SóProvas


ID
1763818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao planejamento organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) De acordo com Matos e Chiavenato,11 o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.

    3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.

    4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.

    No gráfico a seguir podemos ver as principais fases do planejamento estratégico:

  • Letra (c)


    São quatro os princípios gerais para os quais que o executivo deve estar atento:


    ·  O princípio da contribuição aos objetivos e, nesse aspecto, o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos  máximos da empresa;


    ·  O princípio da precedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle);


    ·  O princípio de maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações em: pessoas, tecnologia e/ou sistemas;


    ·  O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.


    Djalma de Oliveira


  • Alguém poderia dizer o erro da letra D, por favor ?

  • Pamela.

    Acredito que o erro da letra "d" é afirmar que o planejamento estratégico pode prever as ações imediatas para a operacionalização dos objetivos. No máximo poderia afirmar que o planejamento operacional pode prever ALGUMAS ações para atingir os abjetivos. Porém, situações acontecem, e nenhum planejamento terá como prever todas.

    Quando respondo as questões, tento sempre separá-las por partes: 

    O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, ("certo", o planejamento estratégico visa a objetivos de longo prazo) tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos. ("errado", não tem como o planejamento prever as ações imediatas durante a operacionalização dos objetivos) 

    Espero ter ajudado!

  • Tenho um grande problema com essa parte de adm.geral nos concursos. Galera, vcs podem me indicar uma boa teoria?


  • acertiva c)  O Planejamento possui os seguintes princípios gerais:
    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento
    deve sempre visar ao objetivo máximo da organização,
    hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua
    totalidade;

    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem
    antes das outras funções administrativas;

    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e
    abrangência
    : o planejamento é a mais abrangente das funções
    organizacionais
    , e por isso ele pode provocar uma série de
    modificações na organização;
    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o
    planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as
    dificuldades, ou deficiências
    . Relembrando: eficácia significa
    entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação
    entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização gera
    valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus
    produtos e serviços.

    Prof. Carlos Xavier estrategiaconcursos     

  • alguém poder explicar o erro da alternativa B?? 

  • Letra A: O planejamento pode ser realizado em diferentes níveis, conforme os objetivos propostos; o nível tático, por exemplo, envolve decisões a respeito de atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo.

    Errada: pelo contrário. No nível operacional não tem muito o que pensar. É execução! Com isso, observa-se menos flexibilidade.


    Letra B: As seguintes denominações são também empregadas para se referir ao planejamento: previsão, projeção e predição.

    Errada. Esses termos são geralmente usados em previsão da demanda. Logo, não se aplica.



    Letra C: São considerados princípios do planejamento relacionados ao alcance dos resultados de uma organização: contribuição aos objetivos, precedência, maior penetração e abrangência, maior eficiência, eficácia e efetividade.

    Certa. Excelente comentário do colega Tiago Costa.



    Letra D. O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos.

    Errada. Ações imediatas e operacionalização de objetivos dizem respeito ao planejamento operacional. Na letra A foi dito sobre o pequeno grau de flexibilização isso porque a ação deve ser executada de imediato. O planejamento e as diretrizes já foram estabelecidas no planejamento estratégico. O tático direciona o que deve ser executado (prazo, pessoas...) e o operacional executa.



    Letra E. O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico.

    Errada. Conceito de precípua: originária. Planejamento estratégico preocupa-se em estabelecer os objetivos organizacionais, bem como definir a missão, valores e metas a longo prazo. No planejamento tático, será planejado o RH considerando o que foi estabelecido no planejamento estratégico. Logo, incorreto afirmar que o planejamento de RH nasce no estratégico. 

  • O planejamento possui os seguintes princípios gerais:
    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve sempre visar ao objetivo máximo da organização, hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua totalidade;

    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas;

    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e abrangência: o planejamento é a mais abrangente das funções organizacionais, e por isso ele pode provocar uma série de modificações na organização;

    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades, ou deficiências. Relembrando: eficácia significa  entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização ger valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus produtos e serviços.
     

  • O planejamento possui os seguintes princípios gerais:


    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve sempre visar ao objetivo máximo da organização, hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua totalidade;


    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas;


    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e abrangência: o planejamento é a mais abrangente das funções organizacionais, e por isso ele pode provocar uma série de modificações na organização;

    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades, ou deficiências. Relembrando: eficácia significa entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização gera valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus produtos e serviços.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • O planejamento de RH não é uma atividade principal do planejamento estratégico. O Planejamento de RH, por ser de uma área, é tático, e não estratégico.

  • De acordo com meu professor não pode confundir planejamento com: previsão, projeção, predição...
    (Foi assim que descartei a D logo de cara.)
    Já sobre o item E: O recursos humanos não é precípua do planejamento estratégico (e sim do planejamento Tático.)
    GAB> C
    Qualquer erros. Avisem...

  • a) O planejamento pode ser realizado em diferentes níveis, conforme os objetivos propostos; o nível tático, por exemplo, envolve decisões a respeito de atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo.

     

    Tático - Médio prazo, portanto, não é para atividades diárias nem baixo risco e alto grau de flexibilizaçã.

     

    b) As seguintes denominações são também empregadas para se referir ao planejamento: previsão, projeção e predição.

     

    São conceitos distintos.

     

    d) O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos.

     

    Planejamento estratégico = longo prazo / tático = médio prazo / operacional = curto prazo (ações imediatas)

     

    e) O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico.

     

    Rh = departamento = planejamento tático.

     

     

     

     

     

  • Não confundir Planejamento com PREVISÃO, PROJEÇÃO, PREDIÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E PLANO.

    Previsão: verificar quais eventos poderá ocorrer, com base no registro de uma serie de probalidades;

    Projeção: que correspondem à situação em que o futuro tende a ser igual ao passado em sua estrutura básica;

    Predição: é a situação futura que tende a ser diferente do passado, mas sobre a qual não se pode exercer controle algum;

    Resolução de problemas: corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes;

    Plano: é o documento formal que consolida as informações desenvolvidas do processo de planejamento, sendo o limite da formalização do planejamento, uma visão estática, uma decisão sobre os caminhos a tomar observando-se a relação custos/benefícios.

     

    MAterial do Professor Carlos Xavier.

     

  • De acordo com a prof. Carranza, o planejamento prevê. Aí complica.....

  • contribuindo, a resposta traz os princípios gerais do planejamento e estes são os específicos:

    Planejamento Participativo: O planejamento deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo.

    Planejamento Coordenado: Todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente.

    Planejamento Integrado: Os vários escalões de uma empresa devem ter seus planejamentos integrados.

    Planejamento Permanente: Nenhum plano mantem seu valor e utilidade com o tempo.

  • B) previsão é coisa da mãe dinah... hahah

     

    eu já assisti aulas dessa prof Carranza e ODIEI.... as aulas eram uma verdadeira bagunça, um monte de conceitos espalhados..