SóProvas



Questões de Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975)


ID
29500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da Política Externa Independente (1961-1964), julgue
(C ou E) os itens a seguir.

Convocado para opinar na Organização dos Estados Americanos, o Brasil votou contra o bloqueio naval imposto a Cuba pelos Estados Unidos da América em 1962.

Alternativas
Comentários
  • Por ocasião da crise dos mísseis de Cuba, em outubro de 1962, o Brasil votou, na OEA, favoravelmente ao bloqueio naval da ilha levado a efeito pelos EUA.
  • ERRADO.

    Acredito que as pessoas que erraram a questão pelo do fato de que:
    Brasil não apoiou a Invasão da Baía dos Porcos em 1961. Na votação contra expulsão de CUBA da OEA em 1962, o Brasil se absteve.
  • A tentativa de Invasão à Baía dos Porcos, conhecida em Cuba como La Batalla de Girón, ocorreu em 1961. Realmente, o Brasil se recusou a apoiar os EUA no momento em que se planejava tomar atitude armada contra a Ilha.

    Boa sorte!

  • ERRADO

     

    O governo brasileiro, na OEA, votou favoravelmente ao bloqueio, mas manteve-se contrário à intervenção militar, conforme informou Hermes Lima à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

  • No caso dos mísseis em Cuba, o Brasil estava pensando na segurança do hemisfério

  • O Brasil não votou nem a favor, nem contra. O Brasil se absteve o que foi entendido pelos EUA como votar contra.
  • Ao que comentaram em sentido contrário, segundo a matéria abaixo o Brasil votou a favor do bloqueio:

    http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,como-o-brasil-viu-o-mundo-a-beira-do-abismo-nuclear,937785

  • Foram três votações diferentes com relação a Cuba nesse período:


    Bloqueio naval --> A favor
    Intervenção militar --> Contra
    Expulsão da OEA --> Absteve-se

  • O Brasil durante a Segunda Guerra Mundial tava aliada aos Estados Unidos, ou seja, a maioria da medidas do U.S.A o Brasil tinha que apoiar.

    Gabarito: E.


ID
29518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao peso da industrialização no desenvolvimento do
capitalismo, do século XVIII aos nossos dias, julgue (C ou E) os
seguintes itens.

Embora emitindo sinais que apontavam para a universalização futura do capitalismo, a industrialização ascendente ao longo do século XIX foi monopolizada pela Inglaterra e manteve-se adstrita à Europa Ocidental.

Alternativas
Comentários
  • Durante o séc. XIX há a expansão da Rev. Industrial para vários países na Europa e até mesmo para os EUA, fora dela.
  • Em 1895 os E.U.A já tinham a maior produção industrial do mundo
  • ITEM ERRADO

    Estados Unidos: primeiro país a industrializar-se fora da Europa, a partir de 1843, em resultado da conquista do oeste e dos enormes recursos daí advindos; alguns autores preferem como marco a Segunda Revolução Americana, a Guerra de Secessão entre 1860 e 1865, momento em que a classe capitalista do norte aumentou sua fortuna financiando o governo federal, fornecendo provisões aos exércitos e desenvolvendo a indústria ligada às necessidades do conflito. O resultado foi a consolidação do capitalismo industrial, representado politicamente pelos republicanos. Não foi por acaso que, enquanto a abolição da escravatura destruía a economia sulista, o protecionismo alfandegário, a legislação bancária, a construção de estradas de ferro e a legislação trabalhista garantiam a supremacia do norte e de sua economia industrial. (...)

    Fonte: http://www.culturabrasil.pro.br/neocolonialismo.htm

     

  • Errado.

    Outro exemplo fora do continente Europeu, além dos EUA, seria, também o Japão - especialmente nas últimas décadas do século XIX. A famosa Revolução MEJI.


ID
29527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A noção de "Estado do bem-estar" é importante no capitalismo na
segunda metade do século XX. Relativamente ao tema, julgue
(C ou E) os itens que se seguem.

O "Estado do bem-estar" seguiu um modelo universal, sendo a versão alemã a de maior êxito e de maior visibilidade internacional.

Alternativas
Comentários
  • O modelo mais bem sucedido de Estado do Bem-estar foi o adotado pelos países escandinavos, notadamente a Suécia.
  • Apenas complementando a resposta do colega acima. O Keynesianismo (também conhecido como "Estado de bem-estar social”) é uma teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro “Teoria geral do Emprego, do juro e da moeda”, que atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantam à população um padrão mínimo de vida (como a criação do salário mínimo, do seguro-desemprego, da redução da jornada de trabalho e da assistência médica gratuita). Suas ideias opõe-se às concepções neoliberalistas, pois afirmam que o Estado é agente indispensável no controle da economia. Tal teoria teve enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado, e é particularmente relevantes hoje, por ser apontadas como base teórica para os planos do presidente estadunidense Barack Obama e do primeiro-ministro britânico Gordon Brown, além de outros líderes mundiais, para aliviar os efeitos da recessão atual. Contudo, ao contrário do que afirma a questão, e como bem especificou o colega acima, não é o modelo Alemão o mais bem sucedido, e sim o modelo adotado pelos países escandinavos, tanto que essa teoria (do bem-estar social) também ficou conhecida como "Estado Escandinavo".
    E apenas como desabafo, e corroborando os dizeres do outro colega, seria de grande ajuda que as pessoas que não sabem a resposta não as comentassem, pois o fazendo causam confusão e prejudicam outros colegas. Bons estudos.
  • O ideal mesmo é responder e, quando necessário, citar a fonte!

    A escola Keynesiana ou Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General theory of employment, interest and money)1 e que consiste numa organização político-econômica, oposta às concepções neoliberalistas, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego. Tais teorias tiveram uma enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado.

    A escola keynesiana se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulado como pensam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espírito animal" (animal spirit no original em inglês) dos empresários. É por esse motivo, e pela incapacidade do sistema capitalista conseguir empregar todos os que querem trabalhar, que Keynes defende a intervenção do Estado na economia.

    A teoria atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantam à população um padrão mínimo de vida como a criação do salário mínimo, do seguro-desemprego, da redução da jornada de trabalho (que então superava 12 horas diárias) e a assistência médica gratuita. O Keynesianismo ficou conhecido também como "Estado de bem-estar social", ou "Estado Escandinavo".

    [...]
     

    Citações a respeito de Keynes

    "É incrível o que Keynes pensou. Ele foi muito mais do que um economista. O que ele escreveu é muito mais relevante para a Economia do que tudo que fizeram depois (Antônio Delfim Netto)11
    "Keynes por si só era um gênio multi-facetado que tornou-se proeminente no mundo da matemática, filosofia e literatura. Além disso, ele encontrava tempo para administrar um grande companhia de seguros, para ser Conselheiro do Tesouro Britânico, para ajudar a dirigir o Banco da Inglaterra, para editar um mundialmente famoso jornal de Economia e para patrocinar espetáculos teatrais e de ballet. Ele também era um Economista que sabia ganhar dinheiro tanto para si como para sua faculdade, o King's College de Cambridge."12 (Paul A. Samuelson)
    Keynes é ainda mais importante agora do que o foi há 50 anos. Não sei se os economistas, em geral, se tornarão keynesianos de novo, mas passei a levar muito a sério as questões de tipo keynesiano, se assim se pode dizer. É claro que Lord Keynes não era uma profeta sagrado. Ele pode ter colocado as perguntas certas, mas cabe a você, sempre, ter de encontrar as suas próprias respostas. (Paul Krugman) [1]



    Wikipedia.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_keynesiana
     

  • Fonte: Wikipédia

    kkkkkkkkkkkkkk

  • O erro que chama atenção é "modelo universal". Não existe um modelo universal para a construção de um "estado de bem estar social". Diferentes países constroem diferentes experiências à partir do tamanho de sua população, bem como da riqueza produzida no país. Hoje existem três modelos principais e são eles: escandinavo, anglo-saxão e corporativista.


ID
29530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A noção de "Estado do bem-estar" é importante no capitalismo na
segunda metade do século XX. Relativamente ao tema, julgue
(C ou E) os itens que se seguem.

