SóProvas


ID
1764403
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma fabricante de calçados esportivos adota a estratégia de liderança em custo - fortemente apoiada no volume de produção maior que o dos concorrentes e na eficiência logística - e oferece produtos a preços significativamente mais baixos que a concorrência a seus clientes. Essa estratégia permite que a empresa se proteja, com relação às forças competitivas da indústria, da seguinte forma, entre outras:

Alternativas
Comentários
  • A estratégia de liderança em custo significa basicamente que a empresa consegue oferecer ao mercado algo semelhante às ofertas de seus concorrentes, mas o faz a um custo total mais baixo. Conforme Porter (1980), o custo mais baixo funciona como um mecanismo de defesa da empresa contra a rivalidade de seus concorrentes, especialmente no tocante à competição por preços. A posição de custo baixo permite que a empresa ainda continue auferindo lucros mesmo quando vários de seus concorrentes já tiveram seus lucros consumidos na competição.  Pré-condições para a liderança em custo: existirem diferenciais de custo significativos no controle dos recursos da cadeia downstream (canais de distribuição ou pontos de localização); 

  • GAB. D

    D) o custo baixo permite que a empresa continue obtendo lucros quando seus concorrentes já tiverem suas margens de lucro consumidas pela competição;

    A ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA EM CUSTO SIGNIFICA BASICAMENTE QUE A EMPRESA CONSEGUE OFERECER AO MERCADO ALGO SEMELHANTE ÀS OFERTAS DE SEUS CONCORRENTES, MAS O FAZ A UM CUSTO TOTAL MAIS BAIXO. O CUSTO BAIXO FUNCIONA COMO UM MECANISMO DE DEFESA DAS EMPRESAS CONTRA A RIVALIDADE DE SEUS CONCORRENTES, ESPECIALMENTE NO TOCANTE À COMPETIÇÃO POR PREÇO.

    A POSIÇÃO DE CUSTO BAIXO PERMITE QUE A EMPRESA AINDA CONTINUE AUFERINDO OS LUCROS MESMO QUE VÁRIOS DE SEUS CONCORRENTES JÁ TIVERAM SEUS LUCROS CONSUMIDOS NA COMPETIÇÃO.

    FONTE: Livro Administração Geral e Pública - teoria contextualizada. Autores: Adriel Sá e Cyonil Borges.

  • Quais os erros das outras?

  • A letra A está incorreta, pois o poder de negociação dos fornecedores é determinado, dentre outros fatores, quando fornecedores que vendem produtos únicos ou altamente diferenciados, o que não é o caso da liderança em custos. Ainda, quanto maior a quantidade de insumos, maior a flexibilidade na escolha de fornecedores.

     

    A letra B está incorreta, pois geralmente os consumidores se tornam leais a produtos diferenciados, ou seja, à estratégia de diferenciação. Logo, não é o volume de produção em si que torna uma barreira contra substitutos, mas o uso de preço baixo.

     

    A letra C está incorreta, pois não é o volume de produção que permite que a empresa continue auferindo lucros, mas o uso de preço baixo.

     

    A letra E está incorreta, pois o enfoque será no custo. A estratégia de foco em nicho é a estratégia da organização voltada para a dominação de um segmento de mercado que ela atua, concentrando os seus esforços e recursos na preservação de algumas vantagens competitivas. É um modelo proposto por Mintzberg, e não por Porter.

    Professor Adriel Sá. TEC CONCURSOS