-
Gabarito: E
"E, com infâncias cada vez mais curtas, a natureza desses brinquedos também mudou". Lendo essa parte do texto entendi que "com infâncias cada vez mais curtas" dá uma ideia de mudança da natureza dos brinquedos.
-
A) A repetição “caixas e caixas" de fato aumenta a ideia de quantidade. Este recurso é frequentemente usado quando se quer dar uma conotação não muito formal aos textos.
B) O sentido do verbo opor neste item é de "formar um paralelo", "ir ao encontro de". Diferente do usado no próprio comando da questão, que fala em opor no sentido de contradizer. Somente com o contexto da palavra é que é possível saber o seu sentido.
C) O texto é claro ao afirmar que tanto os brinquedos infantis quanto os adultos perdem o poder de atração e são facilmente substituídos.
D) O termo "também" é um elemento coesivo usado para estabelecer relação entre duas ideias no texto, sem precisar repetir a associação já mencionada. Neste caso, "a infância que fica curta" e " a natureza dos brinquedos" são os objetos que sofrem mudança.
E) Indicar condição significa estabelecer relação de causa e efeito. Embora tenha havido mudanças tanto "nas infâncias" quanto "na natureza dos brinquedos", não há elementos que sugiram que a primeira seja causa da segunda. Embora seja muito sutil esta conclusão, típica da FGV, é a que satisfaz o comando. Gabarito letra E
-
Cateto, indicar condição não significa " estabelecer relação de causa e efeito", conforme seu comentário. A condição estabelece a HIPÓTESE de uma ação. Ex: "Se a infância for cada vez mais curta, a natureza dos brinquedos mudará". O segmento do texto "com infâncias cada vez mais curtas" sinaliza ideia de CAUSA da mudança dos brinquedos (uma ação, de fato, ocorrida, e não condicionada). Daí o erro do gabarito. .
-
Vamos pedir a questão para comentário do Professor? Acho que irá ficar mais claro para o entendimento...
-
Valéria, quando vc diz que "a condição estabelece a hipótese da ação" vc já está estabelecendo relação causal. Seu próprio exemplo comprova isto (nele vc usou SE/ENTÃO). Ademais, estabelecer condição significa condicionar uma ação a outra. O detalhe é que CAUSA é AÇÃO que provoca o efeito e CONDIÇÃO é um ESTADO ou uma AÇÃO sem o qual o efeito pode não ocorrer (condição sine qua non). As condições podem ser necessárias e/ou suficientes. "Se não chover eu saio". "Eu saio na condição de que não chova". Embora o fenômeno chuva e o o ato de sair de casa sejam ações independentes, há uma relação causa-efeito entre elas estabelecida pela CONDIÇÃO. Os examinadores de português da FGV já se enrolam com Português, que dirá com Raciocínio Lógico. Bons estudos.
-
Questão para ser resolvida por eliminação através da busca pela menos errada.
-
essa eu ñ entendi absolutamente nada. comentário do professor já!
-
“E nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias. E, com infâncias cada vez mais curtas, a natureza desses brinquedos também mudou".
A última parte do seguimento traz uma relação de causa e consequência.
"Com infâncias cada vez mais curtas" indica a causa da "mudança na natureza dos brinquedos" e não uma condição como afirma a opção: "E". Como a questão pede a opção que se opõe ao seguimento, ou seja, a opção ERRADA, o gabarito é mesmo a letra "E".
Nenhuma das demais opções se opõe ao seguimento!
-
Pessoal não entendi ainda pq não poderia ser a letra b a resposta,alguem poderia explicar?
-
Jose Silva, a questão pede a alternativa que se opõe ao segmento transcrito. E a letra B se coaduna com o que diz o segmento, não sendo a opção correta para marcar. Ao afirmar que "E nossos filhos possuem brinquedos de verdade..", está sendo feita uma oposição com os "brinquedos de mentira" dos adultos. Portanto, a letra B é válida e a questão pede a errada.
-
Também entendi que a questão pede a alternativa errada e não uma certa, por isso acreditei ser a letra B. Quando ele diz que ´´os brinquedos de verdade das crianças, se opõe aos brinquedos de mentira dos adultos``, contradiz o que se retratou no texto completo, onde os brinquedos se equivaliam de adultos e crianças, se ´´igualavam sentimentalmente falando´´,como na questão anterior deixou claro. Mas, vai entender essa Banca né...
-
-
Creio (não tenho certeza!) que as "infâncias cada vez mais curtas" indicam uma causa da mudança da natureza dos brinquedos, e não uma condição.
-
Marquei letra C por nesse trecho do texto não fazer nenhuma menção ao adulto, apesar de no texto ter sentido...
-
realmente, não há nenhum indício explícito de oração condicionada!
-
Claro, com a infância cada vez mais curta, significa que os brinquedos não são os mesmos.
-
O comando da questão é extremamente falho, quando diz:
"O comentário abaixo que se opõe ao significado ou à
estruturação original desse segmento do texto 1 é"
Ora, por segmento (do jeito que foi colocado) deu a entender todo o trecho reproduzido acima do comando:
“E nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas
de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias. E,
com infâncias cada vez mais curtas, a natureza desses brinquedos
também mudou".
Isso me fez pensar em procurar, dentre as opções, aquela que se oporia ao significado de todo o segmento "E nossos...mudou". Comando ambíguo (mal formulado mesmo pra uma prova de português) não te permite pensar adequadamente.
-
o problema é só a palavra CONDIÇÃO e é uma causa.
-
INACEITÁVEL!!! É no segmento!! FGV tirando minha paciência!!!
-
O professor disse que é mole demais, pra ele pode ser...apesar dele ter o gabarito...
-
Mais uma vez rolou compreensão de texto!
Fui interpretando as opções de A a D, e percebi que todas não se rebelavam ao texto/trecho proposto. Daí analisando a questão (e), percebi que ela afirmava que tratava-se de uma condição. Usando as regras da CAUSA/CONSEQUÊNCIA:
Ta... que
Tão... que
Tanto... que
Tamanho... que
Percebi que ela era a questão incorreta. Pois nenhuma das condições acima estava inserida no trecho destacado.
“E nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias. E, com infâncias cada vez mais curtas, a natureza desses brinquedos também mudou".
Gabarito (e);
-
Caí igual a um patinho, não há uma condição, mas sim UMA CAUSALIDADE. É interessante observar que até mesmo pelo contexto, não poderia ser uma condicional. O texto não fala de hipóteses, na eventualidade de a infância mudar, os brinquedos mudarão...
-
NO SEGMENTO TIRADO.
Gabarito: leva em conta todo o texto.
Eu sentiria um prazer indescritível em ver um examinador desse sendo queimado vivo em uma fogueira.
-
E) não é condição, é causa.
-
E o Iranildo falando que a questao eh mole? Fala sério
-
Questão de dedução lógica do segmento escolhido. No entanto, é uma pena a citação não informar a página do referido livro que, infelizmente, ainda não está no Google Acadêmico!!!!
-
A infancia não é mais curta pela natureza dos brinquedos ... É por qualquer motivo menos isso kkkk
-
Eu odeio quando essses professores falam que a questão é mole