Foram elementos cruciais ao desenvolvimento do "Estado do bem-estar": responsabilidade social da produção capitalista, proteção dos mais fracos, acesso das classes trabalhadoras à educação pública de qualidade, moradia e saúde para todos.

Alternativas
Comentários
  • O Estado do bem estar social foi influenciado pelas idéias de Mayard Keynes e valorizavam a demanda.
  • O Estado do bem-estar cabe garantir serviços públicos e proteção à população. Esta forma de organização político-social, que se originou da Grande Depressão, se desenvolveu ainda mais com a ampliação do conceito de cidadania com o fim dos governos totalitários da Europa Ocidental (nazismo, fascismo etc.). Pelos princípios do Estado de bem-estar social, todo indivíduo teria direito, desde seunascimento até sua morte, tais medidas foram propostas para evitar a união dos trabalhadores que era então estimulada pelos ideais socialistas, muito fortes na época, por isto os capitalistas utilizou a suposta "responsabilidade social" para amenizar a tensão entre burguesia e proletarios.  o que nunca se efetivou em sua totalidade... 

  • "Proteção aos mais fracos" é o tipo de coisa que a gente lê e se pergunta se não foi colocado só pra fazer a gente tropeçar


ID
29533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A noção de "Estado do bem-estar" é importante no capitalismo na
segunda metade do século XX. Relativamente ao tema, julgue
(C ou E) os itens que se seguem.

Acusado, por linhagens políticas liberais, nas últimas décadas do século XX, de ter produzido sociedades preguiçosas e acomodadas, o "Estado do bem-estar" assistiu à corrosão do consenso que alimentara sua sustentação social e viabilidade política em países como a Inglaterra do pós-Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • A década de 80 - com a a ascenção do chamado "neoliberalismo", cujos grandes expoentes foram Ronald Reagan (EUA) e Margaret Thatcher - traz severas críticas ao "Estado do Bem Estar".
  • Faço uma única ressalva à questão: o questionamento surgiu bem depois da II Guerra Mundial, quando a Era de Ouro passou.
  • Essa mudança corresponde a mudança a perspectiva keynesiana pelo classissismo econômico.

  • Os efeitos do New Deal estabeleceram as bases para a construção do Walfare State, que matém a saúde do capitalismo até 1970. O Estado de Bem-Estar Social traz a lógica de uma Estado apenas assistencional nos direitos básicos do cidadão.

     

    Fonte: Meus resumos

  • Correto, e o Marco da crise do Estado de Bem-estar social inglês foi a eleição da primeira Ministra-Ministra Margareth Thatcher:

    Na Grã-Bretanha, a eleição da primeira-ministra Margareth Thatcher (do Partido Conservador; que governou de 1979 a 1990) representou o marco histórico do desmonte gradual do Estado de Bem-estar inglês a partir da política de privatização das empresas públicas. Outros países adotaram a mesma política.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/so ciologia/estado-do-bem-estar-social-historia-e-crise-do-welfare-state.html?cmpid=copiaecola

    Bons estudos.


ID
29536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A noção de "Estado do bem-estar" é importante no capitalismo na
segunda metade do século XX. Relativamente ao tema, julgue
(C ou E) os itens que se seguem.

A noção clássica de Adam Smith de conjugação da ordem econômica à forma política do Estado encontra, na idéia de "Estado do bem-estar", certa hierarquia na qual a primeira se subordina à segunda.

Alternativas
Comentários
  • A questão não foi bem colocada, mas o gabarito está correto. Adam Smith, em sua defesa do liberalismo econômico, realmente defendeu a subordinação do Estado à ordem econômica. O Welfare State, por outro lado, acredita na intervenção do Estado na economia para que sejam garantidas certas seguranças aos cidadãos como emprego pleno e benefícios de saúde. Eu acredito que a banca quis levar o candidato ao erro, pois a idéia do bem-estar social está relacionada às idéias de Keynes e não às idéias de Adam Smith.
  • Tentei entender da seguinte forma:
    - a noção de conjugação da ordem econômica à forma política é de Adam Smith? Sim
    - Essa noção postulada por Smith aplicada à ideia de "Bem Estar social",  realmente resulta em  subordinação da economia ao Estado (hierarquia na qual a primeira se subordina à segunda)? Sim.
    Mas confesso que achei a redação da assertiva bem truncada.
  • CERTA!

    Conjugação vem do verbo conjugar-se que quer dizer unir, combinar-se, portanto podemos sim dizer que a noção clássica de Adam Smith era a de uma união da ordem econômica com a política*, sendo que cada uma ia desempenhar uma função, complementar e em um mesmo nível hierárquico. Já no Estado de Bem-Estar, essa combinação acaba gerando uma subordinação da economia à política. 

     

    *Funções do Estado para Adam Smith:

    · Manutenção da Segurança Militar

    · Administração da Justiça

    · Erguer e manter certas instituições públicas.

     

    Fonte: http://www.economiabr.net/economia/1_hpe4.html


ID
37147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos à Conferência de Yalta, que, realizada em fevereiro de 1945, reuniu Roosevelt, Stalin e Churchill.

Ao perseguir sua hegemonia na Europa oriental, a URSS buscava proteção contra eventuais ações militares vindas do Ocidente.

Alternativas
Comentários
  • Como os Ocidentais haviam o Tratado do Atlântico Norte em contrapartida Moscou assina o Tratado de Varsóvia na Polônia baseado na troca de auxilios e de suposta união militar contra qualquer tipo de invasão dos ocidentais caitalistas!!!
  •  Como os Ocidentais haviam o Tratado do Atlântico Norte em contrapartida Moscou assina o Tratado de Varsóvia na Polônia baseado na troca de auxilios e de suposta união militar contra qualquer tipo de invasão dos ocidentais capitalistas!!! Fortificando a URSS e as nações adjacentes que criou o grande bloco vermelho do século anterior

     

     

  • A conferência de Ialta tem mais a ver com a aceitação por parte dos EUA e Inglaterra de que o Leste Europeu seria zona sob influência soviética (acho....)
  • "Only now is it clear, on the basis of declassified Soviet documents, that Moscow's main reason for imposing its control over Eastern Europe was to ensure its survival as a major power, not to promote 'world revolution'. As one Soviet spymaster recalled, 'For the Kremlin, the mission of Communism was primarily to consolidate the might of the Soviet state. Only military strength and domination of the countries on our borders could ensure us a superpower role' ".

    The End of the European Era
    1890 to the Present
    David Clay Large.
  • Ocidente : os capitalistas dominavam

    Oriente: os socialistas dominavam.

    Gabarito: E.

  • OcidenteOCapitalistas

    OrienteOrussos = Socialistas

    Gabarito: CERTO

    "O sucesso nunca chega da noite pro dia"


ID
83722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A estrutura do Breve Século XX parece uma espécie de
tríptico ou sanduíche histórico. A uma era de catástrofe, que se
estendeu de 1914 até depois da Segunda Guerra Mundial,
seguiram-se cerca de 25 ou 30 anos de extraordinário crescimento
econômico e de transformação social, anos que provavelmente
mudaram de maneira mais profunda a sociedade humana que
qualquer out ro período de brevidade comparável.
Retrospectivamente, podemos ver esse período como uma espécie
de era de ouro, e assim ele foi visto quase imediatamente depois que
acabou, no início da década de 70. A última parte do século foi
uma nova era de decomposição, incerteza e crise - e, com efeito,
para grandes áreas do mundo, como a África, a ex-URSS e as partes
anteriormente socialistas da Europa, de catástrofe. À medida que a
década de 80 dava lugar à de 90, o estado de espírito dos que
refletiam sobre o passado e o futuro do século era de crescente
melancolia f in-de-siècle. Visto do privilegiado ponto de vista da
década de 90, o Breve Século XX passou por uma curta era de
ouro, entre uma crise e outra, e entrou em futuro desconhecido e
problemático, mas não necessariamente apocalíptico.

Eric Hobsbawm. Era dos extremos - O breve século XX (1914-1991).
São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 15-6 (com adaptações).

Em face das info rmações apresentadas no texto acima e
considerando aspectos históricos marcantes do sécu l o XX,
contingenciadores da política internacional praticada no período,
julgue os itens seguintes.

