SóProvas


ID
1765753
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Cercados de objetos por todos os lados

      Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos. As casas em que passamos tão pouco tempo são repletas de objetos. Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração. Temos armários cheios de lençóis; acabamos de descobrir um interesse obsessivo pelo “número de fios”. Temos guarda-roupas com pilhas de sapatos. Temos prateleiras de CDs e salas cheias de jogos eletrônicos e computadores. Temos jardins equipados com carrinhos de mão, tesouras, podões e cortadores de grama. Temos máquinas de remo em que nunca nos exercitamos, mesa de jantar em que não comemos e fornos triplos em que não cozinhamos. São os nossos brinquedos: consolos às pressões incessantes por conseguir o dinheiro para comprá-los, e que, em nossa busca deles nos infantilizam. [...]

      Exatamente como quando as marcas de moda põem seus nomes em roupas infantis, uma cozinha nova de aço inoxidável nos concede o álibi do altruísmo quando a compramos. Sentimo-nos seguros acreditando não se tratar de caprichos, mas de investimento na família. E nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias. E, com infâncias cada vez mais curtas, a natureza desses brinquedos também mudou. O Mc Donald’s se tornou o maior distribuidor mundial de brinquedos, quase todos usados, para fazer merchandising de marcas ligadas a filmes. [...]

      Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado e com vergonha de mim mesmo diante do volume do que nós todos consumimos e da atração superficial, mas forte, que a fábrica do querer exerce sobre nós.

                            (Sudjic, Deyan. A linguagem das coisas, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.) 

“Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração".

Esse segmento do texto 1 alude ao seguinte problema:

Alternativas
Comentários
  • Gaba: "B".

    "Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos. As casas em que passamos tão pouco tempo são repletas de objetos. Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração". 

    O televisores de raios catódicos que há 05 anos eram de última geração, esse trecho do texto mostra a ideia de "rápida da inovação tecnológica".

  • Será que: "o rapidíssimo processo de inovação tecnológica", é um problema?

    A questão pede o problema. Acredito que o problema esteja em comprarmos essas inovações tecnológica, e não as inovações em si, como o autor demonstra no texto. 

  • A banca colocou a palavra problema como sinônimo de questão, quesito, tema. 

  • a banca FGV ' exige ' que cada um de nós tenha TOTAL atenção ao que se pede! No caso o tópico da pergunta é a palavra Problema . Errei , pois pensei no quesito a) . Quesitos a) e b ) são próximos mas o estudo da palavra Problema é essencial para elucidar ! O " que " significa na questão tal palavra , Problema ?

  • o rapidíssimo processo de inovação tecnológica é um problema?

  • Correto, amigo Pablo, a palavra problema apresenta muitos significados. Se quisermos ir bem numa prova de português, temos que pensar grande e com serenidade.

    questão, quesito, tema, dilema, situação, assunto ...
  • Interpretação de texto da FGV é dose de engolir. Não entendi ainda como resolver estas questões!

    O problema não seria a rápida evolução tecnológica, o texto fala claramente do consumismo (comprar sem necessidade) o tempo todo. Por isto acabei entre a letra a e a letra e.

    Mas... vai entender esta banca?

  • Não considero "o rapidíssimo processo de inovação tecnológica" um problema!

  • uma outra questão eles trataram da inovação da tecnologia como CONSUMISMO...agora eles falam de processo de inovação tecnológica...ñ tô entendo!

  • Tenho certeza ABSOLUTA que se o autor da questão não anotar o gabarito no momento em quem criar a questão, ele não saberá responder a PRÓPRIA questão depois de alguns dias, tinha que ter um órgão pra controlar esses devaneios desse autor. Daqui a pouco vms ter que fazer psicologia pra entender o que passa na cabeça de um ser humano desse.

  • Inovação tecnológica é um problema muito grave que afeta toda a humanidade... Deveríamos parar de investir em ciência e tecnologia... (ironia)

  • Não sabia que o rapidíssimo processo de evolução tecnológica era um problema...

