SóProvas


ID
1765051
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O LEÃO BRIGUENTO

1º      Aconteceu há muito tempo, num lugar em que só havia mata, um matagal sem fim.

2º      Neste lugar moravam onças, panteras, tigres, elefantes, jacarés e mais os animais que você quiser pôr na história, que agora ela é sua.

3º      Como é história de animais em que aparece leão, havia um rei, o Leonis. Quando ele morresse, o rei seria seu filho Leonas, como antes tinha sido o avô Leonardo.

4º      Só que tem um negócio> os animais estavam pensando em mudar a lei do lugar, para pôr um chefe que fosse eleito por todos. Enquanto isso, o jovem Leonas aproveitava por ser filho do rei.

5º      Bastava encontrar animais almoçando uma caça, partia pra cima. Ele chegava, olhava e berrava: “________ para mim!”
 
6º      Se via um grupo conversando, Leonas chegava, gritava, ordenava: “Quero saber de tudo!” Parece que os animais que têm mania de mandar nos outros vivem pensando que os outros só fazem falar mal deles.

7º      Um dia ele ________ de ter as pintas da dona Onça Pintada, porque um pêlo assim belo deveria ser do filho do rei. Não adiantou a Onça protestar, o rei falar, o ministro das Explicações explicar. Parece que os animais que gostam de mandar nos outros pensam que podem ter tudo que desejam.

8º      Os bichos andavam fartos do leão, que andava cheio de querencias. Mas se calavam: de medo ou _________ mesmo. Até que uma corça velha, muito velha, com o nariz cheio de barro, os bichos reuniu.

9º      – Os tiranos gostam de sua tirania. Quanto mais mandam, mais gostam de mandar. Mas também sentem desprezo dos que deixam tudo assim ficar. Por isso, ou vocês reagem agora, ou, para viver em paz, vão ter que abandonar a mata.

10      Os bichos ficaram espantados como uma corça velha, muito velha, com o nariz cheio de barro, que tinha coragem de falar o que sentia. E eles ficaram pensando no que ela tinha dito. Pensando, pensando.

M. Lourdes Locks, Folhinha de São Paulo, 19/02/84

Assinale a alternativa em que o feminino dos substantivos masculinos retirados do texto está incorreta: 

Alternativas
Comentários
  • A título de curiosidade: apesar de não muito bem aceita, a palavra "Elefoa" é registrada como correta atualmente pelo dicionário VOLP.

    O gramático Evanildo Bechara, na página 140 de sua “Moderna Gramática Portuguesa”, lista “elefanta, elefoa, aliá” como femininos de elefante. 
    http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/a-femea-do-elefante-pode-ser-chamada-de-elefoa/
  • Okay, a D é o gabarito por estar mais errada.

    No entanto "Onça" é substantivo feminino e não masculino como afirma a questão.
    É um substantivo epiceno, logo para diferenciar de fato você deve colocar "onça fêmea" e "onça macho".
    Mas em sua forma natural é "A onça" (substantivo feminino) e não "O onça" (Errado, não existe).

  • Verdade Carol Maio!

  • Também concordo com o Alex. Não existe "O onço". O enunciado pede para assinalar o feminino do substantivo masculino que está incorreto, e desde quando Onça é masculino? rsss No mínimo estranho... 

  • LETRA D - incorreta

    Forma Correta:
    onça macho – onça fêmea( subst. epiceno)

    o elefante – a elefanta /ou aliá (subst. biforme)

    o chefe – a chefe /ou a chefa ( subst. comum de dois gêneros: a diferença de gênero é feita pelo artigo ou outro determinante)

    leão – leoa (subst. biforme - duas formas: um para o masculino e outra para o feminino)

  • Feminino de leão é leoa. Agradeço ao Animal Planet por saber disso.Kkkk.

  • LEOA, ASSIM COMO FEM. DE PATRÃO É PATROA.

  • Uma dúvida! A expressão uma chefe não existe? E se existe, não seria possivel a substituição no texto por: "Só que tem um negócio> os animais estavam pensando em mudar a lei do lugar, para pôr uma chefe que fosse eleita por todos." A auternativa está  c) chefe – a chefe e o texto diz: um chefe. 

  • Repassando uma observação de uma professora de Português do meu cursinho: Aliá não é o feminino de elefante, é uma espécie do animal.