No pós-Segunda Guerra e ao longo dos anos 50 do século XX, coincidindo com a " era de ouro" mencionada no texto, o sistema de Bretton Woods funcionou sem maiores atropelos. Contudo, na década de 60, ele começou a ser fortemente pressionado em função, sobretudo, do déficit em conta corrente que o s E UA passaram a registrar, processo acelerado em larga medida pelas despesas com a guerra no Vietnã.

Alternativas
Comentários
  • e no governo Nixon finalmente se abandonou o sistema que atrelava o dólar americano as reservas de ouro. Foi o fim do padrão estabelecido em Breton Woods.
  • Exatamente, pois em 1971, em meio a gastos governamentais cada vez mais descontrolados, devidos inclusive a guerra do Vietna, os EUA abandonaram o padrão-ouro.
  • Para matar a questão

    https://www.youtube.com/watch?v=NCqpP5Gxads

  • Certo: a Guerra do Vietnã durou de 1955 a 1975. Desde o início da década de 1960, observava-se que a ordem econômica internacional trazia consigo uma contradição: ao mesmo tempo que o crescimento econômico estava atrelado ao fornecimento de liquidez internacional em dólares americanos, esse processo gerava a perda de ouro na economia americana. A estabilidade do sistema de Bretton Woods dependia na habilidade do governo norte-americano de converter $35 em uma onça de ouro. The American ability to fulfill this commitment began to diminish as the postwar dollar shortage was transformed into an overabundance of dollars, also known as the dollar glut.


ID
737413
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história do capitalismo oitocentista, divide-se em duas fases ou períodos: a primeira, do final do século XVII até aproximadamente 1870; e a segunda, de 1870 a 1914, tais fases correspondem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Versam sobre a época nas quais iniciou-se o capitalismo com combustíveis fósseis , portanto industrial ... e o monopolista com o keynesianismo


ID
1034557
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O final do século XX foi caracterizado por uma sucessão de acontecimentos que mudaram substancialmente os rumos da história humana. Assinale a alternativa correta sobre esse processo de mudanças.

Alternativas

ID
1564549
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em meados do século XIX, o historiador francês Alexis de Tocqueville fez uma das mais fascinantes previsões sobre o futuro da História. Comparando russos e norte-americanos, previu que cada qual, por seus próprios meios parecia destinado a guiar um dia, o destino de sua metade da Terra."
                                                                                                                                               (Alexis Tocqueville)


Em meados do século XIX, Karl Marx afirmava que o capitalismo punha no lugar da autossuficiência e do isolamento das nações 'uma circulação universal', uma interdependência geral dos países. Em decorrência, o capitalismo tendia a conquistar a terra inteira como um mercado e a anular o espaço por meio do tempo, isto é, a reduzir a um ministro o tempo tomado pelo movimento de um lugar a outro."
                                                                                                                                                             (Karl Marx) 

Sobre o pensamento exposto nas previsões é correto afirmar:  


Alternativas

ID
1607317
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com a ordem internacional marcada pela Guerra Fria, o presidente estadunidense John Kennedy (1961-1963) orientou sua política externa, denominada Nova Fronteira, no sentido de conter a URSS por meio do aumento do potencial militar norte-americano e do fortalecimento dos laços com os países aliados, particularmente com o Terceiro Mundo, para onde seriam enviados recursos técnicos e econômicos com o objetivo de fortalecer o anticomunismo.


Um exemplo desse aspecto da política norte-americana no período foi __________, voltado(a) para __________, visando, fundamentalmente, __________.

Alternativas
Comentários
  • Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. ... O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.

    Os países que receberam a maior quantidade de empréstimos foram (em dólares):

    • Reino Unido (3,2 bilhões)
    •  (2,7 bilhões)
    •  (1,5 bilhão)
    •  (1,4 bilhão)

    Fair Deal

    foi um plano criado pelo presidente norte-americano Harry Truman. O fair deal manteve certo controle do Estado sobre a economia, incentivou a construçao de casas populares, aumentou a participação dos trabalhadores na renda nacional e concedeu algumas regalias ao sindicato

    Doutrina Truman

    é uma expressão que designa um conjunto de medidas políticas e econômicas assumidas depois de março 1947, data em que o então presidente dos EUA, Harry Truman, profere um violento discurso contra a “ameaça comunista”, onde diz que os EUA assumem o compromisso de defender o mundo dos soviéticos

    Aliança para o Progresso

    foi um amplo programa cooperativo destinado a acelerar o desenvolvimento econômico e social da América Latina, ao mesmo tempo que visava frear o avanço do socialismo nesse continente O objetivos ERA acabar com o analfabetismo até 1970, fazer a reforma agrária, distribuir renda, evitar a inflação e promover a industrialização.

     Unidade pela Democracia

    E UM PARTIDO político


ID
1763095
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      A divisão capitalista do trabalho – caracterizada pelo célebre exemplo da manufatura de alfinetes, analisada por Adam Smith – foi adotada não pela sua superioridade tecnológica, mas porque garantia ao empresário um papel essencial no processo de produção: o de coordenador que, combinando os esforços separados dos seus operários, obtém um produto mercante.

                                    (Stephen Marglin. In: André Gorz (org.). Crítica da divisão do trabalho, 1980.)

Ao analisar o surgimento do sistema de fábrica, o texto destaca


Alternativas
Comentários
  • Trata-se de interpretação do texto. O autor afirma que há uma divisão horizontal e vertical do trabalho. A divisão horizontal refere-se aos “esforços separados dos operários", ou seja, cada um fica responsável por uma parte da produção; já a divisão vertical refere-se à hierarquia entre empresário e operário, sendo que aquele ocupa um papel de coordenador no processo produtivo.





    A resposta correta é a letra E. 





  • divisão social do trabalho é uma das marcas impostas pelo sistema capitalista aos modos de produção da sociedade moderna. Ela consiste na fragmentação do processo produtivo, que dá origem a diferentes níveis de especialização. Com isso, o trabalhador passar a desenvolver tarefas específicas dentro do meio produtivo

    Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.


ID
1965967
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No campo político, “o capitalismo transformado em sentido neoliberal minou as bases da democracia liberal representativa” e ocorre “ampla submissão da sociedade civil e do Estado à economia”, [...]. O processo de globalização é na essência um ataque às conquistas democráticas do século 19 e, sobretudo, do século 20. O objetivo exitoso da “grande contraofensiva neoliberal” era criar um sistema político-econômico livre de “interferências democráticas”.

Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em: 09/12/2013 (adaptado).  

O texto defende um argumento bastante presente nas críticas ao neoliberalismo. Ele se baseia no fato do neoliberalismo

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    ----------------------------------------------

    O neoliberalismo é uma prática econômica que rejeita a intervenção do Estado na economia e deixa o mercado se auto-regular com total liberdade. As privatizações e a livre concorrência são características deste tipo de pensamento. É o mercado que dita as regras e conduz a produção.

    "e ocorre “ampla submissão da sociedade civil e do Estado à economia"

     

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio


ID
2193343
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Essa ideologia baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza no mundo, e leva à melhor distribuição desse incremento. Toda tentativa de controlar e regulamentar o mercado deve, portanto, apresentar resultados negativos, pois restringe a acumulação de lucros sobre o capital e, portanto, impede a maximização da taxa de crescimento.
HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 78 (Adaptado).

A vitória do ideário liberal, após a queda do Muro de Berlim e da URSS, foi saudada por alguns estudiosos, entre eles o norte-americano Francis Fukuyama, como o "fim da história", pois 

Alternativas
Comentários
  • O "Fim da História" foi uma tese do filósofo Hegel que pensava que chegaria um momento da História que o homem iria aprender com seus erros e nunca mais os iria repetir. Logo, a História Humana iria acabar já que o homem não praticaria mais nenhum ato que poderia seguir para ações já ocorrida.

    Assim, quando Fukuyama diz que a queda do comunismo na URSS e do fim da Cortina de Ferro na Europa seria o fim da História pois o sistema Capitalista provou ser o melhor e nenhum outro sistema seria superior e nem mais implantando se não o capitalismo.

