SóProvas


ID
1766131
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal

1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)

Texto 2 – Argumentos a favor da redução da maioridade penal

1. A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras.
2. A impunidade gera mais violência. Os jovens, atualmente, têm consciência de que não podem ser presos e punidos como
adultos. Por isso, continuam a cometer crimes.
3. A redução da maioridade penal iria proteger os jovens do aliciamento feito pelo crime organizado, que tem recrutado menores de 18 anos para atividades, sobretudo, relacionadas ao tráfico de drogas.
4. O Brasil precisa alinhar a sua legislação à de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde, na maioria dos estados, adolescentes acima de 12 anos de idade podem ser submetidos a processos judiciais da mesma forma que adultos.
5. A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)

Na frase “A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras", as formas do futuro do pretérito indicam:

Alternativas
Comentários
  • "... não seria ilegal... colocaria novas regras". não seria ilegal pois colocaria novas regras, ação futura se a mudança da Constituição de 1988 fosse aprovada.

    Gabarito: A

  • Sempre acho esquisito questões com Futuro do Pretérito que não levam em consideração "afirmações condicionadas", até porque no resto do mundo lusófono esse tempo verbal se chama "condicional".

  • não entendi o gabarito ser a letra A, pois o futuro do pretérito, segundo gramática de Campedelli e Souza, é um tempo verbal que "indica o fato que poderia acontecer, num momento ANTERIOR ao que se fala".

  • Ações posteriores à época EM QUE se fala ou DA QUAL se fala?

  • Se eu tivesse estudado, não erraria essa questão. 

    Utilizei o futuro do pretérito e não estou me referindo à época em que falo.
    Gabarito absurdo!!!
  • Apesar de não concordar, esse é o entendimento que a banca tem mostrado nas últimas provas:


    FGV - 2015 - PGE-RO - Técnico da Procuradoria - Contabilidade - Q588200
    O emprego do futuro do pretérito em “seria", “viriam" e “poderiam" indica ações:

    a) certamente realizadas em futuro próximo;

    b) já realizadas no passado distante;

    c) a serem possivelmente realizadas no futuro;

    d) nunca realizadas;

    e) realizadas sob determinadas condições.----> ERRADA

    Gabarito: C

  • Uma questão como essa cabe recurso?

  • Indiquem para comentário

  • Bacana o comentário do Timóteo pra confirmar que esse gabarito tá uma bosta. 

    Se fosse com aquelas opções da questão que ele mencionou, vc teria marcado o que? 

    Eu acertei aquela questão, a propósito, e errei esta. 

    "ação a ser possivelmente realizada no futuro" - aqui fica clara a dúvida, a possibilidade de se concretizar a ação. Sim, ainda estamos falando de futuro, posterior a outra ação, mas essa ação não ocorre necessariamente né...


  • Alo Questões de Concursos, esta matéria precisa URGENTEMENTE SER COMENTADA. Os outros que passarem por aqui, reforcem o pedido clicando, ali em cima dos comentários, à direita, "Indicar para comentário"

  • "Futuro do Pretérito (simples) - Enuncia um fato que pode ocorrer POSTERIORMENTE a um determinado fato PASSADO.

    Por exemplo:Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias."

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf61.php

  • Fiz uma questão parecida e o gabarito trazia como correta a ideia de possibilidade de ocorrer, ou seja, seria algo incerto e eu marquei como resposta a ideia atrelada do que o tempo verbal representa (acho que era passado) e agora, ao fazer essa, fui pelo mesmo raciocínio do gabarito e me estrepei.... Não dá pra entender essa banca não....

  • Futuro do Pretérito (simples) - Enuncia um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado.

    Por exemplo:Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias.

    Gabarito certo: letra a

  • Não entendi ainda porque a resposta certa é a A.

    Não seria a E, já que indica uma condição???Gente, acho que tudo que aprendi, pelo visto, aprendi errado.
  • Só reforçando o comentário do Timoteo Sampaio que a banca está entendendo Futuro do Pretérito mais como futuro e menos como condicional, e isso recentemente. Atenção!

  • Pra mim seria a letra c.

    substituição do presente, como forma de polidez;

  • "Futuro do Pretérito (simples) - Enuncia um fato que pode ocorrer POSTERIORMENTE a um determinado fato PASSADO.

    Por exemplo:Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias."

    Concordo com a letra A. Porém, tomando como exemplo a frase acima, a ação de viajar não está condicionada ao fato de "ter dinheiro"? bem confusa essa questão :/

  • Sempre aprendi que Futuro do Pretérito indica futuro incerto, possibilidade.

    Fica complicado se cada banca resolver criar suas próprias regras de português.

    "Ah, mas a banca entende que...." é sacanagem.