  • Eu acertei pelo fato do espanto em 5 anos as coisas mudarem =rapidíssimo.

  • Concordo com o comentário acima, Se o rapidíssimo avanço tecnológico é um problema, pode ser para todos, menos para o autor do texto, que considera o PROBLEMA VERDADEIRO, o consumismo inútil das pessoas.

  • Gente, quanto mais inovação, mais consumo, mais lixo, menos recursos naturais, menos riquezas sendo distribuída. Essa é um problema da inovação tecnológica, que também tem vantegens. O meu celular já está "obsoleto" há 5 anos, porém funciona perfeitamente. As coisas não têm só lados bons ou ruins. Tudo tem suas vantagens e desvantagens, depende por qual ótica você enxerga! Pense nisso! 

  • A inovação tecnológica é um problema... Então,  a FGV poderia voltar à idade das pedras e fazer provas com desenhos rupestres!!

    Isso não é interpretação de texto. É adivinhação de texto.

  • Inovação tecnológica é um problema??
  • Apesar da inovação tecnológica não ser em si um problema, as consequências dessa inovação de forma muito acelerada são. Como por exemplo descarte em massa de produtos ainda suscetíveis para o uso, devido a obsolescência (produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado).
    Gabarito B.


  • Socorro! A inovacao tecnologica eh um problema!!!! Vamos parar de usar nossos computadores, smarthphones e vamos a biblioteca estudar ou comprar centenas de livros!!!

  • Problema não precisar ser, necessariamente, algo negativo

  • Problema não precisar ser, necessariamente, algo negativo ??????????????? vc foi irônico ne brother?


  • problema?? problema é ser dominado pelo consumismo, não o avanço tecnológico ser rápido, isso é positivo...não sou obrigado a comprar algo só porque é o mais moderno, não é essa a questão..

  • Temos uma tela de plasma em cada aposento... Sendo assim, acredito que o grande problema é o exibicionismo.

  • Gabarito : B
    Acredito que a banca explorou essa palavra (problema)  no sentido genérico.Verifica-se que problema no sentido amplo não é só negativo , mas também positivo, pois aborda discussões acadêmicas, pesquisas científicas , enfim , é um assunto controverso. 
     O rapidíssimo processo de inovação tecnológica é um assunto controverso , pois envolve discussões a respeito do lixo gerado, da material usado( logo agredindo a natureza de alguma forma ). E isso é sim um problema a ser discutido , pensado e solucionado.

    Também cheguei a conclusão de que quando a banca fala " esse segmento do texto..." ela quer apenas a interpretação daquele segmento em destaque e não o texto como um todo, isso tem me ajudado a chegar na resposta correta. Acho que é  pensar fora do contexto e focar naquele trecho específico.Bom, entendi assim !
    Avante, rumo ao objetivo!   
  • Fora do contexto eu responderia a B; dentro do contexto a C.

    Errei, obviamente, por presumir que o autor do texto não queria passar a ideia exposta na alternativa B.

  • Também marque a C ao invés da B. E, analisando, a letra C fala em "novos bens", acho que esse é o maior erro, pois não é um novo bem e sim o mesmo bem (tv) aprimorada (plasma).

  • Também marquei (C)

  • A rapidez no processo de inovação tecnológica é um AVANÇO e não PROBLEMA.

  • a questao da Banca FGV é que ' pede ' algo bem específico : no caso , o ' problema é a inovaçao pois tanto a resposta  a  quanto a  e alude a imposiçao de algo e a resposta b , nao. 

  • A banca é MALUCA  e o ditador que se faz menção também era, por isso, não há sentido nas questões dela.

  • Predomina nesse texto a função referencial de linguagem, ou seja, a intenção é por em evidência o contexto, uma situação.

    “Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração"

    Nesse trecho do texto, em especial, a situação descrita é exatamente o rapidíssimo processo de inovação tecnológica experimentado por essa geração. Em um espaço curto de tempo, 5 anos, houve a susbstituição do que antes era considerado alta tecnologia.

