-
O PDCA está inserido na filosofia e prestem bem atenção nisso na FILOSOFIA DE MELHORAMENTO CONTÍNUO. Não cabe pensar que o giro do PDCA adquire estabilidade com o tempo, pois a sua filosofia de melhoria contínua é conhecida como KAIZEN, onde "KAI" significa mudar e "ZEN" para melhor e isso deve ocorrer continuamente, ou seja, a estabilidade leva a imobilidade, incompatível com a essência desta filosofia.
O objetivo do PDCA está correto quando o giro se completa e se obtém um procedimento padronizado, pois a não execução de uma das etapas do ciclo pode comprometer seriamente o processo de melhoria contínua. Entenderam? Por isso "procedimento padronizado", pois tem que passar por todas as etapas.
-
Um dos objetivos do PDCA é, portanto, aumentar a previsibilidade nos processos organizacionais e aumentar a chance de sucesso da empresa. Essa previsibilidade ocorre pela padronização dos processos de sucesso.
Administração Geral para Concursos / Rodrigo Rennó, página 270.
-
padronização e melhoria contínua sempre soam contraditórios pra mim...
-
Thiago, quando ele diz "o giro do PDCA está completo e se obtém um procedimento padronizado.", não significa que vai acabar, que não vai mais continuar "girando". O objetivo dele é achar um padrão no fim, quando ele girar por completo, ou seja: depois do ACT, Padroniza e começa tudo de novo (PLAN),Padroniza e começa tudo de novo (PLAN) ,Padroniza e começa tudo de novo (PLAN) ,Padroniza e começa tudo de novo (PLAN)
beijos