  • GABARITO A
    No começo eu também fiquei na dúvida pois quando pensamos em futuro do pretérito, logo pensamos em dúvidas e incertezas.
    Porém, vejam a explicação do professor pois foi o mesmo que eu pensei ao fazer a questão.
    O autor argumenta contra a redução da maioridade, dando uma certeza. Na sua fala, há certeza porém é algo que só acontecerá NO FUTURO. Ou seja, a ação virá posteriormente ao momento de sua fala.
     “A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras"(o "uma vez que" explica a sua certeza)

     

    Questão perfeita!

  • futuro do pretérito, chamado em Portugal condicional, não parece que, nas frases apresentadas, não indique um fato real, certo, positivo. Vejamos, então, as frases:

    Disseram-me que ele entregaria a encomenda mais tarde.

    Eu cantaria a noite inteira para você.

    Nós partiríamos bem cedo.

    Como sabemos, o futuro do pretérito emprega-se para designar uma ação posterior ao tempo de que se fala. É o que vemos na frase 1). A forma verbal entregaria indica uma acção posterior a disseram-me; esta diz-nos o tempo de que se fala. A forma verbal entregaria indica uma certeza, uma realidade. É como se disséssemos:

    Disseram-me que ele entregaria, de certeza, a encomenda mais tarde.
       Não empregamos de certeza ou expressão equivalente, porque não é preciso, uma vez que o futuro do pretérito pertence ao indicativo – o modo da realidade.
       Para não indicarmos uma realidade, uma certeza, teríamos de compor uma frase um pouco diferente:

    Disseram-me que ele talvez entregasse/possivelmente entregaria a encomenda mais tarde.

    Futuro do pretérito geralmente relaciona-se com outro verbo, claro ou subentendido, que é o que vemos na frase 1): entregaria relaciona-se com disseram.

  • Pense numa banca fuleragem! ódio!

  • Bem elaborada!

  • Discordo dos comentários dos colegas ao falar que a questão merecia anulação. Logicamente é uma questão difícil, mas ela está atrelada com o contexto de TODA a prova. A frase mencionada no enunciado é de um texto (nº2) propondo a redução da maioridade penal e este seria um contra-argumento de outro texto (nº1) do início da prova. Então, colocando-se na posição de quem defende a maioridade penal, você não daria brecha para seu argumento ser invalidado por probabilidade, certo ?! Daí respondemos a questão, além da anulação de alternativas, sabemos também que o futuro do pretérito se refere às ações posteriores à época em que se fala.

  • GAB: A

    A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras", 

     

    A) Ações posteriores à época em que se fala;

     

    Bom saber que muitos tem dificuldade com as questões de português da FGV, porque pensava que era burro, mas a FGV é arrombada mesmo nessa matéria. 

  • Não aguento mais errar questões de português da fgv :/ rsrs

  • Quando você fica em dúvida entre as duas e marca a errada. kkkk, Valeu pela experiência, errar no treino é permitido!!! Vamo em frente pessoal!!!

  • Tem de memorizar, mesmo, Bianca Freitas!

    Professora Júnia Andrade explica melhor no youtube.

  • alternativa A

     

    O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa também incerteza, surpresa e indignação.

  • Ótima questão!

  • FUTURO DO PRESENTE:

    Ações posteriores (FUTURA) a época em que se fala. “Daqui para frente”; Expressa Certeza.

     

    FUTURO DO PRETÉRIO:

    Ações posteriores A UM DADO MOMENTO JÁ PASSADO a época em que se fala, é um futuro dentro do passado.

    Transportarmo-nos a uma época passada e descrevermos o que seria ação agora ou no futuro (POSTERIORES).“De lá de trás para frente”; Expressa Possibilidade, incerteza.

     

    NOTA: quando se trata de ações posteriores ou futura, estamos falando de "futuro do presente'', bem como "futuro do pretérito". A diferença é que este abarca aquele. Porém a questão esta deixa a desejar.

     

     

  • As alternativas apresentam vários empregos do futuro do pretérito, mas temos que nos ater ao contexto.
    Em relação à alternativa (A), o futuro do pretérito do indicativo pode, sim, indicar ações posteriores à época em que se fala (no passado), por
    exemplo: Ele disse naquela tarde que faria o serviço nos dois dias seguintes.
    Porém, o contexto da frase ―A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras‖ não
    explicita um suposto momento passado da fala.
    Na realidade, o futuro do pretérito do indicativo está sendo empregado com valor hipotético, isto é, uma suposta mudança de uma das cláusulas da Constituição não seria ilegal.