    Menos reclamação e MAIS ESTUDO!


  • Com a fgv nao basta estudar. Tem q ter a sorte de adivinhar o q ta na kbca de quem criou o gabarito da prova, pra saber qual alternativa ele quer q o candidato marque. Independente de ser uma alternativa coerente. Tem q chamar por Deus!

  • Esperto é o professor que explica com o gabarito já marcado!!! hehehe

  • Acertei a questão mais ainda assim ela é muito complexa as respostas se parecem muito com o que diz no fraguimento do texto que foi analisado. 

  • Um salve a todos, estava aqui lendo os comentários e muitos basearam a resposta na questão B baseado no seguinte trecho do texto: "...há apenas cinco anos...". Assim, relacionou esses cinco anos com o enunciado da questão (o rapidíssimo processo de inovação tecnológica). Acho que hoje em dia um salto temporal de 5 anos no que tange inovação tecnológica não pode ser tratada como algo 'rapidíssimo', vide o fato de todo ano lançarem um gadget com algo inovador, ou televisores com novas funcionalidades ou com resoluções ainda melhores...decadas atras esses 5 anos se encaixaria melhor como um processo veloz, atualmente acho que isso não se encaixa. 

  • Gabriela, mais estudo, menos reclamação e mais mediunidade também né fiota! rsrs aiai

  • Se for levar em consideração a primeira parte do fragmento tu marca a C, se a segunda parte, marca-se a B, se analisar tudo, o que dá na telha... ralado isso aí.

  • Realmente. Custei a entender também, mas a palavra APENAS dá a ideia de algo rápido, rapidíssimo, mesmo que tenha sido em 5 anos.

  • Se o cara tem 1 bagulho-de-ponta em cada aposento, isso pode ser tanto exibicionismo quanto resposta à exigência de atualização tecnológica - ambas as situações sim, um problemão. Agora, culpar a inovação tecnológica...ah!..pára.

  • Melhor ter uma bola de cristal com essa banca, viu

  • Para responder essa questão, é importante relacionar o "problema" mencionado no fragmento aos verbos indicados nos itens. Depois, marcar por exclusão.

    O fragmento do texto não explicita ENDIVIDAMENTO das famílias (Opção D - errada)

    E se não fala sobre endividamento, DE FORMA EXPLÍCITA, também não é explícito sobre EXIGÊNCIA de permanente atualização tecnológica. Afinal de contas, apesar de 5 em 5 anos não ser considerado pouco tempo, não existe uma exigência para se comprar TV´s de plasma, por exemplo. (Opção A - errada).

    O fragmento também não fala sobre EXIBICIONISMO, de forma explícita, visto que o fato das pessoas comprarem TV de plasma não implica, necessariamente, exibir-se aos outros. O fragmento teria que nos dar uma palavra para induzirmos esse tal exibicionismo...(Opção C- errada).

      O fragmento também não menciona sobre adaptação das pessoas a novos padrões. Veja que o enunciado diz: "problema". As pessoas não estão tendo problemas para se adaptar a novos padrões. Ao contrário, o fragmento diz que elas tem uma TV de plasma em cada cômodo, sendo que há 5 anos já possuíam outra de última geração... (Opção E - errada)

    Logo, alternativa B. Inclusive há uma expressão explícita: "em apenas 5 anos", única pista para induzir a = rapidíssimo

  • Acredito que a adaptação das pessoas a novos padrões de consumo (como mostra no texto a mudanças por televisores mais atuais) é um problema sim, pois isso aumenta o nível de consumo a medida que torna as coisas mais rapidamente descartáveis. Lembrando que, se a questão tivesse falado em adaptação a tecnologias, isso não seria um problema, pois é um processo natural evolutivo da sociedade. No então, quando ele menciona "padrão de consumo" isso se torna uma necessidade de adquirir coisas, apenas para se adaptar ao que de mais novo o mercado oferece.

    Marquei letra E

  • Mas desde quando inovação pode ser considerado um problema ?

