indulgências-.

    LETRA D

    APMBB


ID
2284444
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Parlamento Inglês, ao promulgar o chamado Ato de Supremacia (Act of Supremacy), em 1534, subordinou as leis da Igreja à soberania jurídica das leis civis, concedendo ao Rei Henrique VIII o poder de “único chefe supremo da Igreja”. O resultado do Ato de Supremacia foi/foram:

Alternativas
Comentários
  • Contexto de Absolutismo e Reforma Religiosa na Inglaterra

    https://www.passeidireto.com/arquivo/5957172/resumo-historia/34

  • GABARITO:C

     

  • O primeiro Ato de Supremacia (em inglês: Act of Supremacy) foi criado pelo rei Henrique VIII de Inglaterra concede Real Supremacia (Royal Supremacy) à autoridade legal do Monarca do Reino Unido. A Real Supremacia é especificamente utilizada para descrever a soberania jurídica das leis civis sobre as leis da Igreja na Inglaterra.

  • Resposta C

    ----------------------------------

    O Ato de Supremacia de novembro de 1534 (26 Hen. 8, c. 1) foi um ato do Parlamento da Inglaterra ao rei Henrique VIII que declara que ele é "o único chefe supremo na Terra da Igreja na Inglaterra" e que a Coroa inglesa fala"todas as honras, dignidades, proeminências, jurisdições, privilégios, autoridades, imunidades, lucros, e comodidades para a referida dignidade". Pela letra da lei, ficou claro que o Parlamento não garantia o título ao Rei, o que sugere que eles tinham o direito de retirá-lo mais tarde, mas afirmava que era um dado adquirido. Henrique foi declarado "Defensor dos Bunders"

    ----------------------------------

    A Reforma Inglesa (ou Reforma anglicana) foi uma série de eventos ocorridos no século XVI através dos quais a Igreja da Inglaterra rompeu com a autoridade do Papa e a Igreja Romana.

     

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio

  • depois rompe com a igreja catolica pq ele queria casar novamente e o papa nao aceita dois casamentos, cada qual com pessoas diferentes


ID
2429242
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os elementos que caracterizaram a Reforma Católica, também conhecida como contrarreforma, ocorrida no século XVI, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Reforma Católica, antes chamada Contrarreforma, é um movimento católico que culminou em 1545 com o Concílio de Trento. A reativação da Inquisição e o fortalecimento da Companhia de Jesus caracterizam esse acontecimento histórico.

    https://www.todamateria.com.br › c...


ID
2535295
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No início da Era Moderna, a Igreja Católica foi abalada por uma série de acontecimentos que levaram a significativas mudanças internas e ao surgimento de novas religiões na Europa. Entre as ideias dos principais reformadores e contra - reformadores, podemos encontrar a(o):


I- Criação do Index.

II- Predestinação.

III- Criação da Companhia de Jesus.

IV- Uso da língua inglesa.

V- A Bíblia como fonte de fé e livre exame.

VI- Extinção da hierarquia eclesiástica.


Assinale, abaixo, a alternativa que apresenta ideias relacionadas com a Igreja Calvinista.

Alternativas
Comentários
  • Em relação a IV: a igreja calvinista manteve o uso do Latim? Não houve tradução para o Inglês?

  • Os reformistas queria a tradução para língua, mas não houve a adoção da língua inglesa como exclusiva assim como o latim da igreja católica

  • Brunno Bergamo, na Igreja Calvinista houve uma substituição do latim pela língua nacional em suas celebrações.

  • A hierarquia eclesiástica mudou? Foi extinta?
  • I -  Medida adotada pela Igreja Católica na contrareforma, que foi a probição de certos livros da época, como livros de Galileu

    II - A predestinação por base dos bens foi uma das principais idéias Calvinista

    III - Outra medida contrareformista, resultou por exemplo nos jesuitas no Brasil

    IV - Lutero apenas fez a tradução da bíblia do latim, além disto, na Inglaterra a igreja reformista era a anglicana, e a ramificação calvinista na inglaterra seria os lusitanos 

    V - Base das teses calvinista (herdadas do luteranismo) como a livre interpretação da bíblia e rompmento de alguns sacramentos da igreja

    VI - Também herdada das teses de Lutero o fim da hierarquia Eclesiática (Papa > Bisbo ....)

     

  • As principais idéias defendidas por Calvino ficaram evidenciadas em sua obra Instituições da Religião Cristã, publicada em 1535: 

    - Livre interpretação da Bíblia, o homem pode ter acesso direto às escrituras, sem a necessidade de nenhum intermediário.

    - Utilização das línguas nacionais nos ofícios religiosos, que visava uma adequação ao livre acesso às escrituras.

    - Extinção da hierarquia eclesiástica, e do celibato clerical.

    - Aceitação de apenas dois sacramentos: batismo e eucaristia.

    - Salvação obtida por meio da graça de Deus (predestinação). Segundo Calvino o ser humano, por culpa de Adão perdeu as regalias que tinha com Deus. Nesse sentido, todos os homens já nasciam pecadores, mas Deus, na sua imensa bondade elegeu algumas pessoas para serem salvas, enquanto outras estavam condenadas ao inferno.

  • Gab C

  • pq a alternativa III esta errada? a companha de jesus foi tbm uma medida tomada pelos contra reformistas, isto é, a igreja catolica

  • Luka Leony- A COMPANHIA DE JESUS FAZ PARTE DA CONTRARREFORMA( ONDE A IGREJA TENTA DIMINUIR OS IMPACTOS GERADOS NA REFORMA

  • Luka Leony, a questão pediu as ideias e não as criações.

  • Correção ao Marcus, a ramificação calvinista na Inglaterra era o PURITANISMO e não lusitanos. Estes eram chamados os portugueses desbravadores dos mares.
  • a alternativa c e e estão a mesma coisa mas em ordem diferente

  • gab C

    VI=6

    IV=4

    nao confunda numeros romanos ou...

  • li errado e achei que eram características da contra reforma católica ;-;


ID
2554387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da expansão e da consolidação do cristianismo na Europa, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2554399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da Reforma Protestante do século XVI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: e)

  • explique a questao

  • QUAL A RESPOSTA N CONSIGO VER!!!:-(

  • O princípio da salvação pela fé realmente era uma das bases da reforma proposta por Lutero, mas pelo que tinha estudado, ele criticava fortemente a venda de indulgências (venda do perdão dos pecados). Errei por esse motivo.

    Gabarito letra E.

  • Lutero se baseava no pensamento de Santo Agostinho, no seu Atos dos Apóstolos. Em especial, o luteranismo buscou propagar a ideia de que a salvação não dependia do que as pessoas fizessem, mas daquilo que elas acreditavam. Ou seja, a salvação se daria pela fé e não pela compra de indulgências.

  • Por que a letra c está errada?

  • Jayro Mendes, a C diz que a Contrarreforma se caracterizava pela reafirmação dos princípios criticados. Mas, na verdade, a igreja buscou corrigir alguns dos pontos criticados pelos protestantes, tentando uma mudança, como forma de frear a expansão do protestantismo. Lógico que essa reforma não foi feita apenas de modo "intelectual", pois a igreja também passou a empregar a força contra aqueles que, mesmo após a "correção" de alguns pontos, relutavam em segui-los.

  • Jayro Mendes, a C diz que a Contrarreforma se caracterizava pela reafirmação dos princípios criticados. Mas, na verdade, a igreja buscou corrigir alguns dos pontos criticados pelos protestantes, tentando uma mudança, como forma de frear a expansão do protestantismo. Lógico que essa reforma não foi feita apenas de modo "intelectual", pois a igreja também passou a empregar a força contra aqueles que, mesmo após a "correção" de alguns pontos, relutavam em segui-los.

  • Dentre as medidas tomadas no Concílio de Trento houve um recuo em relação às críticas dos protestantes: foi proibida a venda de indulgências e também foi decidido pela criação de seminários. Esta última instituição seria responsável pela formação eclesiástica do clero, buscando evitar, dessa forma, a venda de cargos na Igreja.

     

    Por outro lado, o que ocorreu foi a afirmação dos dogmas religiosos católicos. O princípio da salvação pela fé e boas obras foi mantido, mesmo após as críticas de Martinho Lutero. O culto à Virgem Maria e aos santos foi reafirmado, bem como a existência do purgatório. A crença católica manteria as duas origens: a Bíblia e as tradições transmitidas pela Igreja Católica.

     

    https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm

     

    Dessa forma, não pode ser a letra C.

     

    Gabarito correto: E

  • PRA MIM SERIA A RESPOSTA CORRETA A LETRA C

    ALGUÉM EXPLICA?

