-
Gabarito B) - RENNÓ (2013).:
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
-
Busquei identificar as diferentes teorias motivacionais. Entretanto, não soube detectar a alternativa c.
De acordo com a chamada Teoria dos Dois Fatores, Herzberg aponta para a ideia de que no campo motivacional:
a) a motivação dos indivíduos objetiva satisfazer certas necessidades que vão desde as primárias (fisiológicas) até as mais complexas ou psicológicas. PIRÂMIDE DE MASLOW.
b) existem dois tipos de fatores: os que causam, predominantemente, satisfação e os que causam, predominantemente, insatisfação. TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG.
c) todas as pessoas têm necessidades e todas as necessidades representam carência ou falta de alguma coisa que vem do meio circundante. NÃO SEI A QUAL TEORIA SE REFERE. OU SE SIMPLESMENTE APRESENTA UM CONCEITO ERRADO.
d) o trabalhador não gosta de trabalhar e o faz somente quando é compelido. TEORIA X: Mc GREGOR.
-
Olha isso
Segundo Herzberg, existem dois fatores:
• Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.
• Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo.
Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.
Fonte: Gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim - Editora Alumnum
Agora olha isso..
b) existem dois tipos de fatores: os que causam, predominantemente, satisfação e os que causam, predominantemente, insatisfação.
Parei de G.P por hoje!
-
A letra E é o retrato de muito ser humaninho! heheh
-
Acertei por exclusão. A alternativa correta está muito mal formulada.
-
Apesar de acertar por exclusão, acredito que a assertiva seria melhor formulada se estive regida de tal maneira: "existem dois tipos de fatores: os que causam, predominantemente, satisfação e os que causam, predominantemente, a não satisfação".
-
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online