SóProvas


ID
1763200
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A luz branca é composta por ondas eletromagnéticas de todas as frequências do espectro visível. O espectro de radiação emitido por um elemento, quando submetido a um arco elétrico ou a altas temperaturas, é descontínuo e apresenta uma de suas linhas com maior intensidade, o que fornece “uma impressão digital” desse elemento. Quando essas linhas estão situadas na região da radiação visível, é possível identificar diferentes elementos químicos por meio dos chamados testes de chama. A tabela apresenta as cores características emitidas por alguns elementos no teste de chama:

                                       Elemento                           Cor

                                       sódio                               laranja

                                       potássio                          violeta

                                       cálcio                              vermelho-tijolo

                                       cobre                              azul-esverdeada

Em 1913, Niels Bohr (1885-1962) propôs um modelo que fornecia uma explicação para a origem dos espectros atô- micos. Nesse modelo, Bohr introduziu uma série de postulados, dentre os quais, a energia do elétron só pode assumir certos valores discretos, ocupando níveis de energia permitidos ao redor do núcleo atômico. Considerando o modelo de Bohr, os diferentes espectros atômicos podem ser explicados em função

Alternativas
Comentários
  • A letra D está errada porque a emissão de onda eletromagnética (luz) se dá quando o elétron retorna de um nível mais energético - onde ele estava excitado - para o seu nível fundamental.

    salto de um elétron de seu estado fundamental para um estado mais energético = absorção de energia (quantum)

    retorno desse elétron de um estado mais energético para o seu estado fundamental = perda da energia que recebeu na forma de fóton (luz)

  • A transição de um elétron que se encontra em um determinado estado, auto-estado, quântico associado à uma determinada energia Emaior para uma estado de energia menor Emenor, libera um fóton (pacote de energia na forma de luz) de energia determinada pela equação de Planck, E = Emaior - Emaior = h*f, em que h é a constante de planck e f é a frequência do fóton eliminado ( Luz pode ser estudada tanto quanto onda, com uma frequência associada, quanto partícula, um fóton).

    Diferentes transições eletrônicas entre os níveis de energia são diferentes de átomo pra átomo pois cada átomo possui diferentes energias para cada nível eletrônico. Sendo as energias de cada nível diferentes, as transições entre esses níveis geralmente vão acarretar na liberação de fótons com energias diferentes, o que por sua vez gera um espectro eletrônico com diferentes frequências. O espectro eletrônico é muitas vezes obtido a partir de uma malha capaz de captar as diferentes frequências dos fótons em linhas, cada linha com uma frequência diferente. Muitas vezes, as frequências desses fótons gerados na transição são tão próximas que é necessário um microscópio para diferencias algumas linhas do espectro.