  • A C diz que a Igreja criou a Inquisição na contrarreforma, mas ela já existia antes, só ganhou mais força

  • Ainda sobre a letra C: houve, de fato, a reafirmação de alguns princípios criticados, com a infalibilidade do papa e o latim nos textos religiosos, mas não de todos, como a questão das indulgências. E a reabertura da Inquisição é um fato marcante da contrarreforma, mas ela já existia antes. Reabertura, portanto, não criação.

  • Alternativa A também está correta: a Reforma só foi para frente e Lutero só foi protegido porque os príncipes e governantes queriam reter os impostos das terras da Igreja em seus domínios e a intervenção constante da Igreja na política. Antes de Lutero, houveram vários reformadores. Contudo, a única diferença foi que Lutero nunca apoiou as revoltas e convulsões sociais dos servos. Os outros reformadores, queriam uma reforma religiosa e social.

  • vcs precisam ter malícia ao resolver certas questoes onde aparecem duas alternativas ''corretas"

    a letra E é muito mais correta que a C poxa

  • O erro da alternativa C é falar na criação da inquisição o que é falso. O que ocorreu, na verdade, foi a reativação dela.

    A inquisição era usada para perseguir os hereges

  • a) A Reforma iniciou-se a partir do descontentamento com algumas práticas religiosas da Igreja Católica, apesar de depois contar também com fatores econômicos e políticos. ITEM INCORRETO.

    b) Os príncipes não eram as maiores autoridades políticas e teológicas. ITEM INCORRETO.

    c) A Igreja Católica reagiu ao movimento reformista com a Contrarreforma, que se caracterizou pela reafirmação de ALGUNS princípios criticados pelos reformadores e pela VOLTA da Inquisição. ITEM INCORRETO.

    d) Antes de Lutero, a Igreja Católica já estava sofrendo questionamentos. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • O movimento das Reformas, protestante e católica, no século XVI, faz parte das modificações na vida dos europeus que marca o que é tradicionalmente entendido como Tempos Modernos. A Reforma protestante recebeu este nome por conta de como eram conhecidos os seguidores de Lutero nas regiões alemãs. Ela deu origem à três vertentes religiosas, Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo que, por sua vez, ramificaram em novas igrejas como a presbiteriana, a metodista, a batista , a menonita entre outras. 

    Muitas vezes o movimento reformista é entendido como um movimento sócio-político que adquiriu feição religiosa. Entretanto, ele é fundamentalmente um movimento filosófico e religioso, contra a instituição Igreja Católica, que foi utilizado com motivações políticas e sociais, sendo até mesmo desvirtuado. 

    Entre as alternativas uma apresenta uma afirmativa correta acerca da Reforma protestante. O tema faz parte intrínseca do estudo de História geral nos Ensinos Fundamental e Médio. Há boas publicações que tratam do tema, tanto didáticas quanto paradidáticas tais como a publicação de Myriam Becho e Patrícia Braick e a de Luiz Maria Veiga, de nome A Reforma Protestante. 

    A) INCORRETA – Disputas políticas entre o papado e autoridades civis, em diferentes regiões europeias , influenciaram o movimento reformista mas, a questão chave não foi política mas sim filosófica , teológica e institucional 
    B) INCORRETA - A Reforma de Lutero deu margem à formação de algumas igrejas nacionais mas, não foi estabelecida uma  autoridade  suprema que estivesse acima do colegiado de clérigos . 
    C) INCORRETA -A afirmativa desta opção refere-se à ação da Igreja Católica, chamada de contrarreforma e, a entrada da questão aponta para a reforma protestante. Mesmo apresentando dados corretos a opção não responde a questão proposta. Além disso, a Inquisição foi criada na Idade Média, antes do movimento de reforma. E, não foram todos os princípios criticados pelos reformistas que foram reafirmados. A Contrarreforma significa reformas dentro da Igreja Católica. 
    D) INCORRETA – A Igreja Católica sofria contestações desde a Idade Média. São as chamadas heresias medievais como o arianismo por exemplo.
    E) CORRETA- A base do projeto reformista é a proposta de Lutero de que a salvação se dá exclusivamente pela fé. Não há, portanto, a necessidade de um clero que seja intermediário do perdão divino através da confissão. A penitência, através de boas obras , é , segundo a doutrina católica, elemento essencial da salvação, o que não faz parte das convicções nas religiões reformadas. Caridade é uma virtude mas não elemento de salvação. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Gabarito: E.


ID
2666953
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar.

GALILEI, G. Carta a Dom Benedetto Castelli. In: Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. São Paulo: Unesp, 2009 (adaptado).


O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Ofício, discute a relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que

Alternativas
Comentários
  •  

  • Tem cada questão que pelo amor de Deus...

  • Galileu, filósofo italiano, não hostilizava a bíblia. Contudo, quando se deparou com esse problema relacionado à Inquisição, defendia a ideia de que a bíblia não deve funcionar como referência para a investigação do que ocorre na natureza, haja vista ser uma questão de razão, não de fé. Dessa forma, afirmava ele, quando uma descoberta científica comprovada entrar em conflito com o significado literal/denotativo de um trecho da Escritura, é preciso interpretar de maneira mais simbólica e mística tal trecho.

  • Assentado, portanto, que a Escritura (1), em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras (2), parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar (3).

    1 - A Escritura = Bíblia

    2 - NECESSITA de exposições diferentes dos significado aparente das palavras (sentido literal da palavra). É de conhecimento geral de que a bíblia é cheia de metáforas e que pegar o sentido literal das passagens não dá certo, é necessário uma interpretação aprofundada.

    3 - o sentido literal das passagens tem que ficar em último lugar em uma discussão, principalmente cientifica né.

    Portanto, a que melhor se encaixa é a letra

    E ) os intérpretes precisam propor, para as passagens bíblicas, sentidos que ultrapassem o significado imediato das palavras.


ID
2818411
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento:

Alternativas
Comentários
  • Como Catarina não gerava um filho homem, Henrique VIII pediu ao Papa a autorização para o divórcio. O Papa negou o pedido, porque era amigo íntimo do rei da Espanha, primo de Catarina, e também porque a autorização poderia refletir diretamente na Igreja Católica. Henrique VIII, após a recusa do Papa, fez o divórcio por conta própria e foi excomungado. A partir desse momento, por meio do ato de supremacia, o rei fundou a Igreja Anglicana, intitulou-se seu líder, o que deu origem a uma nova igreja cristã no ocidente.

  • A reforma protestante configurou no surgimento de novas igrejas cristãs, tais como, a igreja luterana, a igreja anglicana e a igreja calvinista.

    Logo, letra B.

    Questão conteudista e direta.

  • Mas permitiu ,sim, a consolidação dos poderes dos príncipes do Império germânico!


ID
2861071
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Lutero, no decorrer do seu conflito, com a igreja romana obteve apoio significativo de várias categorias, inclusive dos humanistas alemães. Do mesmo modo que os humanistas faziam com as grandes obras da literatura antiga, Lutero pretendia trazer o texto autêntico do Evangelho, eliminando os trechos mais complicados dos comentários inseridos por meio da teologia medieval. Igualmente os humanistas podiam reconhecer-se nas doutrinas luteranas, que consideravam o homem capaz de ler e interpretar por si próprio as Sagradas Escrituras e se opunham à autenticidade da vida religiosa à toda forma de ritualismo. Na Alemanha dentre todos os que inicialmente se declararam a favor de Lutero estava

Alternativas
Comentários
  • erasmo de rotterdam

  • Erasmo de Roterdão ou Roterdã foi um teólogo e um humanista neerlandês que viajou por toda a Europa, inclusive Portugal . Erasmo cursou o seminário com os monges agostinianos e realizou os votos monásticos aos 25 anos, vivendo como tal, sendo um grande crítico da vida monástica e das características que julgava negativas na Igreja Católica.

    Assim como Lutero.

    Referência: https://citacoes.in/autores/erasmo-de-rotterdam/

  • "Erasmo de Roterdã (1466-1536) foi um teólogo e escritor holandês, o maior vulto do Humanismo cristão, dedicou toda sua vida à causa da reforma interna da Igreja Católica. Seu sonho era uma Europa espiritual unida, com uma língua comum aproximando todas as pessoas. Foi aclamado "Príncipe do Humanismo"."

