SóProvas


ID
1764955
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Não descreverei catástrofes pessoais de alguns dias infelizes, mas a destruição de toda a humanidade, pois é com horror que meu espírito segue o quadro das ruínas da nossa época. Há vinte e poucos anos que, entre Constantinopla e os Alpes Julianos, o sangue romano vem sendo diariamente vertido. A Cítia, Trácia, Macedônia, Tessália, Dardânia, Dácia, Épiro, Dalmácia, Panônia são devastadas pelos godos, sármatas, quedos, alanos (...); deportam e pilham tudo.

      Quantas senhoras, quantas virgens consagradas a Deus, quantos homens livres e nobres ficaram na mão dessas bestas! Os bispos são capturados, os padres assassinados, todo tipo de religioso perseguido; as igrejas são demolidas, os cavalos pastam junto aos antigos altares de Cristo (…)."

(São Jerônimo, Cartas apud Pedro Paulo Abreu Funari, Roma: vida pública e vida privada. 2000)

O excerto, de 396, remete a um contexto da história romana marcado pela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    No contexto acima o Império Romano já era cristão e já estava sofrendo invasões bárbaras.

  • Nesse contexto, somente a proposição A está correta. No geral, a questão remete à crise econômica, social e política no Baixo Império Romano século III, IV e V. O texto aponta para as invasões bárbaras no século IV, ano de 396. As invasões bárbaras tornaram-se violentas devido à pressão dos hunos, conforme as Cartas de São Jeronimo. Além disso, resumidamente, 

    • em 395 Teodósio dividiu o império em duas partes: Império Romano do Ocidente capital Roma e o Império Romano do Oriente, Constantinopla era a capital. 

    • O cristianismo estava se propagando tornando uma religião “universal”. Sobre isso, lembre-se de que, em 313 através do Edito de Milão Constantino deu liberdade de cultos aos cristãos e, em 391, pelo Edito de Tessalônica Teodósio oficializou o cristianismo. 

    B) falso, pois não houve essa reorientação da economia. Na verdade, a crise econômica se desenvolveu a partir da escassez de mão de obra, da falta de terras agricultáveis e da estagnação geral do Império Romano. 

    C) falso, pois, conforme afirmei acima, estamos falando do declínio do Império Romano, de modo que as organizações da República não foram reestabelecidas. 

    D) Falso, tendo em vista que no final do século IV o cristianismo já era a religião hegemônica em Roma e se expandia. V

    E) falso, pois os cristãos não foram responsabilizados pela crise política do Império Romano. 

    LETRA A