-
Gabarito C) Layout por posição fixa = No loyoll( por posição fixa o material permanece fixo m uma determinada posição e as máquina se deslocam até o local executando as operações necessárias. É recomendado para um produto único, em quantidade pequena ou unitária e, em geral, não repetitivo. É o caso da fabricação de navios, grande transformadore. elétricos, turbinas, pontes rolantes, grandes prensas, balanças rodoferroviárias e outros produtos de grandes dimensões físicas.
Fonte: Petronio G Martins (2010)
-
Arranjo Físico de Posição Fixa [posicional]: utilizado para projeto aonde o produto permanece fixo em um determinado local e os funcionários são direcionados para trabalhar neste produto. A imobilidade do produto é devido a peso, tamanho e formato. Exemplo de produtos que utilizam este tipo de arranjo físico: construção de navios, locomotivas, prédios, represas e etc.
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-do-arranjo-fisico/28243/
-
GAB:C
posicional, ou por posição fixa.
Quando o objeto é grande demais, que a sua construção ou processamento tem que ser feito em um único lugar.
ex: montagem de um avião ou de um grande navio. Construção de uma usina ou ponte.
-
posicional ou estacionário
-
Gabarito: C
Os layouts podem ser de três tipos:
1. De processo (funcional): utilizado quando as máquinas e pessoas são dispostas por especialidade e os materiais se deslocam ao longo das seções até o seu acabamento. Adequado para sistema de produção em lotes.
2. De produto (linear): utilizando quando equipamentos e materiais são dispostos em uma mesma seção conforme a sequência de operações. Adequando para sistema de produção continua.
3. Estacionário (de posição): utilizando quando os produtos são de grande porte e não se movimentam. Adequado para sistema de produção sob encomenda.
Fonte: Chiavennato
-
Jaqueline Alves, existe tbm o Leyaute Celular, que basicamente mescla características do arranjo por processos com arranjo por produtos. Cada unidade produtiva é uma célula com todos os recursos necessários ao processamento.
-
GABARITO: LETRA C
ACRESCENTANDO:
Esse é o caso onde a natureza do produto final determina o layout de produção. Nesse tipo de configuração, o produto permanece parado enquanto os trabalhadores e máquinas se organizam ao redor dele, como na fabricação de aviões de grande portes, foguetes e navios. Para a produção desses produtos, qualquer movimentação, além de morosa, pode prejudicar a montagem. As máquinas utilizadas também são específicas para esse tipo de trabalho e facilitam a movimentação dos operadores ao redor do produto.
Nesses casos, raramente a fábrica irá escolher outro tipo de arranjo físico, porém, é possível que a produção das peças, que costumam ser feitas a parte e depois levadas para a montagem, sigam outras lógicas de produção.
Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume. A vantagem desse desenho é o fácil acesso ao produto para fazer as alterações necessárias, a possibilidade de terceirização de grande parte do projeto e a implementação de técnicas e softwares de controle da produção.
Já como desvantagem é possível citar o alto custo em relação a movimentação do produto, necessidade de galpões e áreas com dimensões proporcionais ao que será produzido e baixo volume de produção e padronização.
FONTE: QC
-
LAYOUT POR POSIÇÃO FIXA (OU POSICIONAL): Nesse tipo de configuração, o produto permanece parado enquanto os trabalhadores e máquinas se organizam ao redor dele, como na fabricação de aviões de grande portes, foguetes e navios.
LAYOUT POR PROCESSO (OU FUNCIONAL): Esse arranjo físico agrupa processos e equipamentos das mesmas operações ou funções em uma única área, formando setores de trabalho específicos. Em uma fábrica, temos o exemplo de um produto que precisa passar pelo processo de pintura e é destinado a um setor exclusivo para esse trabalho, onde todo o maquinário e trabalhadores necessários estão juntos.
LAYOUT EM LINHA (POR PRODUTO): Nesse modelo, as máquinas são dispostas lado a lado, seguindo a linha de produção, normalmente dedicada à fabricação de um tipo exclusivo de produto. Dessa forma, tudo acontece sempre da mesma maneira em uma sequência única. Podemos encontrar esse desenho na indústria automobilística e alimentícia, por exemplo.
LAYOUT CELULAR: Esse arranjo é um híbrido entre o layout em linha e o funcional. Cada célula é auto-suficiente e auto-gerenciável e é responsável pela produção de determinado produto ou família de produtos, possuindo todas as ferramentas necessárias para o trabalho. Dessa forma, o processo inteiro é feito em um mesmo local, sem a necessidade de grandes movimentações.
Fonte: https://terzoni.com.br/leanblog/layout-de-producao/