    Fonte: ebiografia

  • Príncipe do Humanismo - Erasmo de Rotterdam


ID
3019930
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a relação entre a cultura eclesiástica e letrada controlada pela Igreja Católica e as culturas populares na Idade Média, às vezes compreendidas como folclóricas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "E"

  • COMECE AGORA A SUA PREPARAÇÃO PARA A EsPCEX

    - Aulas gravadas com todo o conteúdo previsto no edital;

    - Módulos de Exercícios Comentados;

    - Simulados;

    - Acompanhamento com o 1º Ten Thiago Henrique e o Coach Militar através de grupos EXCLUSIVOS no Telegram;

    - Acesso pelo computador, tablet ou celular;

    - Baixe as aulas no celular e assista mesmo off-line;

    - Preparação para o TAF e instruções Pré-Militares;

    - Curso 100% on-line; https://go.hotmart.com/P38387114I

  • A alternativa é a letra E . Os homens da Baixa Idade Média ( sec XI- XV) sofreram uma transformação significativa com as Cruzadas. Uma das consequências desse processo histórico foi o contato com religiões orientais, que apresentavam diferentes perspectivas sobre o mundo. Essa diversidade provocará movimentos heréticos , como o dos valdenses e o dos cátaros ou albigenses.

  • ACERTEI TODAS DA EsFCEX!!!!! e sou do ensino médio


ID
3024565
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Aquele grande processo histórico-religioso do desencantamento do mundo que teve início com as profecias do judaísmo antigo e, em conjunto com o pensamento científico helênico, repudiava como superstição e sacrilégio todos os meios mágicos de busca de salvação, encontrou aqui sua conclusão.”

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


A qual dos seguintes aspectos característicos da Idade Moderna europeia Max Weber se refere ao tratar desse processo de “desencantamento do mundo”?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Sempre olhem as referencias

  • Boa dica da Cláudia Vanessa já perdi questões desse tipo que tinha bem dizer a resposta por vacilo de não ler

    No texto também fala " processo histórico-religioso", caso você seja desatento que nem eu poderia matar com esse trecho

  • GABARITO - C

    Aquele grande processo histórico-religioso...

    Isto ja entregou a resposta!


ID
3024574
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quanto às reformas religiosas ocorridas durante a Idade Moderna, entre as medidas abaixo indicadas, assinale a que foi característica da Reforma Anglicana.

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente das demais, a Reforma Religiosa na Inglaterra ocorreu a partir da iniciativa de um rei, e não de teólogos críticos às doutrinas e práticas do clero católico. O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI.

    Foi decretado na Inglaterra o Ato de Supremacia, pelo qual o soberano inglês passava a ser o chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Com essa medida, era criada a chamada Igreja Anglicana

  • A- Protestantismo (Lutero)

    B- Ordem Católica

    C- Calvinismo

    D- GABARITO

    E- Igreja Católica

  • Na Inglaterra, a Reforma Protestante contou com a atuação de refugiados que voltaram de Genebra. Contribuíram também:

    O anticlericalismo dos ingleses;

    Os ensinos luteranos desde 1520; e

    A tradução da Bíblia para o inglês.

    Mas o fator principal foi a figura do rei Henrique VIII, que deu início à reforma anglicana.

    O monarca decidiu mudar a religião oficial do seu país ao tornar oficial uma igreja criada especialmente para tal fim. A nova religião possuía ritos similares ao catolicismo, mas, no lugar do papa, tinha como chefe supremo o monarca inglês.

    Resposta: D


ID
3024583
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Até o século 18, as civilizações mais avançadas do mundo, em todos os sentidos, eram a Chinesa e Indiana. A própria insistência em buscar novas rotas para o Oriente desde o século 16 (o ‘Caminho das Índias’, entre outros), nos revela de modo cabal que eram os europeus que iam comprar seus artigos de luxo na Ásia. A exploração das Américas estava intimamente ligada ao fornecimento de ouro e prata, utilizados na aquisição dessas mercadorias (seda, porcelana, especiarias, etc.).”

BUENO, André. Por que precisamos de China e Índia? In: BUENO, André; DURÃO, Gustavo. Novos olhares para os antigos: visões da antiguidade no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Edição Sobre Ontens, 2018. p. 239-240.


Embora para as metrópoles europeias a busca por metais preciosos estivesse no centro de suas atenções expansionistas, quanto à colonização da América do Norte, qual dos seguintes fatores esteve especificamente relacionado a ela?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • Gabarito: E

    No ano de 1620, o navio Mayflower saiu da Inglaterra com um grupo de artesãos, pequenos burgueses, comerciantes, camponeses e pequenos proprietários interessados em habitar uma terra onde poderiam prosperar e praticar o protestantismo livremente. Chegando à América do Norte naquele mesmo ano, os colonos fundaram a colônia de Plymouth – atual estado de Massachusetts – que logo se transformou em ponto original da chamada Nova Inglaterra.


ID
3024967
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Indicar a alternativa CORRETA.


I - A Reforma é consequência das teorias iluministas que se basearam nas ideias de Hegel de que a fé é um elemento individual.

II - O movimento reformista, além de propiciar mudanças institucionais, também está relacionado com a crise moral e religiosa pela qual passava a Europa.

III - A crítica aos abusos cometidos pela Igreja Católica foi um ponto central para a ocorrência do movimento reformista. Contudo, elementos relativos à politica devem ser considerados.

IV - O movimento reformista promoveu um abalo na estrutura do poder religioso do mundo europeu ocidental.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • Hegel não é um teórico do Iluminismo. Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do sistema filosófico chamado idealismo absoluto. Foi precursor do existencialismo e do marxismo.

  • Gabarito letra C

    I- ERRADA.

    A Reforma significou a grande transformação religiosa da época moderna, alterando a estrutura eclesiástica e a doutrina da salvação.

    II- CORRETA

    III- CORRETA

    IV- CORRETA

  • Hegel ainda nem havia nascido, assim como não existia Iluminismo.
  • Item I – A Reforma é consequência dos pensamentos de Martinho Lutero e de fatores econômicos, políticos e religiosos. ITEM INCORRETO.

    Item II – ITEM CORRETO.

    Item III – ITEM CORRETO.

    Item IV – ITEM CORRETO.

    Gabarito: C

  • Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão um dos criadores do sistema filosófico chamado idealismo absoluto


ID
3024970
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinalar a Igreja nascida na Alemanha no século XVI, a partir das criticas de um monge católico agostiniano que desejava reformar doutrinas e práticas da Igreja Católica Apostólica Romana.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    IGREJA LUTERANA

  • Gabarito letra C

    Martinho Lutero foi o iniciador da Reforma Protestante.

    O princípio da salvação pela fé era uma das bases da reforma proposta por Lutero., em oposição a doutrina da Igreja Católica.

  • Luterana > Alemanha

    Calvinista > Suíça

    Anglicana > Inglaterra

  • No século XVI, a partir das críticas de Martinho Lutero, até então um monge católico agostiniano que desejava reformar doutrinas e práticas da Igreja Católica Apostólica Romana, houve a fundação da Igreja Luterana.

    Gabarito: C


ID
3024973
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Contra-Reforma é CORRETO afirmar:


I - O movimento não teve o apoio do papa e dos bispos católicos, pois acreditavam que não havia nada o que fazer para evitar o avanço do protestantismo na Europa.

II - Conseguiu eliminar todas as religiões protestantes já no século XVI.

III- Provocou guerras religiosas na Europa, suscitando um clima de perseguições e conflito religioso.

IV- O movimento promoveu o retorno do Tribunal do Santo Oficio, determinou a catequização de indígenas nas terras descobertas e criou o Índice de Livros Proibidos.

Alternativas
Comentários
  • III- Provocou guerras religiosas na Europa, suscitando um clima de perseguições e conflito religioso.

  • GAB :E

    CONTRA REFORMA=REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA A REFORMA PROTESTANTE- A REAÇÃO INICIAL IMEDIATA DA IGREJA CATÓLICA FOI PUNIR OS REBELDES NA ESPERANÇA DAS IDEIAS NÃO SE PROPAGAREM.

    ALGUMAS MEDIDAS PARA DETER O AVANÇO DO PROTESTANTISMO : COMPANHIA DE JESUS ( JESUÍTAS), CONCILIO DE TRENTO, TRIBUNAL DE INQUISIÇÃO.

    ------

    GUIA DA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS : encurtador.com.br/ceAGL

  • I - A Contrarreforma contou com a participação do papa e dos bispos católicos. ITEM INCORRETO.

    II - Mesmo com a Contrarreforma, as vertentes cristãs protestantes espalharam-se pela Europa. ITEM INCORRETO.

    III - ITEM CORRETO.

    IV - ITEM CORRETO.

