SóProvas


ID
1763095
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      A divisão capitalista do trabalho – caracterizada pelo célebre exemplo da manufatura de alfinetes, analisada por Adam Smith – foi adotada não pela sua superioridade tecnológica, mas porque garantia ao empresário um papel essencial no processo de produção: o de coordenador que, combinando os esforços separados dos seus operários, obtém um produto mercante.

                                    (Stephen Marglin. In: André Gorz (org.). Crítica da divisão do trabalho, 1980.)

Ao analisar o surgimento do sistema de fábrica, o texto destaca


Alternativas
Comentários
  • Trata-se de interpretação do texto. O autor afirma que há uma divisão horizontal e vertical do trabalho. A divisão horizontal refere-se aos “esforços separados dos operários", ou seja, cada um fica responsável por uma parte da produção; já a divisão vertical refere-se à hierarquia entre empresário e operário, sendo que aquele ocupa um papel de coordenador no processo produtivo.





    A resposta correta é a letra E. 





  • divisão social do trabalho é uma das marcas impostas pelo sistema capitalista aos modos de produção da sociedade moderna. Ela consiste na fragmentação do processo produtivo, que dá origem a diferentes níveis de especialização. Com isso, o trabalhador passar a desenvolver tarefas específicas dentro do meio produtivo

    Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.