  • O comentário da Lídia Barros é bem elucidativo. Temos que parar de reclamar da FGV e fazer a análise do texto sob o contexto da questão, e não no nosso contexto.

  • Fazendo uma pesquisa rápida no Google, vemos que a palavra "problema" tem como sinônimos as palavras "assunto", "questão" e "tema" quando se trata de um assunto controverso. Portanto, se você substituir a palavra "problema" por "questão", aí a alternativa mais lógica seria a "B". Agora quero ver adivinhar isso na hora da prova. Complicado.


  • Desde quando a velocidade na inovação é um problema? Pura Efegevisse. Se o Estado criou o concurso público por o considerar um método de avaliação imparcial, não deveria contratar a FGV para promover seus concursos, banca mais parcial e injusta não há.

  • Segundo o dicionário Caldas Aulete, problema pode ser "Questão ou situação difícil de tratar, lidar, resolver". 

    “Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração".

    No trecho, que questão é essa difícil de se lidar? Que mal compramos uma TV, logo vem outra mais moderna, mais equipada, e sentimos aquela necessidade de tê-la em casa. A frase fala apenas disso, se olharmos o texto do qual ela foi retirada, a frase terá uma força; se retirar, ela ganhará outra. A situação que lidamos hoje é o rapidíssimo processo de inovação tecnológica


  • É a terceira vez que passo por essa questão e a terceira vez que erro. E contando...

  • Quando diz: ´´Temos uma tela de plasma em cada aposento`` acreditei que era uma adaptação a esse novo padrão de consumo desenfreado, onde não se tem somente UMA TV moderna, mas várias. Mas se eu escolhesse a Letra B a resposta com certeza seria a E.

  • Pulem para o comentário da Lidia Barros

  • “Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração".

    Questão de notoriedade ao senso comum,Visto que dá uma ideia de tempo passageiro,ou seja,em pouco tempo tínhamos tv de raios catódicos e há apenas(ENFASE) cinco anos temos de última geração.

    o rapidíssimo processo de inovação tecnológica;GABARITO B

  • Para acertar essa questão você deve "esquerdar".. dessa maneira você verá o rapidíssimo progresso tecnológico como algo desnecessário e o considerará um problema..

  • Acertei a questão, porém tal acerto se deve a observar outras assertivas de teor semelhantes e principalmente no número de comentários e observar que as alternativas, desta questão, são cercadas por debates e conflitos intensos. Essa banca não mede conhecimento mas ela mede atenção e fidelidade, pois se você responder questões de português de outras bancas e retornar para esta você observará que estará totalmente perdido, desconsolado, desamparado, enfim, sózinho no mundo!

  • Estranho pois na Q588579 fala do mesmo segmento do texto que diz sobre o consumismo inútil e agora marquei letra C exibicionismo de novos bens de consumo e o gabarito é sobre a rápido processo de inovação tecnológica. Assim fica difícil............

     

  • Puts...não achei que fosse pensar isso, mas que saudade do Cespe... aff FGV ninguém merece....

  • Cadê você Freud??? 

     

    Socorra-nos!! 

  • desde quando "o rapidíssimo processo de inovação tecnológica" é um problema?

  • Eduardo, o problema está com a desvalorização muito rápida de sua tec. Sendo assim, tendo que comprar sempre uma tec mais desenvolvida.

  • Quem defende o gabarito letra B não percebe que ao dizer que o problema é o "rapidíssimo processo de inovação tecnológica", está, na verdade, dizendo que a resposta é a letra A.

    Se o debimental acha que o processo de inovação tecnológico é um impecílio, então está dizendo que o problema é a exigência de permanente atualização.

    Qual é o problema de todo ano a Apple lançar um iPhone, ou a Samsung um Galaxy S6,7,8,9,20 ? É o "rápido processo de inovação"? É trocar o quad para o octa, o octa para deca, deca para milhão core, NÃO ! o problema é que isso exige uma atualização permanente, isso gera o consumo, que é o problema tratado no texto e na questão.