    Resposta: E


ID
3126514
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No começo do século XVI, interessado em construir a basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Leão X negociou com o banqueiro Jacob Függer a venda das indulgências, que garantiriam o perdão dos pecados àqueles fiéis que as comprassem. Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Império Romano-Germânico chamado:

Alternativas
Comentários
  • Martinho Lutero era um monge alemão que, antes de entrar para a vida religiosa, se formou na Universidade de Erfurt. Sua paixão era estudar as escrituras e a teologia, porém, não deixou de se preocupar com questões práticas, como as indulgências. Sua crítica à ideia de salvação pregada pela Igreja ganhou novos contornos quando a venda da mesma passou a ser constante em todos os locais. Ele acreditava que era uma forma de manipulação da fé das pessoas. Na sua concepção, a salvação vinha por meio da crença e da retidão do fiel. A ideia de caridade ou prática das boas obras não seriam suficientes para alcançá-la. Para isso, também defendia que a Bíblia era a única verdade religiosa ao invés dos clérigos, que também eram pecadores. Dessa forma, ele não acreditava no controle que a Igreja dizia ter das ações divinas.

  • O episódio da venda de indulgências descrito no texto é o detonador de um importante e marcante processo histórico conhecido como reforma protestante. O Monge em questão é fundador da reforma.

    Análise das alternativas:

    A) Erasmo foi ferrenho crítico dos abusos católicos porém, nunca tomou partido do protestantismo tampouco foi monge.

    B) Morus foi um importante filósofo criador da obra Utopia que fundamentou discussões sobre autoridade e sistemas de governo pelos séculos posteriores.

    C) Importante pintor renascentista holandês autor de obras icônicas como Torre de Babel.

    D) O monge fundador da reforma protestante ao iniciar ferrenhas críticas ao Igreja Católica Romana escreveu a célebre "Noventa e Cinco Teses" considerada obra básica do protestantismo. 
    Resposta correta

    E)  Astrônomo e matemático polonês que introduziu o heliocentrismo no conhecimento astronômico mundial. 
    Considerações finais:

    A princípio, uma questão como essa passa a impressão de que é necessário decorar nomes de personagens históricos em grande quantidade mas se observarmos bem o diferencial será conhecer apenas os nomes daqueles cuja contribuição de fato causou mudanças profundas na História como um todo. Assim ao invés de decorar nomes separadamente vale a pena reparar com bastante atenção nos nomes dos protagonistas dos mais importantes e decisivos momentos e eliminar os que não forem tão conhecidos no momento de resolver as questões.



    Gabarito do professor: D

  • EsPCEx é curiosa, tem questões absurdas e uma dessas de graça

  • Lembrando que Sacro Império Romano-Germânico= Alemanha

    E martin lutero era da Alemanha


ID
3163276
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O conceito de Estado – sua natureza, seus poderes, seu direito de exigir obediência – passara a ser considerado o mais importante objeto de análise no pensamento político europeu”.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político Moderno. São Paulo:
Companhia das Letras, 1996.

De acordo com o historiador citado, as afirmações abaixo, sobre as teorias do poder monárquico, podem ser relacionadas, respectivamente, aos seguintes pensadores:

I. A educação de um príncipe só pode ser concebida se pautada em uma ética dos valores cristãos.
II. Assim como a soberania divina é exercida por um só Deus, apenas o governo de um só homem é capaz de manter a unidade política.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Achei essa questão muito específica, não deveria estar em atualidades.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3163297
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao preparar uma aula sobre as dimensões da intolerância religiosa na época Moderna, o professor faz uso dessa citação:
“Todas as inquisições sofreram críticas aos seus procedimentos, à sua jurisdição e à sua existência. No caso da inquisição portuguesa, diversas foram as frentes que essa instituição teve de encarar no grande século XVII. Embora existissem eclesiásticos que criticassem o Tribunal, o clero secular foi amiúde partidário da Inquisição [...]. A crítica, neste caso, fez-se apenas por uma ordem: os jesuítas. Nesse sentido, percebe-se que até o episódio da suspensão da Inquisição – que alguns jesuítas se empenharam bastante para conseguir –, já na década de 1670, os inacianos pelejaram com o Santo Ofício. [...]
Nos pedidos de perdão-geral de 1605 e 1674, os cristãos-novos utilizaram-se de estratégias semelhantes, porém, com resultados bem diferentes. Nota-se, em seus memoriais e opúsculos, a mudança do discurso utilizado: deixa-se a misericórdia para adotar uma postura mais ligada à política e ao direito. Os escritos ganhavam, assim, uma linguagem fundamentada juridicamente, na qual condenavam os estilos do Tribunal, sobretudo o segredo no processo, a infâmia e o uso de testemunhas singulares ou mesmo falsas. Politicamente, declaravam que os inquisidores eram completamente parciais ao julgarem os cristãos-novos, imputando a injustiça dessa “mácula de sangue”. Os descendentes dos judeus portugueses foram incansáveis nessa luta e causaram muita dor de cabeça aos inquisidores. Eles resistiram e criaram sua estratégia para – nessa ordem – amenizar, desqualificar e dilapidar o Tribunal”.
MATTOS, Yllan de. A Inquisição contestada: críticos e críticas ao Santo Ofício
português. Rio de Janeiro: Mauad-x/Faperj, 2014 (adaptado).

A leitura do trecho selecionado permite corretamente concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Como diz Aristóteles: "O homem é por natureza um animal político."

    É inerente ao ser humano questionar e debater sobre algo. Onde há um conceito formado, por mais forte que seja, sempre haverá alguém para questioná-lo!

    D) não houve qualquer tipo de resistência à inquisição nos séculos XVI e XVII; apenas o Iluminismo, já no século XVIII, produziu críticas a essa forma de intolerância

    B) a inquisição agia com o conceito de justiça da época em que fora criada (séc. XVI) e, por isso, não houve quem lhe fizesse críticas ou duvidasse de suas ações

    GAB: C

    Espero ter ajudado. Rumo ao CFO PMBA!

  • A questão solicita “mera” interpretação de texto. Vejamos:

    a) O texto fala que havia membros do catolicismo que eram contra o Tribunal do Santo Ofício. ITEM INCORRETO.

    b) O texto cita os jesuítas como um dos principais críticos da inquisição. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) O texto demonstra que houve críticas dentro da própria Igreja Católica. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • não desista!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3165085
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).


Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em

Alternativas
Comentários
  • Um dos elementos constituintes da formação e consolidação do cristianismo foi o processo de absorção e cristianização de elementos estrangeiros ao cristianismo, processo esse denominado de Sincretismo Religioso. (Nacional Online)

    Após a reforma protestante a igreja católica ameaçada pelo surgimento de novas religiões cristãs adotou uma série de práticas para se fortalecer. Uma delas foi a apropriação de cerimônias seculares, como as celebrações em torno do fogo. Associando-a a doutrina cristã, a igreja buscava se aproximar dos fiéis.  (Descomplica)

    Alternativa C

  • a) Ecumenismo é o processo de busca unitário. O termo ecumênico emprega-se para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões.

    b) Não há orientação bíblica fomentando "celebrações em torno do fogo".

    c) Secular: Cuja existência subsiste há muitos séculos: civilização secular. Que possui muito tempo; caráter daquilo que é muito antigo: cultura secular. Que não diz respeito aos dogmas da igreja: Estado secular. ---> "Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento, a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã." (ou seja, a igreja se apropriou de uma cerimônia secular)

    d) Não há apóstolo ensinando sobre "celebrações em torno do fogo".

    e) Fundamentalismo é o termo usado para se referir à crença na interpretação literal dos livros sagrados.

  • Letra C

    A igreja teve que se apropriar da cultura popular e incorporar a isso elementos religiosos, para poder se fortalecer.

  • No inicio a posição da Igreja em relações as práticas culturais foi de repressão, contudo, com o advento das reformas religiosas e o consequente Concílio de Trento, a Igreja teve que voltar atrás e aceitar essas práticas para se fortalecer.

    LETRA C

  • Letra C

    Nos primeiros séculos da idade média, a conversão dos pagãos à religião crista exigiu que a igreja fizesse certas concessões. Algumas delas implicaram a apropriação de celebrações não apenas "seculares", mas de raiz pagã, as quais foram adaptadas à liturgia cristã.

  • Devido as reformas religiosas ( Lutero, Calvino ), a igreja começa a perder muitos fieis e ai é criada a Contra reforma, que foi uma resposta católica a reforma protestante.

    Foi criado o Concílio de Trento justamente para discutir como reverter esse cenário e como parar de perder fieis e voltar a conquistar a fieis então a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

    Importante lembrar que foi criada a companhia de Jesus ( Jesuitas ) e uma boa parte deles estavam nas americas para conquistar fieis

  • resolveu adotar -> Algo que não é seu ? Então é apropriar.

  • O que matava a questão era o trecho do inicio, pois, "O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética", festa sincrética quer dizer que são festas de outras culturas, muitas vezes, religiões seculares e consideradas pagãs.