    GAB: D

  • Muitos estudiosos consideram o liberalismo, a economia de mercado e a democracia como as maiores conquistas dos seres humanos para sua plena realização. Porém, há outros que questionam tais ideias, como o historiador inglês Eric Hobsbawm, que afirmou: “para os profetas de um mercado livre e global, tudo o que importa é a soma da riqueza produzida e o crescimento econômico, sem qualquer referência ao modo como tal riqueza é distribuída”.


ID
2401909
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a expansão econômica no mundo capitalista da segunda metade do século XIX é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ainda que o Estado tenha sido um importante agente da construção do capitalismo nos países hoje desenvolvidos, exemplo: as desapropriações de terra para construção de estradas de ferro nos EUA ou a criação de leis que protegem a propriedade intelectual/patentes em toda a Europa Ocidental industrializada; o período do século XIX é marcado pela vitória esmagadora do liberalismo clássico. Esse modelo vai ser questionado/derrubado apenas com a Quebra da Bolsa de Nova York, conhecida também como Crise de 1929.


ID
2483200
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A expansão do capitalismo, ao longo do tempo, provocou mudanças no espaço geográfico mundial e local. Neste sentido, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a exploração da natureza promovida pela expansão capitalista é fator responsável pelas modificações no espaço geográfico e social, implicando, também, a modificação das relações internacionais.

  • qual erro da E ?

  • Elaboração horrível.

  • EXPANSÃO CAPITALISMO

    O capitalismo constituiu-se como forma de organização ao longo do tempo, desde o fim da Idade Média

    • Capitalismo, ou modo de produção capitalista, é uma forma de organização social marcada pela separação entre os proprietários e controladores dos meios de produção

    • O capitalismo iniciou sua formação nos séculos finais da Idade Média

    as formas artesanais de trabalho , foram dando lugar a uma divisão social trabalhista levando-os a assalariar pessoas Era o início da ruptura com a forma de organização social baseada na servidão

    podemos concluir que  : é uma passagem da crise do feudalismo a um complexo modelo de economia 

    @studyeduzinho


ID
2556985
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na batalha entre keynesianos e neoliberais, os defensores da economia da “Era de Ouro” (1945-1973) não foram muito bem-sucedidos. Isso se deu em parte porque eles eram limitados por seu compromisso político e ideológico com o pleno emprego, com Estados de Bem-estar e com a política de consenso do pós-guerra.

(Eric Hobsbawm, Era dos Extremos. Adaptado)


A partir da leitura do trecho, é correto afirmar que uma das razões da crise do Estado de Bem-estar social foi o fato de que essa política

Alternativas
Comentários
  • E) esteve espremida entre as demandas do capital e do trabalho, quando a economia não mais permitia que o lucro e a renda do trabalho aumentassem igualmente sem interferir um no outro.

  • O Choque do Petróleo em 1973 e a Crise do Padrão Ouro levaram a crise do Wellfare State. Ao mesmo tempo nos anos 1980 a eleição de Ronald Reagan nos EUA e de Margareth Thatcher no Reino Unido representou uma pá de cal nesse modelo econômico e político.

  • Ou aumenta o lucro, ou aumenta o salário. Sempre haverá essa dicotomia e muito provável que nunca irá terminar.

    GAB: E


ID
3182491
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na visão de Circe Maria Bittencourt (2009), muitas das atuais propostas curriculares convergem para a crítica às noções de tempo impostas pelos currículos anteriores, oriundos de paradigmas positivistas. Nesse sentido, as formulações de novas propostas curriculares são justificadas como uma maneira de superar o ensino de História que se fundamenta na construção de um tempo histórico homogêneo, determinado pelo eurocentrismo. A partir da afirmação acima, qual das alternativas que seguem apresenta proposta de superação dessa perspectiva?

Alternativas

ID
3182521
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma grande mudança que afetou a maioria dos setores de sociedades desenvolvidas foi o maior papel desempenhado pela mulher nas mais diversas atividades, sobretudo das mulheres casadas, entre 1950 e 1970. O fato de a mulher ter entrado no mercado de trabalho não era novo, pois, desde o final do século XIX, o trabalho em escritórios, lojas e certos tipos de serviço estava fortemente feminizado. Sobre a temática apontada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Guerra destruiu figura do "homem herói" e consagrou mulher no trabalho.

    "Elas não podiam andar por aí desacompanhadas, não podiam trabalhar se fossem casadas, mal estudavam e passavam boa parte da vida em casa, cozinhando e cuidando dos filhos. Isso não faz muito tempo e é difícil imaginar que assim viviam as mulheres ocidentais no início do século passado: carreira, dinheiro e poder eram exclusividade masculina. O homem sustentava uma imagem de "herói" onipotente, mas dois eventos devastadores, as Guerras Mundiais, fizeram ruir este modelo."

    Veja mais em https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/05/08/guerra-destruiu-figura-do-homem-heroi-e-consagrou-mulher-no-trabalho.htm?cmpid=copiaecola

  • Que questão generalizada.


ID
3331582
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“América para os Americanos”, essa famosa frase que resume a chamada “Doutrina Moroe” tem como principio a independência e em certa medida o isolacionismo da América; Inicialmente esta doutrina se direcionava especificamente ao Estados Unidos da América e foi bastante forte no século XIX. Posteriormente, no século XX os estadunidenses reconfiguram a doutrina Monroe numa política de boa vizinhança (good neighbor policy) nas primeiras décadas do século XX. Assinale a alternativa que contenha o termo pelo qual tal política ficou conhecida no Cone Sul da América como:

Alternativas
Comentários
  • Existiu dois tipos de pan-amerianismo

    O primeiro

    O Pan-americanismo foi uma tentativa de unificar todos os territórios da América espanhola, formando uma superpotência. Ela foi idealizada em 1826 pelo criollo venezuelano Simón Bolívar depois de ter lutado junto com o governador da província de Medonça, San Martín, contra o domínio e a exploração espanhola, e de ter feito independente vários territórios da América espanhola. Porém, essa tentativa de unificação fracassou pela oposição da Inglaterra e dos Estados Unidos, pois eles eram contra a formação de uma nova superpotência, já que ela poderia ser uma nova concorrência para eles.

    .....................................................................................................................................................

    O segundo

    A expressão do pan-americanismo, o monroísmo, representa a visão norte-americana do mesmo, fundamentando-se no predomínio dos Estados Unidos sobre os demais Estados americanos, o que diverge em muito do bolivarismo, que pregava a igualdade entre as nações. Baseado na Mensagem Presidencial de James Monroe, enviada ao congresso dos EUA em 1823, o monroísmo negava aos Estados europeus o direito de intervenção no continente americano. Mas devemos ver este movimento como um reflexo da preocupação norte-americana com sua própria segurança, e não com a dos demais Estados americanos. Outro motivo seria o próprio projeto de expansionismo dos EUA e a intenção de garantir o livre comércio com os países recém independentes. Ou seja, o monroísmo na verdade nada mais é que uma expressão da política nacional norte-americana como forma de defesa de seus próprios interesses.


ID
3346015
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Durante a década de 1970, surgiu na América uma forma precoce de associação chamada ‘Operação Condor’. Essa operação tinha como elemento aglutinador a Doutrina de Segurança Nacional que vinha sendo desenvolvida como o grande marco conceitual de segurança para os países latino-americanos.”

(Disponível em: http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/site/index.php?option= com_content&task=view&id=911&limitstart=2.)


Operação Condor, criada em 1975, foi iniciada com a Conferência Regional de Inteligência Nacional. Consistia, inicialmente, em um sistema integrado de troca de informações em que os principais atores eram adidos militares.

Sobre essa Operação e a Doutrina de Segurança Nacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi uma ação conjunta das ditaduras instaladas nos seis países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. II. Foi uma articulação multinacional entre as forças de repressão contra o comunismo e a subversão, principalmente.

III. Com exceção da Argentina, todos os demais países da América Latina participaram dessa operação, que sustentou a Doutrina de Segurança Nacional.