    Possivelmente, tenha havido erro na digitação da alternativa, haja vista que seria aceitável, neste caso, entender que o futuro do pretérito do
    indicativo pode sinalizar ações futuras em relação a momento passado. Assim, o momento passado seria 1988.
    A alternativa (B) está errada, pois não há expressão de incerteza ou dúvida. Veja que a frase ―A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal
    faz subentender a hipótese de que a redução da maioridade penal feriria uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas. Assim, não há expressão de incerteza ou de dúvida.
    Em relação à alternativa (C), o futuro do pretérito do indicativo pode, sim, substituir o presente como forma de polidez, o que ocorre em exemplos,
    como ―Gostaria de falar com você!‖ ou ―Você me passaria a manteiga?. Mas este não foi o emprego no texto.
    Em relação à alternativa (D), o futuro do pretérito do indicativo pode ser empregado como denotação de surpresa (Quem diria?! Até você, meu
    amigo?!) ou indignação (Ele não faria isso comigo?).
    Em relação à alternativa (E), o futuro do pretérito do indicativo pode expressar afirmações condicionadas a outros fatos (Se ela estudasse, passaria
    em primeiro lugar.). GABARITO A 

  • Em 08/07/2018, às 15:50:14, você respondeu a opção E. Errada!

    Em 26/06/2018, às 14:36:52, você respondeu a opção E. Errada!

    Em 29/05/2018, às 09:47:35, você respondeu a opção E. Errada!

     

    Só na fé e na coregem mesmo, senão largava tudo e ia comer um açaí, porque está difícil viu!

  • Dúvida entre A e B

    a) Clara ideia factual, as ações ocorreram lá atrás

    b) Normalmente o futuro do pretérito trabalha com a dúvida e incerteza.

  • Errei, marquei a alternativa B, pois sei que quando falamos de futuro do pretérito estamos diante de uma possibilidade, ou seja, dúvida e incerteza, mas tudo bem quem manda é a banca, e A também se enquadraria como correta.
  • As questões de conhecimentos específicos da FGV sao ótimas, mas em português ela transforma 10 vezes mais difícil o que já é complicado. aff

  • Alternativa A e B estão corretas, e agora?!

  • A letra B, na teoria, também está correta, pois o futuro do pretérito traz a ideia de possibilidade, de duvida.

     

    Porém, devemos analisar o contexto, e no caso da questão tem-se a ideia de que a mudança da Constituição em si é um fato consumado, algo certo quando visto aos olhos dos legisladores. Assim, está se discutindo um processo que ocorrerá posteriormente ao presente.

     

    Sendo assim, gabarito é a letra A

  • O futuro é INCERTO !

    podemos até afirmar uma coisa, mas factualmente não sabemos se será efetivado ou não

  • O futuro do pretérito indica hipótese, portato a B está correta. Mas como é a FGV....

  • O meu raciocínio pode está errado, mas eu acertei a questão.

    O termo ''Futuro do pretérito" remete há uma coisa que no passado seria entendido como futuro, ou seja: Ações posteriores a época em que se fala, ao menos foi isso que eu imaginei.

  • É UM FILLING DA BANCA, ''REGISTRO'', nos fazer pensar em hipótese ou incertezas com esses verbos, mas ela sempre coloca como uma ideia de passado para futuro ou presente.

    as duas questões nos mostra a ideia de como é cobrado.

    fgv-“abalaria” mostra o seguinte valor semântico:

    A

    denotação de uma ação passada vista como futura. gabarito

    fgv- não seria ilegal.

    A

    ações posteriores à época em que se fala; gabarito

    sempre é passado para presente ou futuro.

  • “A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras", as formas do futuro do pretérito indicam: Alternativas

    A ações posteriores à época em que se fala;

    -> a mudança não seria ilegal caso ocorresse / a mudança não será ilegal caso ocorra / se a mudança ocorrer, esta não será ilegal, porém, legal ....

    - -> a ideia está centrada como se tivesse ocorrido quando nunca ocorreu na realidade.

  • Tnc fgv

  • Pretérito Perfeito simples do Indicativo = ação concluída | ação anterior a fala

    eu joguei.

    eu cantei.

    eu brinquei.

    Pretérito Perfeito Composto do Indicativo = ação iniciada (todavia indeterminada) e se prolonga até o presente momento.

    Eu tenho jogado.

    Tenho comentado.

    Pretérito imperfeito = ação anterior a outra, a qual denota uma ação habitual/ ação frequente /habitual /corriqueira.

    eu jogava.

    eu brincava.

    eu falava.

    pretérito mais-que-perfeito - ação anterior a outra no passado

    simples

    eu estudara

    Eu cantara

    composta

    eu tinha estudado

    eu tinha cantado

    Eu havia estudado

    Eu havia cantado

    Eu poderia emprestar grana, se você não tivesse gastado tudo = fato futuro em relação a uma ação no

    Eu jogarei = ação posterior a minha fala

    eu abraçarei = ações posteriores à época em que se fala

    passado.

    Estude tomando banho

    Estude treinando

    Durma tarde

    Acorde cedo

    Estude fds

    Estude feriados

    Os momentos difíceis são empecilhos que fazem parte de uma grande jornada.

  • por que a letra E estaria errada??