    "A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã." E foi no concilio de treto que se tem a apropriação dessas práticas seculares.

    Logo, GABARITO C:

    apropriação de cerimônias seculares.

    ressignificação de rituais fundamentalistas. O erro está em fundamentalista, pois esse termo quer dizer radical, o que não tem nada haver já que temos uma apropriação de valores pagãs e não uma preservação dos valores cristãos.

  • A Igreja Católica foi ameaçada pelo surgimento de novas Igrejas Cristãs, tal como a Igreja Protestante, então ela resolveu adotar práticas seculares(não faz parte do dogma da igreja) para se fortalecer. As celebrações em torno do fogo é um exemplo disso. Portanto , Letra C


ID
3336619
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A invenção da prensa tipográfica, no século XV, foi vista como uma ameaça pela Igreja Católica, tanto que, em 1549, a instituição publicou a primeira versão do index proibitorium. A lista incluía obras relacionadas à Reforma Protestante, mas também de pensadores laicos como o florentino Nicolau Maquiavel, que teve O Príncipe censurado.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a essência da obra de Maquiavel que foi considerada perigosa pelo alto clero católico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • obra O principe

  • Durante a Contrarreforma, em uma época em que a imprensa criada por Gutemberg havia facilitado a difusão da escrita, uma lista de livros proibidos foi criada. O Index Librorum Prohibitorum da Igreja Católica indicava os livros que eram proibidos aos católicos. A lista incluía obras relacionadas à Reforma Protestante, mas também de pensadores laicos como o florentino Nicolau Maquiavel, que teve O Príncipe censurado. A essência da obra de Maquiavel que foi considerada perigosa pelo alto clero católico foi a defesa de um laicismo aplicado à política.

    Foram também proibidos: O Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã; o Decameron, de Boccaccio; e obras de Newton e Copérnico, bem como livros luteranos e calvinistas. O Index era constantemente atualizado e só foi extinto quatro séculos depois, em 1966.

    Resposta: B


ID
3339577
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Coronel Fabriciano - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XXVI, na Alemanha. Em 2017, esse processo histórico completou 500 anos, sendo hoje considerado um dos eventos fundadores da história moderna. O principal responsável pela Reforma Protestante foi:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

    Teólogo alemão (10/11/1483-18/2/1546). Iniciador da Reforma Protestante e fundador da Igreja Luterana. Nasce em Eisleben e, a partir de 1501, estuda na Universidade de Erfurt. Torna-se mestre em filosofia em 1505 e ingressa na Ordem dos Agostinianos.

    Fonte: Só História

  • Alguém mais achou estranha essa data?

  • A Reforma Protestante foi um movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI, iniciado por Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como marco a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero surgiu também o protestantismo.

    Resposta: B


ID
3497227
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Importa esclarecer, inicialmente, o sentido das palavras Reforma, Reformados e Contra-Reforma. A primeira era de uso corrente no final da Idade Média. Significava a purificarão interior que cada fiel teria obrigação de operar em si para que o mundo cristão fosse rejuvenescido, e sobretudo as transformações no sentido da pobreza e tia santidade que se esperava da Igreja. Mas, a partir de Lutero, a palavra Reforma designou a renovação da Igreja iniciada em 1517 fora de Roma, e mesmo contra da. Assim a entendemos ainda atualmente. Contudo, tendo surgido dissensões entre tas protestantes, após a Fórmula luterana de Concórdia (1580), os herdeiros espirituais de Zwinglio e de Calvino se declararam Reformados para melhor se distinguirem dos luteranos. Os tratados de Vestfália consagraram aquela denominação, que é a mesma conservada até hoje.

Alguns historiadores católicos desejariam ver abandonar o termo Contra-Reforma. Nós pelo contrário mantivemo-lo, mas num sentido limitado e muito preciso Ele designará apenas em nosso discurso as manifestações resolutamente antiprotestantes do catolicismo em via de renovação, nos séculos XVI e XVII”

(DELUMEAU, J. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989, p. 1)


Acerca da Reforma Protestante, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Bem tranquila de responder, a banca quis apenas testar conhecimentos básicos sobre o assunto.

  • Gab. E

    Princípios religiosos da Doutrina Luterana, emitidos em 1530:

    – Salvação somente pela fé;

    – Salvação somente pela graça;

    – Presença da verdade somente na Bíblia (os chamados três Solas, em latim);

    – Extinção do clero regular (ordens religiosas);

    – Sacerdócio universal dos cristãos, sem padres ou outros intermediários, enfatizando o contato direto com Deus;

    – Eliminação de tradições e rituais nos cultos religiosos;

    – Fim do celibato (proibição do casamento de padres, por exemplo);

    – Proibição do uso de imagens nas igrejas;

    – Uso do alemão nos cultos religiosos (não mais o latim como única língua);

    – Santa Ceia e batismo como únicos sacramentos válidos.

  • a) A Reforma foi motivada por fatores econômicos, políticos e religiosos. ITEM INCORRETO.

    b) Muitas pessoas continuaram fiéis à Igreja Católica. ITEM INCORRETO.

    c) A Reforma Protestante não foi um processo em que líderes carismáticos se sobrepuseram à sociedade. ITEM INCORRETO.

    d) A Reforma Protestante estava vinculada a questões econômicas, políticas e religiosas. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E


ID
3611098
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Porto Ferreira - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Édito de Nantes (1598):

Alternativas
Comentários
  • O contexto politico na França era mascarado por questões religiosas, sendo uma delas : o conflito entre catolicismo e huguenotes ( protestantes ), esses que desde a noite de São Bartolomeu foram massacrados pelo reinado da época.

    Henrique de Navarra e Bourbon era um huguenote , mas como era herdeiro ao trono, teve de se converter ao catolicismo, dai que surge a frase '' Paris bem vale uma missa'' , logo com essa conversão , de ex huguenote para catolicismo, ele assumiu o trono e criou o Edito de Nantes, que causou uma pacificação no Estado, pois agora aqueles perseguidos poderão ter liberdade de culto, fortalezas e serão colocado em pé de igualdade com os demais cidadãos

    Fonte : Apostila Poliedro + Grancursos

    LETRA C

    APMBB

  • Em 30 de abril de 1598, como consequência do Massacre de São Bartolomeu, houve a assinatura do Édito de Nantes, que concedeu tolerância religiosa aos franceses protestantes, os huguenotes. O rei católico Henrique IV, “O bom Henrique”, assinou o documento que concedia poucos direitos aos protestantes que vinham sendo perseguidos por mais de quarenta anos, passando por variados tipos de descriminação e assassinatos.

    Resposta: C


ID
3631564
Banca
FUNDATEC
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2010
Disciplina
História
Assuntos

“Em meados da década de 1450, só era possível reproduzir um texto copiando-o à mão, e de repente uma nova técnica, baseada nos tipos móveis e na prensa, transfigurou a relação com a cultura escrita. O custo do livro diminui, através da distribuição das despesas pela totalidade da tiragem, muito modesta, aliás, entre mil e mil e quinhentos exemplares. Analogamente, o tempo de reprodução do texto é reduzido graças ao trabalho da oficina tipográfica.” (CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998)


Assinale a alternativa que apresenta acontecimentos históricos que sofreram o impacto direto da invenção da imprensa por Gutenberg.

Alternativas
Comentários
  • A invenção da maquina de impressão em tipos móveis foi essencial para difusão dos ideias reformistas de Martinho Lutero e as ideias Renascentista , tudo isso configurando uma informação mais difusa entre a sociedade em transição medieval.

    LETRA C

    APMBB

  • O Renascimento, movimento cultural, que se desenvolveu no século XIV, se expandiu da Itália para várias partes do continente Europeu. Nesse ambiente de efervescência de ideais, desenvolveu-se o humanismo, e sua divulgação foi permitida, em grande parte, pelo aperfeiçoamento da imprensa, que teve o alemão Johannes Gutenberg (1400-1468) como um dos maiores responsáveis.

    O primeiro livro impresso foi a Bíblia, em alemão. Esse fato contribuiu diretamente para a Reforma Protestante, que se desenrolou no século XVI, haja vista que até então a Bíblia era lida em latim e sua circulação não era tão grande como passou a ser após a invenção da imprensa.

    Resposta: C


ID
3732418
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Martinho Lutero e João Calvino são personagens associados à(ao):

Alternativas
Comentários
  • Reforma Protestante.

  • Os principais reformistas foram:

    Lutero (Sacro Império), Calvino (Suíça) e Henrique VIII (Inglaterra), que foram responsáveis respectivamente pelos movimentos Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo.

  • Martinho Lutero e João Calvino são personagens associados à Reforma Protestante que aconteceu na Europa ao longo do século XVI.