    Defender o gabarito, é dizer que a A está certa.

  • Errar essa questao nao é o problema, pois realmente pelos comentários aqui a grande maioria achou difícil.

     

    Complicado é abrir o comentário da questão feito pelo professor e seguir sem resposta... 

  • Eu fiquei em dúvida entre a B e a C.
    A princípio eu marcaria a B por entender que o texto quis passar exatamente aquilo. Poré,. o enunciado "Problema" me pegou.
    Não entendi "problema" como "tema" "questão" não...Aludir a um problema é bem objetivo para mim.
    E dentre as assetivas, a única contextualizada(dentro do texto) como problema é sabermos que possui uma TV de plasma em cada aposento, mesmo que elas durem pouco, é sim uma forma de exibicionismo! Isto é um problema!
    "o rapidíssimo processo de inovação tecnológica" está presente no texto sim mas NÃO É UM PROBLEMA.

    Enfim, é interpretação da banca que infelizmente ao meu ver, faz questões para reprovar e não para testar conhecimento de quem sabe mesmo

  • Na minha opinião a alternativa A está tão correta quanto a B, ou até mais.

    Agora, analisando especificamente o segmento que o comando da questão pede, “Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração",  compreende-se que nós exigimos de nós mesmos estarmos sempre datados com as novas tecnologias, que é o que está resumido na alternativa A: "a exigência de permanente atualização tecnológica".

    A explicação mais plausível para o gabarito B, seria entender que na alternativa A faltou o pronome demonstrativo "nossa" - "a nossa exigência de permanente altualização tecnológica", porque se a FGV levou em conta a palavra "exigência" ao pé da letra, realmente NINGUÉM nos exige esta tal atualização, a não ser nós mesmos......Seria isso então???

  • Respondendo aos comentário, o rapidíssimo processo de inovação tecnológica pode ser visto como um problemas, sim, pois devido à obsolência programada, a população acaba cada vez comprando mais produtos, que geram muito rapidamente  poluição, devido à falta de tratamento correto para o descarte dos mesmos. E não estamos falando aqui em ciência, mas sim em consumismo desenfreado, que é inclusive um assunto que já foi e continua sendo exaustivamente debatido na mídia, em escolas e demais espaços sociais. 

     

  • Nem acredito que acertei...hahaha Fgv você não tem coração!!!!

  • Ta dificil estudar o "portugues da fgv". 

  • O problema não é "o rapidíssimo processo de inovação tecnológica" e sim o consumismo desenfreado devido a inovação tecnologica, assim sempre que surgi algo novo todos correm pra comprar ou trocar pela tecnologia mais avançada, por fim causando futuramente poluição ao meio ambiente, pessoas cada vez mais consumistas, etc.

     

    Complementando o problema do" rapidíssimo processo de inovação tecnológica" é a consequência que o processo ira causar!

  • Duas letras poderiam responder  a este trecho!! Você tem que apelar para Deus!!! Banca RIDÍCULA

  • A Lídia ( em 05 de Março de 2016, às 16h26) explicou muito bem a questão. É isso mesmo! É de compreensão de texto. É assim que o professor Agnaldo Martino (melhor professor!) explica e é o correto. Parabéns Lídia!

    Eis a explicação:

    " Para responder essa questão, é importante relacionar o "problema" mencionado no fragmento aos verbos indicados nos itens. Depois, marcar por exclusão.

    O fragmento do texto não explicita ENDIVIDAMENTO das famílias (Opção D - errada)

    E se não fala sobre endividamento, DE FORMA EXPLÍCITA, também não é explícito sobre EXIGÊNCIA de permanente atualização tecnológica. Afinal de contas, apesar de 5 em 5 anos não ser considerado pouco tempo, não existe uma exigência para se comprar TV´s de plasma, por exemplo. (Opção A - errada).

