Gabarito D)
Rennó (2013).: Certeza, Risco e Incerteza
Outros conceitos que devemos conhecer para a nossa prova é o de certeza, risco e incerteza, muito cobrados. Começo com a certeza.
A certeza é a situação em que temos informações seguras e confiáveis que nos permitem “saber” quais serão os resultados das alternativas que nos são propostas.
Assim, uma situação de certeza ocorre quando sabemos o que ocorrerá em cada conjuntura – em cada alternativa de ação.8 Por exemplo, se soubermos o quanto gastamos em uma máquina por mês, podemos ter certeza da economia que teremos se deixarmos de usá-la, não é verdade?
Até aqui foi fácil, não é mesmo? Mas qual é a diferença entre risco e incerteza?
Em uma situação de risco, podemos calcular a probabilidade de algum resultado!
Ou seja, temos dados suficientes que nos permitem ter uma “ideia” do resultado de cada alternativa. Quando um médico, por exemplo, nos diz que uma cirurgia tem 90% de chances de sucesso, ele nos informa o risco desse procedimento.
Assim, ele tem o histórico de diversos casos de pessoas em uma situação semelhante à da nossa e o resultado de cada uma dessas cirurgias. Com esses dados, ele pode calcular a probabilidade de sucesso da nossa cirurgia, ok?
Com a incerteza, esses dados não existem! Assim, não conseguimos calcular a probabilidade de uma decisão ser favorável ou não. Muitas vezes, não temos acesso aos dados que gostaríamos em uma determinada situação.
Assim, temos de nos utilizar da nossa intuição, de nossas experiências passadas, para buscar a melhor decisão possível.
Ambiente de certeza
Existe quando a informação é suficiente para predizer os resultados de cada alternativa de curso de ação. O administrador conhece seu objetivo e tem informação mensurável e confiável sobre as consequências ou resultados das várias alternativas de curso de ação para resolver o problema.
Quando uma pessoa investe dinheiro em um fundo financeiro (ela tem absoluta certeza quando os juros são prefixados em dado período de tempo
Ele é mais encontrado no nível operacional das organizações.
Ambiente de risco
O risco ocorre quando não se pode predizer os resultados das alternativas com certeza, mas apenas com uma certa probabilidade. As probabilidades podem ser atribuídas através de procedimentos estatísticos ou de intuição administrativa.
O ambiente de risco é comum no nível intermediário das organizações.
Ambiente de incerteza
A incerteza existe quando o tomador de tem pouco ou nenhum conhecimento ou informação para utilizar como base de modo a atribuir probabilidades a cada estado da natureza ou a cada evento futuro. É o mais difícil dos três ambientes.
É a situação típica com que se defronta o nível institucional ou estratégico das organizações.
https://www.academia.edu/26702001/TOMADA_DE_DECIS%C3%95ES