    Resposta: E


ID
3751966
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quem foi o imperador alemão na época da reforma de Lutero?

Alternativas
Comentários
  • Carlos V

    Gabarito A

  • Gabarito A

  • Lutero ainda teve de posicionar-se contra o poder temporal, uma vez que o imperador do Sacro Império, Carlos V (imperador alemão) convocou a Dieta de Worms, uma espécie de assembleia para que as ideias de Lutero fossem debatidas. Lutero esteve presente nesse evento, defendeu seus escritos e ideias e foi considerado um herege.

    Isso o forçou a esconder-se por um ano no Castelo de Wartburg, a fim de proteger sua vida.

    Resposta: A


ID
3759478
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta referente à Reforma e à Contrarreforma religiosa na Europa.

Alternativas
Comentários
  • Thomas Müntzer teria nascido em 1488 ou 1489 e, durante seus estudos teológicos, aproximou-se da doutrina luterana que estava iniciando seu desenvolvimento. Porém, Müntzer rapidamente se afastou das posições luteranas, principalmente pelo fato de Lutero ter se aproximado da nobreza alemã. A crítica de Müntzer ao catolicismo não era apenas feita em decorrência de uma interpretação do evangelho, mas também em decorrência da riqueza detida pela Igreja Católica.


ID
3782242
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Criado no século XIII, o Santo Ofício foi a instituição responsável pela Inquisição, utilizada para reprimir os movimentos religiosos que questionavam a autoridade da Igreja Católica e dos reis.

Em relação ao período conhecido como Reforma e Contra Reforma, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Durante a Reforma Protestante a Igreja Católica criou o Index que era uma lista de livros ou publicações proibidas pela igreja, pois podia ser de carater protestante.

    LETRA C


ID
3782353
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na Alemanha do século XVI, teve início, em meio a uma série de transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que assinalaram o período de transição entre a sociedade feudal e a moderna, a Reforma Religiosa.


Dentre as principais causas da Reforma Religiosa, NÃO é possível assinalar:

Alternativas

ID
3782551
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O que nós chamamos Europa, é uma ideia, uma representação construída, cujas características dependem do respectivo recorte, do respectivo ponto de vista, das respectivas intenções, dos respectivos objetivos e fins ideológicos daquele que usa essa palavra. [...] A ideia da Europa representa somente uma construção intelectual ou um conceito, que varia de século a século, servindo como instrumento de argumentação, seja contra, seja a favor de algo.

MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade europeia na antiguidade, na idade média e nos tempos modernos. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.67, 2011.


Tomando-se por base a citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Reforma protestante não fortaleceu o cristianismo, e sim abalou

ID
3782719
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para responder à questão, considere o poema abaixo.


Espanha da liberdade,

Não a Espanha da opressão.

Espanha republicana:

A Espanha de Franco, não.

(...)

Espanha da livre crença,

Jamais a da Inquisição.

(...)

Espanha que se batia

Contra o corso Napoleão!

(Manuel Bandeira. 50 poemas escolhidos pelo autor. S. Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 60)

Apesar de existir desde a Idade Média, a Instituição a que o poema faz referência, adquiriu maior importância no início da Idade Moderna, principalmente na Península Ibérica. Neste período:

I. O tribunal, além de combater protestantes, judeus e outros em nome da ortodoxia, se constituía em grande fonte de renda, e para os reis portugueses e espanhóis, instrumento para perseguir seus inimigos políticos.
II. Os reis portugueses usavam a Inquisição para cobrar das comunidades judaicas altas taxas de proteção contra perseguições do próprio tribunal religioso ou para se apropriar dos bens e propriedades dessas comunidades, no país.
III. Era um tribunal voltado a punir crimes contra o celibato, cometidos pelos membros do clero, perseguir e penalizar as pessoas que se colocavam contra o direito de culto protestante e de práticas religiosas judaicas, consideradas heréticas.
IV. Os cardeais e monges se utilizavam da Inquisição para reformar a Igreja de dentro para fora sob a autoridade do papa e punir as pessoas que defendiam a reorganização moral, econômica e política da Igreja Católica com base em princípios protestantes.

É correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas

ID
3782977
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o movimento da Reforma Protestante é correto afirmar.

Alternativas

ID
3783262
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em setembro de 1555, foi assinada a chamada “Paz de Augsburgo”, tratado que deu um fim momentâneo às guerras de religião entre católicos e protestantes no Sacro Império Romano Germânico.


Assinale a alternativa que contém uma das principais cláusulas desse tratado.

Alternativas
Comentários
  • A Paz de Augsburgo foi um tratado assinado entre Carlos V e as forças da Liga de Esmalcalda em 25 de setembro de 1555 na cidade de Augsburgo, na atual Alemanha. O resultado da Paz de Augsburgo foi o estabelecimento da tolerância oficial dos luteranos no Sacro Império Romano-Germânico.

    Letra C)


ID
3788752
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Reforma protestante foi desencadeada no início do século XVI pelo monge agostiniano Martinho Lutero. O ponto principal de discordância doutrinária entre Lutero e a Igreja Católica dizia respeito à maneira de conceber o caminho para a salvação dos fiéis. Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA a posição de Lutero em relação a essa questão:

Alternativas

ID
3790075
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em um mundo convulsionado, o governo português adotou a política de tentar barrar as ideias de mudança. Em Lisboa, tornou-se célebre a figura do chefe de polícia, Pina Manique, responsável pela instauração de um clima de terror na cidade. Ele proibiu livros franceses, reuniões de todo o tipo, perseguindo tudo o que lembrasse as ideias revolucionárias. O que valia para Portugal, valia em dobro para o Brasil, como a proibição de montar tipografias e importar livros.”
CALDEIRA, Jorge. Viagem pela história do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998

O trecho acima trata das consequências dos ideais da Revolução Francesa para Portugal e o Brasil, como exemplo do que ocorreu internamente nas monarquias absolutistas após 1789. Assim, podemos AFIRMAR que a Revolução Francesa e seus ideais

Alternativas

ID
3791134
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir de 1517, iniciou-se na Europa um processo denominado Reforma Protestante. Este movimento buscava

Alternativas
Comentários
  • Pode-se dizer que a reforma protestante teve inicio quando Lutero pregou as 95 teses contestando o domínio da Igreja Católica Romana, além de contestar algumas praticas exercidas pela própria igreja.

    LETRA D


ID
3792022
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De modo geral, a historiografia considera o século XIV como aquele que assinala o início da crise do sistema feudal europeu. Sobre os fatores que contribuíram para configurar este cenário de crise do sistema feudal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As reformas religiosas acontecem na Idade moderna!

    Letra A!

    SEREI CADETE, BRASIL!!!


ID
3793237
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Em um dos diálogos da peça intitulada Henrique VIII, de William Shakespeare, encenada em 1613, a rainha católica Catarina, primeira esposa do rei, desabafava:


    Mesmo aqui poderemos falar, pois, em consciência, até hoje nada fiz que não pudesse revelar francamente em qualquer parte. Prouvera ao céu que todas as mulheres pudessem declarar a mesma coisa com igual liberdade. Meus senhores, uma felicidade sempre tive: isso de não ligar nunca importância ao fato de meus gestos comentados serem por toda a gente, de ficarem sob a vista de todos, e como alvo dos ataques da inveja e da calúnia, tão certa me acho de ter vida limpa. Se vindes para examinar a minha conduta como esposa, sede francos. Sempre a verdade ama linguagem rude.


http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/oitavo.html


O monarca Henrique VIII governou a Inglaterra entre 1509 e 1547. Durante esse turbulento período, 

Alternativas
Comentários
  • Destaca-se nesse período o ressurgimento do "Absolutismo" na França, pois o rei Henrique VIII anula a magna carta assinada por João, sem terra, e torna-se o chefe da igreja e do Estado. OBS: O SISTEMA DE GORVERNO NO QUAL O REI É O CHEFE DO ESTADO E DA RELIGIÃO É CHAMADO DE CESAROPAPISMO E FOI INSTITUÍDO NO GOVERNO DE JUSTINIANO NO PERÍDO DO IMPÉRIO BIZANTINO .


ID
3794638
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Em 2017, comemora-se 500 anos da Reforma Protestante. Martin Lutero, padre e professor, em 31 de outubro de 1517, pregou na porta da igreja do castelo de Wittemberg (Alemanha) um pergaminho com 95 teses, escrito em latim e com fundamentos na Bíblia Cristã. Lutero tinha como objetivo suscitar discussão entre os acadêmicos acerca da venda do perdão de Deus, como se fosse mercadoria, através de cartas de indulgência. A Reforma Protestante teve um papel decisivo na maneira de pensar do homem moderno ocidental e no nascimento do próprio Estado moderno.