IV. A operação Condor é a grande responsável pela interrupção do modelo político-econômico populista e sua substituição pela modernização conservadora e ditatorial.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • eração Condor, formalizada em reunião secreta realizada em Santiago do Chile no final de outubro de 1975, é o nome que foi dado à aliança entre as ditaduras instaladas nos países do Cone Sul na década de 1970 — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — para a realização de atividades coordenadas, de forma clandestina e à margem da lei, com o objetivo de vigiar, sequestrar, torturar, assassinar e fazer desaparecer militantes políticos que faziam oposição, armada ou não, aos regimes militares da região.


ID
3347023
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Imperialismo, globalização, neoliberalismo, multipolarização e blocos econômicos são palavras do cotidiano das sociedades, principalmente a partir dos anos 70 do século passado. Tais palavras fazem parte do conjunto de acontecimentos chamado Nova Ordem Mundial, estabelecida no pós-Guerra Fria. Sobre a Nova Ordem Mundial, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB= B

  • Os países mais ricos do mundo buscam garantir o desenvolvimento e estruturam-se de maneira hierarquizada de acordo com seu desenvolvimento, ou seja, os grandes crescem a custa da exploração dos menores.

  • Nova ordem mundial se deu com a queda do mundo de Berlim e o enfraquecimento da União Soviética.

    CARACTERISTICAS> Influência dos Estados Unidos e Capitalismo no mundo, fator econômico é o principal para demonstrar poder. Os países adotaram o NEOLIBERALISMO, e novas frentes emergiram para combater com os ESTADOS UNIDOS>> JAPÃO, UNIÃO EUROPEIA, E CHINA (PRINCIPALMENTE)........

    PMAL 2021 ;D

  • No final da década de 1980 estabeleceu-se a Nova Ordem Mundial, quando da queda do Muro de Berlim e do fortalecimento do bloco soviético.

    Ela aponta para um mundo integrado em torno do capitalismo. As propostas dos países mais ricos do mundo buscam garantir o desenvolvimento do capitalismo e estruturam-se segundo um conjunto de países, hierarquizados de acordo com seu desenvolvimento.

    A formação de megablocos parte do pressuposto de que o mundo hoje está organizado a partir de associações de países de regiões geográficas distintas, por meio do estabelecimento de relações político-econômicas privilegiadas entre si, visando uma atuação individual no mercado internacional.

    As denominações países capitalistas e países socialistas foram substituídas pelos termos Norte e Sul para classificá-los, respectivamente, em subdesenvolvidos industrializados (também chamados “em desenvolvimento” ou “emergentes”) e desenvolvidos (entre eles alguns se destacam como “ilhas de desenvolvimento”).


ID
3349786
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O socialismo surgiu no século XVIII como oposição ao sistema econômico vigente; o capitalismo. O primeiro país a adotar o socialismo como regime econômico foi:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : C

  • alguem tem alguma explicação porque russia?

  • Caso você tenha errado ou possui dúvida, deveria estudar sobre REVOLUÇÃO RUSSA. Um resumo: na primeira guerra mundial a Rússia retirou-se em 1917, pois internamente ocorria uma revolução dos camponeses, que defendiam as ideias de Karl Marx sobre o socialismo, mas esta ideologia praticada por estes era um pouco diferente do que Marx defendia, contudo este é outro assunto. Concluindo, portanto, o primeiro país a adotar o SOCIALISMO foi a Rússia. Deixa o like!!!

  • Apesar das idéias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor. O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo.

    Fonte: mundo educação


ID
3386269
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas de 1950 e de 1960, registraram-se sucessivos anos de prosperidade material e crescimento econômico. Acerca desse período, conhecido como a Era de Ouro do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item a seguir.



A expansão econômica experimentada no mundo capitalista, na década de 1950, não encontrou paralelo no mundo socialista, onde os indicadores de produção continuaram bem abaixo da média mundial até pelo menos a década de 1970.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Filipe Figueiredo

    Sobre década de 1950, o item está com uma grafia ambígua. A URSS teve crescimento

    econômico após a guerra, assim como a Iugoslávia. Ainda assim, crescimento menor do que o dos

    EUA. Suficiente para dizer que “não encontrou paralelo” em uma prova objetiva? Qualquer

    resposta abre margem para recursos, mesmo que tênues. De qualquer maneira, o crescimento

    soviético foi maior do que a média mundial, então, item E

  • Prof. Pedro e Diogo

    Os indicadores de produção no bloco soviético indicaram alta entre os

    anos citados. Item errado.

  • Errado, pois teve um período de crescimento até maior do que o dos EUA, com base no trecho abaixo:

    Da era de Stalin ao início da era Brezhnev, a economia soviética cresceu muito mais lentamente que o Japão e ligeiramente mais rápida do que os Estados Unidos. Os níveis do PIB em 1950 (em bilhões de dólares em 1990) foram de 510 (100%) na União Soviética, 161 (100%) no Japão e 1.456 (100%) nos Estados Unidos.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica


ID
3386272
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas de 1950 e de 1960, registraram-se sucessivos anos de prosperidade material e crescimento econômico. Acerca desse período, conhecido como a Era de Ouro do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item a seguir.



O crescimento econômico das décadas de 1950 e de 1960, registrado no mundo capitalista, deveu-se à eliminação do papel do Estado e à desregulamentação do mercado de trabalho. Como os índices de produção e crescimento eram altos, também cresceram os salários que tornaram possível o consumo em massa.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Filipe Figueiredo

    Sobre mundo capitalista, falar em “eliminação do papel do Estado” no período de

    implementação do Welfare State não faz sentido, item E

  • Prof. Pedro e Diogo

    Não houve desregulamentação do mercado de trabalho ou eliminação

    do papel do Estado. Pelo contrário, na maior parte do mundo ocidental,

    o período pós-guerra foi marcado pelo incremento do papel do Estado

    na economia. Item errado.


ID
3386275
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas de 1950 e de 1960, registraram-se sucessivos anos de prosperidade material e crescimento econômico. Acerca desse período, conhecido como a Era de Ouro do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item a seguir.



A politização da questão ambiental, por meio da fundação e do fortalecimento de partidos “verdes” na Europa, é contemporânea da primeira crise do petróleo, decorrente da elevação em cerca de 400% dos preços dessa commodity.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Filipe Figueiredo

    Sobre partidos verdes, os primeiros partidos europeus com essa bandeira são justamente da

    década de 1970, item C

  • Prof. Pedro e Diogo

    De fato, o primeiro partido verde, fundado na Austrália, surgiu em 1972,

    contemporaneamente ao primeiro choque do petróleo. Todavia, a sua

    expansão e popularização na Europa se daria apenas alguns anos mais

    tarde. Item capcioso, porém correto.

  • É bizarro que o enunciado fale das décadas de 1950 e 1960, mas a assertiva se refira à década de 1970.

  • Achei o tema interessante e olhem o que achei:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Verde_(Brasil)

    Os Partidos Verdes surgiram como instituição política na Tasmânia, Austrália. Um grupo de ecologistas se reuniu pela primeira vez em 1972, com o objetivo de impedir o transbordamento do Lago Pedder. Hoje, o Partido Verde é parte decisiva na política australiana. De lá migrou para a Nova Zelândia e, depois, para a Europa e o restante do mundo. Hoje está constituído em 120 países e é a quarta maior bancada no Parlamento Europeu.

    O partido surgiu no cenário político brasileiro da década de 1980, baseado nas convergências ambientalistas existentes na Europa, tendo entre seus primeiros articuladores artistas, intelectuais e ativistas. As manifestações eram pontuais e centradas em questões como as usinas nucleares de Angra dos Reis, a poluição em Cubatão, Amazônia, Pantanal, a caça às baleias.

    No Brasil, a primeira manifestação político partidária com o nome de Partido Verde ocorreu no estado do Paraná em 1982. O candidato a Deputado Federal pelo PTB, Hamilton Vilela de Magalhães, utilizou em sua propaganda o nome do Partido Verde e uma baleia como símbolo. A fundação aconteceu em janeiro de 1986 no Rio de Janeiro por Fernando Gabeira, Lúcia Veríssimo, Alfredo Sirkis, Domingos Fernandes, Lucélia Santos, Carlos Minc, John Neschling, Washington Rio Branco, Luiz Alberto Py e Guido Gelli.