    O fragmento também não fala sobre EXIBICIONISMO, de forma explícita, visto que o fato das pessoas comprarem TV de plasma não implica, necessariamente, exibir-se aos outros. O fragmento teria que nos dar uma palavra para induzirmos esse tal exibicionismo...(Opção C- errada).

      O fragmento também não menciona sobre adaptação das pessoas a novos padrões. Veja que o enunciado diz: "problema". As pessoas não estão tendo problemas para se adaptar a novos padrões. Ao contrário, o fragmento diz que elas tem uma TV de plasma em cada cômodo, sendo que há 5 anos já possuíam outra de última geração... (Opção E - errada)

    Logo, alternativa B. Inclusive há uma expressão explícita: "em apenas 5 anos", única pista para induzir a = rapidíssimo "

     

  • Acredito que a letra A e E; a adaptação das pessoas a novos padrões de consumo, diz respeito à este trecho:

    “Temos uma tela de plasma em cada aposento....

    Não vejo somente a B como certa.

  • FGV , VAI TOMAR ## ## !!!!!!

  • Meu Deus, que questão é essa. kkkkkk

    Ele fala assim, a gente substitui em cada aposento TVs de tubo (CRT) por TVs de Plasma, ora considerando o contexto que é sobre o consumo sem justa causa, só pode ser a letra C.

    O gabarito da banca é a B, mas puts, TVs de tubo têm mais de um século, como pode ser rapidíssimo processo de inovação tecnológica? 

  • alude a um PROBLEMA

     

    "O rapidíssimo crescimento tecnológico" é um problema só pra quem criou esta questao

  • O Rápido crescimento tecnológico não pode ser um problema. O problema é como o cidadão lida com isso, como o consumismo exacerbado...a "necessidade desnecessária" de trocar eletro domésticos novos face a lançamento do mercado....daí surgem os PROBLEMAS que podem ser o ENDIVIDAMENTO, a ADAPTAÇÃO A NOVOS PADRÕES DE CONSUMO E POR AÍ VAI....

    FGV, NÃO INVENTA!!! Nosso sacrifício é muito grande p perder um ponto com esse tipo de questão.

  • “Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração".

     a)a exigência de permanente atualização tecnológica - Não há nenhum elemento no fragmento que demonstre ser exigência.

     b)o rapidíssimo processo de inovação tecnológica;

    B.

  • se depender do prof Arenildo para aprender...

  • Q588579

    Nessa questão acima o Gabarito diz que o autor tem por objetivo DESTACAR O CONSUMO INUTIL

     

    Agora na atual questão com o mesmo enunciado o gabarito é 

     

    o rapidíssimo processo de inovação tecnológica;

     

     

    O examinador da FGV tem problemas sérios de personalidade

     

    mesma pergunta e respostas diferentes ???

  • Onde q isso é um problema?

  • “Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração".

    Esse segmento do texto 1 alude ao seguinte problema:

    Alternativas

    A a exigência de permanente atualização tecnológica;

    B o rapidíssimo processo de inovação tecnológica;

    -> gabarito. O rapidíssimo processo de inovação é consequência do acelerado consumo ao ser afirmado no enunciado que telas de plasma substituíram televisores de raios catódicos até então considerados de última geração;

    C o exibicionismo de novos bens de consumo;

    D o endividamento crescente das famílias;

    E a adaptação (muito além de adaptação: permanência) das pessoas a novos padrões de consumo.

  • Gab: "B".

    Discordo do gabarito. O texto todo se pauta na desnecessária obsessão do consumo. O trecho citado passa a ideia de rápida inovação tecnológica e as sociedades absorvem estas inovações. O processo de inovação tecnológica em si não é um problema, mas sim a obsessão em consumi-lo.

  • Eu detesto esse tipo de questão. Totalmente subjetiva. Por que há um problema no seguimento? Qual a lógica ou razão para determinar que inovação tecnológica é um problema? Não passa de uma opinião do elaborador com base em suas convicções ideológicas.

  • Prof. Arenildo dando show no comentário!

  • O gabarito dado pela banca é o menos correto!