(PERRY, M. Civilização Ocidental: uma história concisa. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 244-246.)


A partir dos conhecimentos sobre o nascimento do pensamento moderno e a Reforma Protestante, considere as afirmativas a seguir.

I. A Reforma Protestante destruiu a unidade religiosa da Europa, fortaleceu o poder das monarquias e estimulou o crescimento do Estado moderno secular.

II. A pretensão à autoridade temporal do Papa foi repudiada pelos membros da Reforma Protestante, o poder clerical enfraqueceu e se subordinou aos monarcas que passaram a construir Estados centralizados.

III. Lutero apregoava aos cristãos a insubordinação absoluta aos governantes, o que contribuiu diretamente para a ideia de liberdade tão característica do pensamento moderno.

IV. A Reforma Protestante contribuiu para a criação de uma ética dependente, no sentido de que cabe ao clérigo intermediar a relação com Deus, fornecendo segurança e certeza do que deve ou não ser tomado como regra da conduta.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3797461
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1517, o bispo católico Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da catedral da cidade de Wittenberg, localizada na atual Alemanha, um documento no qual enumerou noventa e cinco críticas aos comportamentos dos representantes da Igreja Católica. O cartaz original, que continha as 95 Teses, foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em março de 2016. No século XVI, sua publicação deu início ao processo conhecido como Reforma Protestante.

Entre outros comportamentos, Lutero condenou

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    Entre outras coisas Lutero condenava a cobrança de dízimo e a venda de indulgências.


ID
3798319
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto.

A Reforma Protestante jamais teria ocorrido se, antes, a imprensa de Gutenberg não tivesse sido criada. “Lutero teria usado o Twitter e o Facebook de uma maneira exaustiva se as redes existissem”, analisa o escritor Benjamin Hasselhorn. “Ele tinha um desespero enorme por fazer chegar suas convicções aos fiéis”, comentou.
<https://tinyurl.com/yatbezyk> Acesso em: 02.11.2017.

Historicamente, a relação que o texto estabelece entre Martinho Lutero e a imprensa de Gutenberg se evidencia, principalmente, na

Alternativas

ID
3807811
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“21. Erram, pois os pregadores das indulgências que dizem que, pelas indulgências do papa, o homem fica livre de toda pena e fica salvo”.

“43. É preciso ensinar os cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprassem indulgências”. (MARQUES, A. M. et al. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 119).

A essas teses se somaram outras 93 que se opunham a algumas práticas da Igreja Católica, e que, num contexto de grande questionamento da autoridade papal, resultou no início na Reforma Protestante. As teses apontadas acima foram proferidas por:

Alternativas

ID
3807829
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, é considerado um dos filósofos e teólogos, cujas obras muito influenciaram o desenvolvimento do cristianismo e a filosofia medieval ocidental. Segundo seu entendimento, a graça de Deus era imprescindível para a liberdade humana, além disso, ajudou a formular a doutrina do pecado original, além de expandir o conceito de Igreja Católica como a Cidade de Deus, caracterizada como:

Alternativas

ID
3807964
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A instalação de missões jesuíticas, no Brasil Colonial, bem como a atuação da Companhia de Jesus no campo da educação dos filhos de colonos portugueses e de crianças indígenas, articula-se, dentre outras questões, com

Alternativas

ID
3808438
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“Da mão de Deus tens tu o que possuis. Tu, porém, deverias usar de humanidade para com aqueles que padecem necessidades. És rico? Isso não é para o teu bel-prazer. Deve a caridade faltar por isso? Deve ela diminuir? Não está ela acima de todas as questões do mundo? Não é ela o vínculo da perfeição?” Fonte: CALVINO, João. Sermão CXLI sobre Dt 24.19-22. Opera Calvini, Tomo XXVIII, p. 204.

Durante a primeira metade do século XVI, o francês João Calvino (1509-1564) contribuiu para o movimento reformista ao fundar uma nova corrente religiosa apoiada no princípio da predestinação absoluta. Sobre as bases desse princípio, é CORRETO afirmar que Calvino

Alternativas

ID
3814615
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Igreja Anglicana, denominação congregacional cristã das igrejas da Inglaterra, historicamente define sua origem entre os antigos celtas que, no século VI, foram incorporados pelas missões gregorianas à Igreja de Roma. Só voltou a ser independente, dez séculos depois, quando o rei Tudor, Henrique VIII, renunciou à autoridade do papa que se recusou a anular seu casamento com Catarina de Aragão, após 24 anos de união, sem que dela frutificasse um sucessor para o trono. Em 1534, um documento assinado pelo Parlamento inglês concedeu ao rei a soberania sobre a Igreja Católica na Inglaterra que, para legitimar seu poder temporal e espiritual instituiu a obrigatoriedade de todos os súditos lhe jurarem fidelidade. Qualquer recusa era considerada um ato de traição, passível de breve julgamento e de penalidades como banimento dos domínios ingleses até a morte, por enforcamento ou decapitação. A esse respeito, pode-se afirmar que o ofício que instituiu a Reforma inglesa e legitimou o anglicanismo como religião oficial resultou:

Alternativas

ID
3814744
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Igreja Católica atuou, com destaque na colonização do Brasil. Esteve presente na catequese dos indígenas e na organização do poder local. De fato, a Igreja Católica:

Alternativas
Comentários
  • A igreja católica viu na expansão marinha uma chance de disseminar a abalada fé católica no contexto das reformas religiosas.

    Letra B

    SEREI CADETE!! BRASIL!!!


ID
3814804
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Igreja Católica teve seus poderes abalados pela Reforma, que provocou mudanças nas relações de poder na Europa. No entanto, é preciso ressaltar também que a Reforma foi:

Alternativas

ID
3816433
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No contexto da Reforma Protestante, um movimento movido pela burguesia europeia defendia a salvação dos homens através do acúmulo de riquezas.

Assinale a alternativa que dá nome a este movimento.

Alternativas
Comentários
  • A religião de João Calvino, Francês que viveu parte de sua vida na Suíça, caiu como uma luva no contexto burguês da época. Sufocados pela igreja católica e suas restrições, a burguesia abraçou a religião Calvinista, pois estimulava a acumulação de capitais.

    Letra A

    SEREI CADETE!! BRASIL!!


ID
3820648
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificado de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa”.

CALVINO, João. In: MOUSNIER, Roland. História geral das civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização européia. São Paulo: Difel, 1973. tomo IV, v1,p.90.


Com base no texto, marque a alternativa incorreta sobre a Reforma Protestante:

Alternativas

ID
3821257
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XVI aconteceu uma série de movimentos que recebeu o nome de Reforma Religiosa. Essa rompeu a unidade do cristianismo existente na Europa com a chamada Reforma Protestante e deu origem a uma reação da Igreja Católica, que é comumente chamada de Contrarreforma.

Sobre os acontecimentos que caracterizaram a Reforma Religiosa, marque a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3825193
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As idéias reformistas de Martinho Lutero foram divulgadas na Europa e reformuladas por alguns de seus seguidores, por exemplo, João Calvino (1509-1564), que propôs novos princípios, ampliando a doutrina luterana. Sobre Calvinismo, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3828901
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As religiões protestantes, apesar de terem surgido numa época mais recente, não tardaram a penetrar na África através das missões que seguiam o processo de ocupação e colonização. [...] o crescimento dos números de fiéis é relativamente maior após as independências.
[...] Alguns fatores – como a compra de emissoras de rádio e televisão, o envio de missionários e as facilidades de trânsito – contribuíram para esse crescimento, mas ainda não se verifica nenhum país com maioria protestante.
LOPES, Ana Mónica; ARNAUT, Luiz. História da África, uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 28.

Tendo em vista os elementos arrolados para explicar essa pequena inserção do protestantismo na África, de acordo com os autores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C

    a identificação entre protestantismo e colonialismo pode ter levado a uma predisposição negativa da população à pregação protestante.


ID
3840595
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Era costume submeter o acusado de cometer um crime a um perigo, para ver se era ou não culpado. Por exemplo, colocar sua mão em água fervendo, ou fazê-lo segurar um ferro em brasa dentre outras atrocidades. Acreditava-se que, se inocente, Deus produziria um milagre, não deixando que algum mal acontecesse ao presumível culpado. A Igreja Católica lutou contra e procurou extinguir esse costume que era

Alternativas

ID
3843100
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Algumas revoltas populares ficaram conhecidas como milenaristas, porque os revoltosos utilizaram imagens bíblicas como referenciais para compreender e julgar a política e a opressão. Assinale a opção que corresponde a revolta(s) milenarista(s).