    No início da formação do Partido, sua ideologia estava voltada tão somente para as questões ecológicas. Contudo, não demorou muito para outros temas ganharem destaque, a exemplo do combate ao racismo, ao machismo, à homofobia, entre outros, divergindo assim do conservadorismo político da época.

    GABARITO CERTO

  • Na verdade, a fundação e fortalecimento de partidos verdes na Europa é mais para final da década de 1970, portanto seria mais contemporânea à segunda crise do petróleo (1979) e não à primeira (1973). Vai entender...

  • Ainda que houvesse algumas pequenas agremiações contemporâneas ao primeiro choque do petróleo (1973), a primeira eleição de um parlamentar verde a nível nacional ocorreu apenas em 1979, na Suíça. Não houve "fortalecimento" dos partidos verdes na década de 1970, pois eles só começaram a ganhar forma na década seguinte. O desastre de Chernobyl foi muito mais importante para a politização da pauta ambiental e para o aumento de popularidade dos partidos verdes.


ID
3386278
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas de 1950 e de 1960, registraram-se sucessivos anos de prosperidade material e crescimento econômico. Acerca desse período, conhecido como a Era de Ouro do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item a seguir.



O capitalismo do pós-guerra nos países industrializados pode ser entendido como um amálgama do liberalismo econômico com democracia social, enriquecido pelo empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Filipe Figueiredo

    Sobre países industrializados, acredito que o item faz um apropriado resumo do que é o Estado

    de Bem-estar Social, item C

  • Prof. Pedro e Diogo

    Apesar do termo “liberalismo econômico” ter-nos causado certa dúvida

    inicial, concordamos com o gabarito preliminar. Item correto.

  • Significado de Amálgama

    substantivo masculino e feminino Fusão perfeita de coisas ou pessoas distintas que formam um todo; mistura. [Odontologia] Liga metálica composta por mercúrio e pó de prata, utilizada pelos dentistas para fazer obturações nos dentes.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/amalgama/

    Bons estudos!

    Estou interessado em parceria de estudo, incluindo as disciplinas Espanhol, Inglês e Francês(nível avançado). O enfoque será na troca de explicações dos assuntos como forma de fixação complementar. Se tiver interesse similar, pode me enviar mensagem.

  • "enriquecido pelo empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista". Como assim?

  • Em relação ao "enriquecido pelo empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista", acho que se refere à intervenção do estado na economia. 

    O que é economia planificada?

    "Economia Planificada é um sistema econômico cuja produção é controlada pelo Estado, que define o planejamento e as metas da economia do país.

    Também chamada de Economia Centralizada ou Economia Centralmente Planejada, é o modelo proposto pelo Socialismo."

    fonte: https://www.todamateria.com.br/economia planificada/#:~:text=Economia%20Planificada%20%C3%A9%20um%20sistema,o%20modelo%20proposto%20pelo%20Socialismo.

    Como ocorreu nos EUA na crise de 1929. Lembra?

    Para contornar a situação econômica daquele país, houve a necessidade de o estado intervir. É A TAL DA EXPERIÊNCIA

    DE QUE A QUESTÃO FALA.

    "Roosevelt, ao contrário de Hoover, acreditava que o governo americano era o principal responsável para lutar contra os efeitos da Grande Depressão. Em uma sessão legislativa especial, sessão conhecida como Hundred Days ("Cem Dias"), Roosevelt, juntamente com o congresso americano, criaram e aprovaram uma série de leis que, por insistência do próprio Roosevelt, foram nomeadas de New Deal ("Novo Acordo"). Estas leis forneceriam ajuda social às famílias e pessoas que necessitassem, forneceriam empregos através de parcerias entre o governo, empresas e os consumidores, e reformou o sistema econômico e governamental americano, de modo a evitar que uma recessão deste gênero ocorresse futuramente."

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o

    Leia o que está no último link, pois há autores que divergem sobre o que realmente deu fim a essa crise.  

    OBS: Estou iniciando meus estudos para este concurso. Portanto, se eu estiver equivocado na resposta, por favor, mande-me uma mensagem no "xati". 

  • Do jeito que está parece que é uma bênção ao mundo. Não há erros, mas quando a questão puxa o saco assim tem que desconfiar.

  • Acredito que a banca não quis corrigir, mas a palavra "empréstimo" compromete a questão. Uma coisa é se ter atitudes similares a experiência socialista e outra coisa é obter experiência por empréstimo.

  • Bem polêmico. Acredito que "empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista" esteja ligado a programas sociais ou questões econômicas ligadas à busca de equidade. Ocorre aí uma simplificação, pois não há como se chegar a uma conclusão de que o capitalismo exclui programas sociais ou de governo. Ademais, apenas comunismo (fase final de formato social buscada por meio do socialismo) e anarquismo pregavam ausência de governo, o que, por si só, desliga estas vertentes de qualquer soma de "programas sociais feitos por um governo", afinal de contas, não há governo nestes ideários.


ID
3558655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2008
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Industrial e as revoluções liberais burguesas, entre fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, assinalaram, na economia e na política, o advento do mundo contemporâneo. Na Civilização Ocidental, ficavam para trás os tempos do feudalismo medieval e da Idade Moderna. A expansão da nova economia assentada na indústria levou à universalização do sistema capitalista. A corrida neocolonial e as disputas entre as potências imperialistas foram decisivas para a Grande Guerra de 1914, experiência que se repete duas décadas mais tarde, com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O mundo pós-1945 foi, durante décadas, dominado pelo confronto americano-soviético, disputa que chega ao fim com a desintegração da União Soviética e o fracasso do denominado socialismo real. Também foi a fase de emancipação afro-asiática, simultânea ao declínio europeu. Na virada do século XX para o XXI, a globalização adquire feições ainda mais consistentes e, no seu rastro, surgem grandes blocos econômicos. Descortinava-se a “era do conhecimento”, com a crescente importância das inovações tecnológicas para a vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue o item seguinte.

O absolutismo, marcado pela concentração de poderes em mãos do rei, foi o regime político mais característico da Europa feudal, ao longo da Idade Média.

Alternativas
Comentários
  • Absolutismo e Feudalismo não se confundem

  • Na idade média o poder ainda não estava concentrado nas mãos do rei, pois este dividia o poder com a nobreza e o clero. O poder estava fragmentado e não não centralizado. As mudanças ocorrem com o surgimento de uma nova classe social, a saber, a burguesia. A burguesia contribuiu para que o poder passasse a se concentrar nas mãos do rei na idade moderna. E a própria burguesia achou interessante esse poder concentrado nas mãos do rei até determinado momento. A revolução francesa aconteceu justamente para tirar o poder das mãos do rei: tratou-se da queda do absolutismo e a "inauguração" da idade contemporânea.

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES , ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • Gabarito Errado;

    O regime político predominante na Idade Média foi a suserania e vassalagem.

    As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade Média (século V ao século XV) marcada pelas relações feudais, ou seja, estavam inseridas no contexto do feudalismo.

    https://www.todamateria.com.br/relacoes-de-suserania-e-vassalagem-no-feudalismo/#:~:text=As%20rela%C3%A7%C3%B5es%20de%20suserania%20e,inseridas%20no%20contexto%20do%20feudalismo.

  • Mercantilismo é o sistema econômico vigente no Estado Abslutista - tem como base o Estado forte, centralizador, interventor.

  • RUMO À PMAL!

  • Descentralizado

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES ------------------------------------------- ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES ------------------------------------------- ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • "Como a Burguesia se beneficiou com o poder na mão do rei absolutista?"

    Respondendo ao questionamento do colega Fabiano Maurício com um exemplo:

    "A aliança entre o rei e a burguesia também contribuiu de maneira decisiva para a expansão comercial e marítima. Nesta época, os monarcas queriam centralizar o poder, num movimento histórico conhecido como absolutismo. O rei possuía prestígio, mas pouco poder e dinheiro. A burguesia tinha dinheiro, mas não poder, nem prestígio. Desta forma, rei e burguesia apoiaram e financiaram expedições para a África, Ásia e a América, e assim alcançar seus objetivos."

