-
(FCC/TRT 8ª Região/Analista Judiciário/2010) O método de avaliação de desempenho que consiste em quatro etapas: entrevista inicial para avaliar o desempenho e os fatores que afetaram positiva ou negativamente o resultado final; entrevista de análise complementar para obter novas informações pertinentes; planejamento das providências necessárias e acompanhamento posterior dos resultados; é denominado
a) escalas gráficas.
b) pesquisa de campo.
c) listas de verificação.
d) escolha forçada.
e) método dos incidentes críticos.
Gabarito: b. Estas etapas referem-se ao método de pesquisa de campo.
A entrevista é realizada pela Gestão de Pessoas (staff); o superior vai a cada seção para entrevistar a chefia sobre o desempenho dos respectivos subordinados.
RIBAS E SALIM (2014)
-
A pesquisa de campo baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e função de staff no processo de avaliação de desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação com os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
-
Pesquisa de Campo
É um método que se baseia em entrevistas de um especialista em avaliação com o superior imediato do avaliado. É possível traçar, junto com o superior, método de desenvolvimento no cargo e na organização, a partir do diagnóstico traçado. Possui custo mais alto pelo valor do especialista.
Esse método é divido em 4 etapas:
• Entrevista inicial: avalia o desempenho e os fatores que afetaram o resultado anterior;
• Entrevista de análise complementar: com o intuito de obter novas informações que sejam pertinentes;
• Planejamento das providências necessárias;
• Acompanhamento a posteriori dos resultados oriundos da avaliação.
(PONTO DOS CONCURSOS)
-
A resposta é a letra C.
Esse método da pesquisa de campo, consiste em se contratar um especialista, para fazer a avaliação junto com o gerente. O ruim é que é muito custoso R$$ para a empresa, pois requer essa contratação de profissional especializado, conforme citei acima. Mas o bom é que a avaliação é feita de modo mais completo, e com feedback para o avaliado.
bons estudos.
-
Letra C.
Outra questão para ajudar fixar.
(FGV/DPE-RO/Analista da Defensoria Pública - Analista em Administração/2015) Na empresa Alfa, a avalição de desempenho é feita conjuntamente pela área de recursos humanos e pelas áreas funcionais. Os especialistas da área de recursos humanos reúnem-se com os gerentes de linha para entrevistá-los e assim, em conjunto, avaliam o desempenho dos empregados – bem como planejam as ações futuras para melhoria do desempenho. O método de avaliação de desempenho utilizado pela empresa Alfa é do tipo:
a)pesquisa de campo;
b)avaliação participativa por objetivos;
c)avaliação 360 graus;
d)escolha forçada;
e) incidentes críticos.
Comentário:
A questão traz um exemplo prático da pesquisa de campo, método no qual um especialista se reúne com o gerente para avaliar os funcionários.
Prof. Carlos Xavier
-
MÉTODOS TRADICIONAIS
Escala gráfica: Utiliza um formulário de dupla entrada e avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados.
Lista de verificação: Baseada em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (checklists) a respeito de cada funcionário.
Escolha forçada: Este método de avaliação utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado.
Incidentes críticos: Baseados na observação e no registro dos aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto positivos quanto negativos.
Pesquisa de campo: Considerado o método mais demorado e completo de avaliação de desempenho. Esse método baseia-se em uma entrevista no setor, em que se levantam as causas e os motivos do desempenho do subordinado. (Obs.: Um dos mais caros também)
Etapa 1: Avaliação inicial. - Etapa 2: Análise suplementar. - Etapa 3: Planejamento. - Etapa 4: Acompanhamento.
Comparação aos pares (comparação binária): É considerada o método mais simples, e também o mais rudimentar. Consiste em comparar dois a dois empregados de cada vez.
-
Impressionante, a FGV com uma questão objetiva, sem rodeios ou pegadinhas! Multiplica, Senhor!
-
A) ERRADA. Incidentes
críticos baseia-se na observação e registro dos aspectos do comportamento
considerados extremamente bons e extremamente ruins.
B) ERRADA. Escolha forçada consiste em avaliar o colaborador por meio de
frases agrupadas em blocos que descrevem o seu desempenho individual.
C) CORRETA. A pesquisa
de campo é um dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho mais
completos, pois envolve entrevistas com especialistas em avaliação e
gerentes para em conjunto avaliarem o desempenho dos colaboradores. Tal
método se desenvolve em quadro etapas: entrevistas de avaliação inicial,
entrevistas de análise complementar, planejamento das providências e
acompanhamento posterior dos resultados. Apresenta como vantagens o fato de
justamente envolver uma responsabilidade de linha (gerente avalia) e staff
(gestor de pessoas assessora) e criar uma relação proveitosa entre ambos; além
de permitir o planejamento de ações para o futuro; enfatizar a melhoria do
desempenho e alcance dos resultados; e proporcionar uma avaliação do desempenho
mais profunda. Já as desvantagens são seu custo operacional alto, em especial
pela exigência de assessoria; a lentidão e demora do processo; e a pouca
participação do avaliado no processo.
D) ERRADA. Escala
gráfica consiste em um formulário de dupla entrada e avalia o desempenho por meio de fatores predefinidos
e graduados, de péssimo a ótimo, por exemplo.
E) ERRADA. Avaliação
por objetivos consiste no estabelecimento de metas entre avaliador e avaliado e
o constante acompanhamento do alcance dessas metas.
GABARITO: C
-
Método da Pesquisa de Campo - especialista em avaliação (staff - órgão de RH), realiza uma entrevista com o gestor (linha) em seu ambiente de trabalho para colher informações sobre cada funcionário.
Fases: entrevista de avaliação inicial; entrevista de análise complementar; planejamento de providências; acompanhamento dos resultados.
Escalas Gráficas - tabela de dupla entrada onde os fatores de avaliação ocupam as linhas e os graus de medição de desempenho ocupam as colunas. Graus recebem valores numéricos, como ótimo = 5, bom = 4, regular = 3, sofrível = 2, e fraco = 1. Nas escalas gráficas contínuas, apenas os pontos extremos (nota máxima e nota mínima) são destacados em uma linha. Na Gráfica Descontínua que os graus de variação dos fatores de avaliação já estão previamente fixados.
Método das listas de verificação (Checklists) - simplificação do método das escalas gráficas. Mostra uma lista de fatores que devem ser avaliados (considerados) pelo gestor no momento da avaliação.
Método da Escolha Forçada - Há diversos blocos de frases que descrevem algum tipo de comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho, daí o avaliador deve escolher uma ou duas frases que descrevem melhor o avaliado.
Ele minimiza/reduz a subjetividade e a superficialidade da avaliação, a influência dos avaliadores e o efeito halo.
Produz informações de difícil comparação.
Método das frases descritivas - O avaliador assinala livremente as frases que identificam o comportamento do funcionário (sim) e aquelas que são opostas ao seu comportamento (não)
Método dos incidentes críticos - Avaliador busca identificar apenas as características extremas (positivas ou negativas) do avaliado.