SóProvas


ID
1763188
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sílvio e Fátima têm três filhos, um deles fruto do primeiro casamento de um dos cônjuges. Sílvio é de tipo sanguíneo AB Rh e Fátima de tipo O Rh+. Dentre os filhos, Paulo é de tipo sanguíneo A Rh+, Mário é de tipo B Rh e Lucas é de tipo AB Rh+.

Sobre o parentesco genético nessa família, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Fatores genotípicos

    Pais: Sílvio AB Rh (IAIB rr)
             Fátima O Rh+ (ii Rr)

    Filhos: Paulo A Rh+ (IAi Rr)
               Mário B Rh– (IBi rr)
               Lucas AB Rh+ (IAIB Rr)

     Analisando os fatores apresentados dos pais e filhos, é possível concluir que Paulo e Mário são irmãos por parte de pai e por parte de mãe. Já Lucas é filho do primeiro casamento de Sílvio, por ser do grupo AB e não poder ser filho biológico de Fátima, pertencente ao grupo sanguíneo O.

    Alternativa correta: A

  • O fator Rh não interfere na questão. O genótipo do pai é AB, pois os alelos A e B são codomiantes. O genótipo da mãe é ii, alelos recessivos.

    O resultado desse cruzamento seria indivíduos com o tipo sanguíneo A ou B, ambos heterozigotos. Sendo assim, Lucas que tem o tipo sanguíneo AB não é filho biológico do casal.

        AB x  ii

    Ai ou Bi    

     

     

     

     

  • O fator Rh interfere sim!

    Rh- ==> rr => anti Rh+

    Rh+ ==> R_ => sem aglutinina

  • Não , não interfere , até pq Fátima é heterozigota para o fator Rh , podendo gerar junto com seu esposo todos os fatores Rh , logo sendo o principal o sistema ABO
  • Lucas não pode ser filho de Sílvio e Fátima pois Fátima é do tipo sanguíneo O (ii), enquanto Sílvio é AB (IAIB), ou seja, os dois não conseguem formar um genótipo AB, que é o genótipo de Lucas.