    FONTE: As Grandes Navegações - Toda Matéria (todamateria.com.br)

  • Idade Média= Feudalismo, O Rei só tinha plenos poderes no seu próprio Feudo...

  • Gabarito : Errado.

    O período feudal foi antes do período monárquico.

  • Absolutismo foi o Sistema de Governo da Idade Moderna. (Todo pode emana do Rei).

    GAB. ERRADO.

  • Na idade média o poder era descentralizado.
  • Eita questão boa, pega muita gente. Feudalismo é poder desentralizado, o senhor era político-militar dentro do seu feudo, o rei era meramente uma figura.

    GAB ERRADO

    APMBB


ID
3558805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2008
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Industrial e as revoluções liberais burguesas, entre fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, assinalaram, na economia e na política, o advento do mundo contemporâneo. Na Civilização Ocidental, ficavam para trás os tempos do feudalismo medieval e da Idade Moderna. A expansão da nova economia assentada na indústria levou à universalização do sistema capitalista. A corrida neocolonial e as disputas entre as potências imperialistas foram decisivas para a Grande Guerra de 1914, experiência que se repete duas décadas mais tarde, com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O mundo pós-1945 foi, durante décadas, dominado pelo confronto americano-soviético, disputa que chega ao fim com a desintegração da União Soviética e o fracasso do denominado socialismo real. Também foi a fase de emancipação afro-asiática, simultânea ao declínio europeu. Na virada do século XX para o XXI, a globalização adquire feições ainda mais consistentes e, no seu rastro, surgem grandes blocos econômicos. Descortinava-se a “era do conhecimento”, com a crescente importância das inovações tecnológicas para a vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico. 


Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue o item seguinte.

A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte (1776) e a Revolução Francesa (1789) são marcos simbólicos fundamentais do nascimento do mundo contemporâneo. 

Alternativas
Comentários
  • A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte (1776) Foi na idade moderna

    e a Revolução Francesa (1789) Foi na idade contemporãneo.

    Não entendi porque a questão está correta.

  • está correta pq ele diz " Marcos símbolicos para o surgimento da idade contemporânea" PARA O SURGIMENTO
  • Forçou um pouco nesse mundo conteporâneo.
  • A revolução francesa marcou o início da idade contemporânea.

    Questão correta!

  • questão certíssima,porque mesmo os citados eventos terem ocorridos na idade moderna,eles refletiram na IDADE CONTEMPORÂNEA,como,por exemplo,foi a revolução industrial que fez os paises se industrializarem e consequentemente buscar mercados consumidores nas colonias.

  • Típica questão de pegadinha, se liga só:

    A partida da Revolução Francesa começa a idade contemporânea.

    "Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue o item seguinte.

    A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte (1776) e a Revolução Francesa (1789) são marcos simbólicos fundamentais do nascimento do mundo contemporâneo."

    Está correto a afirmativa

  • A revolução francesa foi sim um marco na história, porém um marco sangrento, sujo e que traz sequelas até hoje. Portanto, "simbólico" é extremamente equivocado. Como é questão de concurso, não faz sentido discutir com a bancada, mas é sempre bom lembrar da verdade.

  • Mais uma questão da série: "Quem estudou errou, quem não estudou acertou."

  • Ispa!! A galera erra a questão e diz que erro porque "estudou demais" e só a certou "quem não estudou"

    Tem que ter um ego gigante , ter passado em nomino 1 concurso para historiador . Povo sem noção

    Mais uma questão da série: " quem errou coloca a culpa em tudo menos nele msm e quem acertou segui o bonde"

  • GABARITO: CERTO

    A independência das 13 colônias, foi a primeira grande revolução independentista nas colônias americanas, inspirando diversas outras.

    As 13 colônias fundaram os Estados Unidos.

    A Revolução Francesa mudou a sociedade, rompendo com laços sociais que havia há muito tempo sido estabelecidos pelo medievo.

    A Revolução Francesa foi responsável: pelas mudanças legais e normativas da sociedade.

    Assim como na Industrial, a Revolução Francesa fez com que o mundo antes de seus eventos se tornasse um passado distante.

    O fim de privilégios, a igualdade do homem e do cidadão, a ascensão do povo e a exclusão de Direitos de Nobreza, assim como a ascensão dos direitos gerais, naturais, alienáveis e imprescritíveis, foram aspectos que mudaram o mundo a partir daí.

    Apesar de avanços notáveis, faremos aqui uma visão mais crítica. Dado momento os que pediam liberdades, apoiavam a continuidade de homens escravizados em suas colônias, da diferenciação censitária para certos direitos políticos, uma subvalorização da mulher e um desprezo pela igualdade econômica.

    Com isso, podemos dizer que a Revolução Francesa obteve enormes avanços, mas para alguns, ocorreu apenas um afago, enquanto o chicote continuou batendo apenas em uma mão diferente.

  • CERTO

    As 13 colônias fundaram os Estados Unidos.

  • Gabarito : Certo.

  • Gabarito: Certo.


ID
3569317
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Brejinho - RN
Ano
2016
Disciplina
História
Assuntos

Após a Segunda Guerra Mundial, a reorganização do capitalismo na Europa Ocidental foi assinalada:

Alternativas
Comentários
  • A, C e E podem estar certas ou erradas a depender de quem elabora a prova


ID
3591832
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Disciplina
História
Assuntos

Vivenciando boa parte dos eventos narrados, o historiador marxista Eric Hobsbawm analisa os anos que vão da Primeira Guerra Mundial ao colapso da URSS, afirmando que este foi um período marcado pela “guerra mundial de 31 anos”. 


Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE esse ponto de vista de Eric Hobsbawm:

Alternativas
Comentários
  • Tem duas questões iguais dessa e cada uma ta com uma resposta diferente cuidado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • qual erro da A?
  • A questão C não esta correta, o conflito entre URSS e EUA na chama " Guerra Fria" começa 2 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando ambos países estavam em posse de bombas atômicas.

  • qual o erro da A?


ID
3786913
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideologia e o sistema econômico alternativos ao capitalismo que, no século passado, configuraram o mundo bipolar:

Alternativas

ID
3788518
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de industrialização e urbanização ocorrido na Europa ocidental, na primeira metade do século XIX, estruturou as duas classes fundamentais da moderna sociedade capitalista — a burguesia e o proletariado; ao mesmo tempo, condicionou o surgimento de duas novas formas de pensamento econômica e social — o liberalismo e o socialismo.
(MELLO; COSTA, 1993, p.161).

A partir da análise do texto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3810169
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em junho de 1972, cinco homens foram detidos por invadirem a sede do Comitê do Partido Democrata no Edifício Watergate, em Washington. O grupo pretendia instalar um grampo telefônico e usar as informações obtidas para ajudar a reeleger o Republicano Richard Nixon.
Fonte: http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/coberturas/caso-watergate/sobre.htm/Adaptado.

Entre as principais características políticas desse evento relatado, tem-se

Alternativas

ID
3813169
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o fim da 2ª. Guerra Mundial, houve mudanças na política internacional, que redefiniram poderes e trouxeram transformações para a organização econômica da época. O mundo passou por intenso processo de globalização, o qual ainda perdura. A globalização:

Alternativas

ID
3853336
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Caro leitor, de início, é preciso esclarecer o seguinte: a expressão “o ano de 1968” encerra muito mais coisas, fatos e transformações do que podemos imaginar à primeira vista. Ela tornou-se uma espécie de referência (algo emblemático mesmo) para acontecimentos realmente revolucionários, que ocorreram a partir da segunda metade dos anos 60 até o início dos anos 70 [século XX]. No plano político, por exemplo, a chamada “guerra fria” acirrava ainda mais a luta político-ideológica entre a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os Estados Unidos. Mais do que uma disputa bélica, que para o bem da humanidade não chegou a se concretizar, estava por trás desse conflito o jogo político de supremacia do capitalismo sobre o comunismo ou vice-versa. (CARO LEITOR... 2018).

