SóProvas


ID
176605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Durante o processo de transcrição, a sequência genômica do transcrito primário é conservada de forma a não haver mais que uma possibilidade de sequência polipeptídica ao final da tradução.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, porque

    1) A sequência genômica do transcrito primário, em eucariotos, geralmente não é conservada, pois sobre splicing para retirada dos íntros.
    2) Muitos transcritos passam por splicings alternativos, podendo ocorrer a junção de diferentes éxons, formando diferentes sequências poliptídicas a partir de um mesmo transcrito primário original.
  • A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir. É principalmente durante a transcrição que a célula exerce o controle da expressão gênica. Os genes não são transcritos indiscriminadamente, pois esse processo é regulado por proteínas. Essa regulação ocorre pelas proteínas, podendo ocorrer cap, splicing ou outras alterações que faz com que a sequencia genômica do transcrito primário não seja conservada. Na maioria dos casos, o principal ponto de regulação da atividade de um gene é a decisão de iniciar ou não a sua transcrição. Os diferentes RNAs sintetizados no processo de transcrição são chamados de transcritos primários, RNA precursor ou pré-RNA. Na maioria das vezes, esses transcritos primários não representam uma molécula de RNA madura, ou seja, aquela cuja sequência e estrutura correspondem à forma final do RNA funcional.


    Alternativa correta: Errada


  • Comentario do Professor:  Daniele Duó , Mestra em Química (UERJ), Doutora em Química Ambiental (UERJ) e Doutoranda em Ecologia e Evolução (UERJ)

    A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir. É principalmente durante a transcrição que a célula exerce o controle da expressão gênica. Os genes não são transcritos indiscriminadamente, pois esse processo é regulado por proteínas. Essa regulação ocorre pelas proteínas, podendo ocorrer cap, splicing ou outras alterações que faz com que a sequencia genômica do transcrito primário não seja conservada. Na maioria dos casos, o principal ponto de regulação da atividade de um gene é a decisão de iniciar ou não a sua transcrição. Os diferentes RNAs sintetizados no processo de transcrição são chamados de transcritos primários, RNA precursor ou pré-RNA. Na maioria das vezes, esses transcritos primários não representam uma molécula de RNA madura, ou seja, aquela cuja sequência e estrutura correspondem à forma final do RNA funcional. 

    Resposta: Errada