SóProvas


ID
1763683
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em uma entidade pública, dois contadores estavam discutindo o conceito de valor justo, considerado por eles o critério mais adequado para avaliação e mensuração dos itens patrimoniais para as entidades públicas, por ser recomendado pelas normas internacionais. No entanto, o MCASP orienta que o valor justo deve ser utilizado como critério de mensuração para:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C


    MCASP 6a edição

    a) INTANGÍVEL: Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da atividade pública ou exercidos com essa finalidade são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição ou de produção, deduzido do saldo da respectiva conta de amortização acumulada e do montante acumulado de quaisquer perdas do valor que hajam sofrido ao longo de sua vida útil por redução ao valor recuperável (impairment).


    b) Quando os bens forem distribuídos gratuitamente ou a taxas não de mercado, os estoques serão valorados a custo ou valor de reposição, dos dois o menor.

    c ) Os estoques de animais e de produtos agrícolas e extrativos são mensurados ou avaliados pelo valor justo menos os custos estimados de venda, quando atendidas as seguintes condições:

    a. que a atividade seja primária; e

    b. que o custo de produção seja de difícil determinação ou que acarrete gastos excessivos.


    d) Investimentos permanentes: preço de custo (MEP) ou custo de aquisição (Método do Custo)


    e) Os resíduos e os refugos também devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido.

    As diferenças de valor de estoques que forem consequências das situações descritas acima devem ser refletidas em contas de resultado.

  • a) ativos intangíveis: valor de aquisição ou valor de produção, reduzida a amortização.

     

    b) bens de distribuição gratuita: valor de custo ou valor de reposição, o menor entre os dois.

     

    c) estoques de animais: valor justo, menos os custos estimados de venda  (gabarito)

     

    d) investimentos permanentes: método de equivalência patrimonial (MEP)

     

    e) resíduos e refugos: valor realizável líquido