A década de 60 ficou conhecida como Os Anos Rebeldes e, especialmente o ano de 1968, como A Grande Recusa, período que foi caracterizado

Alternativas
Comentários
  • Justificando alternativas:

    A) pelo estabelecimento do Ato Institucional No 5, no Brasil, que eliminou a ameaça comunista, consolidou o regime autoritário e possibilitou o início do processo de abertura política e democrática. => O AI-5 legitimou o regime de perseguições políticas durante o período militar, no entanto jamais extinguiu totalmente os opositores, que agiam na clandestinidade e formaram grupos revolucionários (a própria ex-PR Dilma fez parte da guerrilha). E certamente não deu início a uma abertura política, essa ideia só deu seus primeiros passos no governo Geisel.

    B) pela adoção da política de Coexistência Pacífica entre os Estados Unidos e a União Soviética, eliminando os conflitos bélicos diretos relacionados à Guerra Fria durante esse período. => Não houve conflito direto, mas severas intervenções em embates nos países de "3º mundo", como foi o caso das Guerras da Coreia, Vietnã, Afeganistão, Israel e outras mais.

    C) pela Primavera de Praga, movimento duramente reprimido pelo Pacto de Varsóvia, com o objetivo de impedir a restauração do capitalismo no Leste Europeu, patrocinado pelos Estados Unidos. => Esse movimento da Tchecoslováquia (1968) iniciou com próprias reformas do governo, no sentido à liberdade de expressão e contrárias à censura, o que desencadeou uma onda de manifestações pacíficas (foram reprimidar pelo PV da mesma forma). A insatisfação era tanta que só foi concluída com a Revolução de Veludo de 1989, com a deposição do governo comunismo no país. Mas, de qualquer forma, não era uma tentativa de implantação capitalista, muito menos financiada pelos EUA.

    D) pela revolta estudantil de maio de 1968, na França, na qual estudantes pequenos burgueses, alienados politicamente, adotam uma postura conhecida como os rebeldes sem causa. => O movimento de 1968 da França remete às medidas inflingidas no governo de Charles de Gaulle, algumas das quais propunham reestruturação no sistema de ensino, com a exclusão de disciplinas mais "pensantes", como se para tornar aluno uma simples "alienada mão de obra". Assim, eclodiram movimentos estudantis, seguidos mais tarde pelo levante contra outras inquietações da população.

    Força, guerreiros! Brasil!


ID
3965476
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEBRAE - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, o mundo estava dividido em dois sistemas políticos. Observe como o presidente estadunidense se posicionou diante do Congresso dos Estados Unidos, em um discurso proferido em 12 de março de 1947:

    “No presente momento da história mundial, é provável que cada nação tenha de escolher entre modos alternativos de vida. E tal escolha tem sido bem frequente.
    Um modo de vida é baseado na vontade da maioria e é caracterizado por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade para os indivíduos, liberdade de expressão e de religião e liberdade para evitar a opressão política.
    O segundo sistema de vida se baseia na vontade de uma minoria que se opõe à maioria pela força. Ela implica em terror e opressão, controle da imprensa e do rádio, eleições fabricadas e supressão de liberdade pessoal.” (MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19. (Col. Textos e Documentos, 7).

O discurso qualifica dois modos de vida, que são uma referência, respectivamente, ao:

Alternativas

ID
4009312
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.

Na segunda metade do século XX, a ordem mundial passou a ser bipolar, marcada por disputas entre duas superpotências (Estados Unidos e União Soviética) e pela oposição entre capitalismo e socialismo.

Alternativas

ID
4009315
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.

No século XXI, com a derrocada do bloco socialista e a extinção da União Soviética, a China rompe com o regime comunista e com a economia planificada, adere ao capitalismo de estado e se transforma na maior potência econômica do planeta.

Alternativas
Comentários
  • A China se declara, oficialmente, comunismo de mercado.

    O que, na prática, significa que a economia é capitalista e o que tem de comunismo é a ditadura e a repressão das liberdades individuais.


ID
4024897
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)

A chamada segunda revolução industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi marcada pela expansão ferroviária, pela descoberta da eletricidade e pela invenção do motor a explosão, com a utilização do petróleo como combustível.

Alternativas

ID
4024903
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)

A produção em larga escala, principal motivador da revolução industrial, tinha como objetivo primordial satisfazer as necessidades básicas de alimentação e de vestuário da população inglesa.

Alternativas

ID
4131583
Banca
ULBRA
Órgão
ULBRA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A eleição de John Kennedy nos Estados Unidos em 1961 estimulou o surgimento de um novo cenário em tempos de Guerra Fria. A elegância e o glamour circunscritos à figura do presidente encobriam a preocupação da elite política com o alinhamento político soviético, principalmente porque o programa da campanha propunha o seguinte:

I – Ampliação de programas de saúde para pobres e idosos.
II – Investimento federal em moradia e educação.
III – Redefinição dos benefícios de previdência e seguro desemprego.

Alternativas

ID
4141894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

        A alta nos preços do petróleo e a necessidade de conter o aquecimento global estão fazendo os japoneses voltarem a olhar em direção ao Brasil, depois de 25 anos de afastamento nas relações bilaterais. Atendendo à solicitação do governo japonês e de empresários, o ministro de Negócios Estrangeiros, Taro Aso, chegou ao Brasil para conhecer de perto as etapas de produção e exportação do etanol.

Jornal do Brasil, 20/8/2007, p. A19 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude e a inserção do tema por ele focalizado no mundo contemporâneo, julgue o item seguinte. 

Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão empreendeu vitorioso esforço de recuperação material, para o qual contou com apoio norte-americano. Em algumas décadas, o país se transformou em uma das maiores potências econômicas mundiais, posição que ainda preserva.

Alternativas
Comentários
  • As duas superpotências criaram planos para recuperação dos países, pós Segunda Guerra.

    O USA criou o plano marshal para recuperar os capitalistas.

    A União da República Socialista Soviética criou o comecum para recuperar os sociallstas.

    Vale ressaltar que o Japão era capitalista.

    Logo, gabarito: C.

  • Japão foi contemplado com US$ 14 bilhões pelo Plano Marshall, idealizado pelos Estados Unidos com o objetivo de afastar a ameaça comunista. Depois da Segunda Guerra, o país precisou de uma década para se recuperar

  • Depois de duas bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos, tornar-se capitalista não foi uma questão de escolha.

  • As duas superpotências criaram planos para recuperação dos países, pós Segunda Guerra.

    O USA criou o plano marshal para recuperar os capitalistas.

    A União da República Socialista Soviética criou o comecom para recuperar os sociallstas.

    A fundação do Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON) aconteceu em 1949, a fim de integrar economicamente União Soviética, Bulgária, República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia, países do Leste Europeu e impedir o avanço do Plano Marshall sobre a região.

  • CERTO

    As duas superpotências criaram planos para recuperação dos países, pós Segunda Guerra.

    O USA criou o plano marshal para recuperar os capitalistas.

    A União da República Socialista Soviética criou o comecom para recuperar os sociallstas.

    OJapão é uma potência econômica

    A economia japonesa é altamente industrializada, apresentando grande aparato tecnológico. O país se destaca nos segmentos de eletroeletrônico, informática, robótica, automobilístico, entre outros. O Japão detém o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, atrás somente dos Estados Unidos.

    O CONCURSEIRO, RESOLVE MAIS QUESTÕES DO NAMORA!!!


ID
5221240
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Guabiruba - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A condição dos estados estrangeiros não é o que era antes; eles inventaram o navio a vapor e introduziram mudanças radicais na arte da navegação. Eles também construíram seus exércitos em um estado de grande eficiência e possuem instrumentos de guerra de grande poder e precisão; em suma, têm licença para serem poderes formidáveis. Se, portanto, persistentemente nos apegamos a nossos sistemas antiquados, o céu sabe apenas que poderosa calamidade pode acontecer em nosso Império. – Adaptado de uma carta escrita por Lord Ii a Lord Tokugawa, 1847.

O período da história do Japão que se sucedeu após a constatação exposta no texto ficou conhecido como:

Alternativas

ID
5581312
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A segunda metade do século XIX foi marcada por uma série de mudanças econômicas, políticas e culturais na Europa Ocidental. No que diz respeito a essas mudanças, assinale a afirmação verdadeira. 

Alternativas