Alternativas

ID
3867010
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Reforma foi colocada em movimento no início do século XVI, quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses às portas da Igreja do Castelo da cidade, e logo se espalhou pela Europa e outros continentes. No entanto, apesar de ter sensibilizado muitos, muitas de suas propostas chocaram com práticas multisseculares, cujas raízes estavam presas na consciência religiosa das pessoas, como os rituais e missas e o culto aos santos. A respeito das implicações da Reforma e do conflito entre a Igreja tradicional e o movimento de reforma, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Em resposta à Reforma Protestante (de 1517) iniciada por Martinho Lutero a Igreja Católica Romana convocou o Concílio de Trento estabelecendo entre outras medidas, a retomada do Tribunal do Santo Ofício , a criação do Index Librorum Prohibitorum, com uma relação de livros proibidos pela Igreja e o incentivo à catequese dos povos do Novo Mundo, com a criação de novas ordens religiosas, dentre elas a Companhia de Jesus.

    Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papal, a manutenção do celibato eclesiástico, a reforma das ordens religiosas, a edição do catecismo tridentino, reformas e instituições de seminários e universidades, a supressão de abusos envolvendo indulgências e a adoção da Vulgata como tradução oficial da Bíblia.

  • A questão tirou o tema do livro "Idade Moderna" da editora Contexto, na parte intitulada "entre a religião e a ciência".

    O fato era de que a reforma ameaçou o monopólio da Igreja sobre o conhecimento e colocou em cheque o poder controlador que Igreja exercia sobre as pessoas há séculos.

    Vamos aos erros das alternativas:

    B) ERRADA -> o poder foi ameaçado com o início da reforma protestante, pois a bíblia passou a receber inúmeras traduções e mais tarde outros livros começaram a ser publicados com traduções em línguas vernáculas (língua comum do povo).

    C) ERRADA -> Embora houve um movimento de intelectuais renascentistas e reformistas que queriam oferecer e expandir o conhecimento às pessoas fora do mundo acadêmico, isso não significou que a Igreja abriu suas bibliotecas ao público, já que como falei, a instituição considerava a biblioteca um "lugar sagrado e restrito". Veja o filme " O nome da Rosa" que exemplifica bem isso.

    D) ERRADA -> é incorreto dizer que o culto aos santos foram abandonados, na realidade, o abandono veio aos poucos, no entanto, a maioria ainda permaneceu católico em várias regiões da Europa, principalmente no sul.

    E) ERRADA -> a reforma não foi um movimento somente religioso, ela refletiu no aspecto social, deflagrando inúmeros movimentos e protestos contra o poder das autoridades eclesiásticas e também influenciou na política, como podemos ver o exemplo do Rei inglês Henrique VIII que desvincelhou-se da Igreja e criou Igreja Anglicana.

    Gabarito A - Galileu e Galilei, Giodarno Bruno e vários outros intelectuais que foram impedidos de atuarem intelectualmente por conta da expansão rigorosa do santo ofício provocado pela expansão do protestantismo.

  • A questão tirou o tema do livro "Idade Moderna" da editora Contexto, na parte intitulada "entre a religião e a ciência".

    O fato era de que a reforma ameaçou o monopólio da Igreja sobre o conhecimento e colocou em cheque o poder controlador que Igreja exercia sobre as pessoas há séculos.

    Vamos aos erros das alternativas:

    B) ERRADA -> o poder foi ameaçado com o início da reforma protestante, pois a bíblia passou a receber inúmeras traduções e mais tarde outros livros começaram a ser publicados com traduções em línguas vernáculas (língua comum do povo).

    C) ERRADA -> Embora houve um movimento de intelectuais renascentistas e reformistas que queriam oferecer e expandir o conhecimento às pessoas fora do mundo acadêmico, isso não significou que a Igreja abriu suas bibliotecas ao público, já que como falei, a instituição considerava a biblioteca um "lugar sagrado e restrito". Veja o filme " O nome da Rosa" que exemplifica bem isso.

    D) ERRADA -> é incorreto dizer que o culto aos santos foram abandonados, na realidade, o abandono veio aos poucos, no entanto, a maioria ainda permaneceu católico em várias regiões da Europa, principalmente no sul.

    E) ERRADA -> a reforma não foi um movimento somente religioso, ela refletiu no aspecto social, deflagrando inúmeros movimentos e protestos contra o poder das autoridades eclesiásticas e também influenciou na política, como podemos ver o exemplo do Rei inglês Henrique VIII que desvincelhou-se da Igreja e criou Igreja Anglicana.

    Gabarito A - Galileu e Galilei, Giodarno Bruno e vários outros intelectuais que foram impedidos de atuarem intelectualmente por conta da expansão rigorosa do santo ofício provocado pela expansão do protestantismo.

  • a) ITEM CORRETO.

    b) O poder da Igreja Católica foi ameaçado pela Reforma Protestante e, inclusive, antes mesmo da eclosão do movimento iniciado por Martinho Lutero. ITEM INCORRETO.

    c) A população não necessariamente estava sedenta de saber, até porque boa parte dela simplesmente vivia na ignorância e não tinha sequer conhecimento disso. ITEM INCORRETO.

    d) Como o próprio texto-base da questão informa, boa parte da população continuou católica e participando dos atos religiosos que lhe eram caros há séculos. ITEM INCORRETO.

    e) A Reforma foi resultado também de fatores econômicos e políticos. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A


ID
3893776
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“[...] Mas o vigário não lhe deu atenção e o processo continuou. Pensou-se em liquidar as opiniões de Menocchio, em especial sua cosmogonia, fazendo-as passar por um amontoado de extravagâncias ímpias, porém inócuas (o queijo, o leite, os vermes-anjos, o Deus-anjo criado do caos), mas tal ideia foi abandonada. Cem, 150 anos depois, Menocchio provavelmente teria sido trancado em um hospício, e o diagnóstico teria sido “tomado por delírio religioso”. Todavia, em plena Contra-Reforma, as modalidades de exclusão eram outras – prevaleciam a identificação e a repressão da heresia.”

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Trad. Maria Betânia Amoroso e José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 38.


Para Ginzburg, Menocchio é definido pela ContraReforma como um

Alternativas

ID
3900658
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles precede ao outro, e ao outro origina. [...] Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele desça a examinar-se a si próprio [...].

CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. p. 47-48. (Adaptado)

A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média.

Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3904561
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Hino a São João Batista no original latino

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famili tuorum
Solve pollutti
Labii reatum
Sancte Ioanes

Tradução: “Para que teus servos / possam ressoar claramente / a maravilha dos teus feitos / limpe nossos lábios impuros / Ó São João”.

O monge beneditino Guido d’Arezzo (990-1050) utilizou as sílabas iniciais do Hino a São João para 

Alternativas

ID
3908332
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Por ter tido educação protestante, nunca achei que 31 de outubro é o dia das bruxas. Sempre foi o dia em que Lutero, em 1517, começou uma revolução.

LEITÃO, Míriam. Disponível em: <blogs.oglobo.com/miriam-leitao/post/os-500-anos-da-reforma-protestante-que-abalou-o-mundo.html>. Acesso em: 18 ago. 2017


No ano de 2017, completam-se 500 anos da eclosão da Reforma Protestante. Do ponto de vista histórico, a Reforma pode ser considerada uma revolução

Alternativas
Comentários
  • econômica, pois, com os puritanos, difundiu-se uma nova mentalidade econômica que gerou o capitalismo. :)

  • Já dizia Weber, o calvinismo impulsionou o pensamento capitalista, com a junta de riquezas como forma de predestinação.

    LETRA C

  • A Reforma Calvinista impulsionou o capitalismo, pois era como falar para a burguesia ascendente: Gerem dinheiro!! Ninguém será pecador por ganhar dinheiro, usura não é pecado, gerando-se uma nova mentalidade de entender a riqueza ( MENTALIDADE ECONÔMICA )

    LETRA C

    APMBB


ID
4014124
Banca
IF-TO
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Companhia de Jesus, cujos membros eram chamados jesuítas, foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534. Era uma organização religiosa inspirada em moldes militares, disposta a não medir esforços para deter o avanço do protestantismo, e espalhar pelo mundo os princípios de obediência à Igreja Católica.


De acordo com os preceitos do catolicismo, marque a afirmativa que explica o papel dos jesuítas.

Alternativas
Comentários
  • GABA: B

    Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

    BONS ESTUDOS!


ID
4017808
Banca
PUC - SP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No dia 31 de Outubro de 1517, o monge e doutor em teologia Martinho Lutero publicou em Wittemberg as suas 95 teses sobre questões a serem debatidas com outros teólogos católicos. Entre as posições defendidas, e que acabaram por levar ao rompimento de Lutero com a Igreja Católica, estavam

Alternativas