SóProvas


ID
176599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Genes identificados em espécies diferentes que apresentem similaridade de sequência e similaridade funcional são denominados ortólogos.

Alternativas
Comentários
  • "Os genes da hemoglobina de humanos, chimpanzés e golfinhos são ortólogos. Descendem de um gene ancestral e divergiram porque essa população ancestral se dispersou em linhagens diferentes, cada uma acumulando mutações diferentes. Mas os genes da hemoglobina e da mioglobina humana são parólogos. São diferentes porque a duplicação de genes formou várias linhagens de descendentes do mesmo gene ancestral que persistiram na mesma linhagem de organismos. Por isso a nível molecular temos duas árvores de evolução entrelaçadas pelas duplicações de centenas de milhares de genes e pela dispersão de milhões de populações."


    Fonte: 
    http://ktreta.blogspot.com/2010/07/evolucao-ortologos-e-parologos.html
  • Certa. Um gene ortólogo de um outro significa que eles são de espécies diferentes, (1) que possuem um ancestral comum e (2) a proteína codificada por este código genético manteve suas propriedades e funções.
    Você pode verificar isto, ao pegar um gene homólogo humano e colocá-lo em uma levedura com o gene homólogo inativado. Se por acaso, o gene humano restabelcer o comportamento normal da levedura, você saberá que aquele gene manteve sua função e pode ser considerado um ortólogo àquele gene homólogo de levedura.
  • Diferenciando alguns conceitos:

    O que são genes homólogos?

    Genes homólogos são aqueles segmentos de DNA que possuem a mesma origem, mas que podem ter funções idênticas ou não. Os genes homólogos são divididos em ortólogos, parálogo e xenólogos.

    O que é gene ortólogo?

    Os genes ortólogos são os genes que possuem a mesma função e uma origem em comum, tendo se separado no surgimento de uma nova espécie, ou seja, durante o processo de especiação. Assim, todo descendente terá sua própria cópia do gene.

    O que são genes parálogos?

    Os genes parálogos, ao contrário dos ortólogos, têm funções distintassão gerados dentro de uma mesma espécie quando ocorre uma duplicação no genoma. Aqui, os genes aparecem em mais de uma cópia.

    Em relação aos genes xenólogos, estes originam-se quando os genes homólogos são o produto da transferência horizontal de genes entre duas espécies e, dependendo do novo ambiente para o qual o gene foi movido, podem ter funções semelhantes ou distintas.