-
Alternativa A)
Auditoria interna e compliance não se confundem, se complementam.
Conforme publicado pelo “THE INSTITUTE OF INTERNAL AUDITORS” dos EUA, a Auditoria Interna é uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e melhorar as operações de uma organização. A Auditoria Interna assiste a organização na consecução dos seus objetivos, através de uma abordagem sistemática e disciplinada, na avaliação da eficácia da gestão de risco, do controle e dos processos de governança.
Contudo, para executar seu trabalho é preciso que o profissional da Auditoria Interna esteja inteirado sobre as atividades desenvolvidas pelo “Compliance”, com o estabelecimento de um trabalho em parceria, coordenado onde, quando de suas visitas, a Auditoria possa munir-se das informações relevantes, principalmente sobre o resultado da identificação e avaliação dos controles e riscos.
As atividades desenvolvidas por estas áreas não são idênticas mas sim complementares pois enquanto a Auditoria Interna efetua seus trabalhos de forma aleatória e temporal, por meio de amostragens, a fim de certificar o cumprimento das normas e processos instituídos pela Alta Administração, o Compliance executa suas atividades de forma rotineira e permanente, sendo responsável por monitorar e assegurar de maneira corporativa e tempestiva que as diversas unidades da Instituição estejam respeitando as regras aplicáveis a cada negócio, por meio do cumprimento das normas, dos processos internos, da prevenção e do controle de riscos envolvidos em cada atividade. Compliance é um braço dos Órgãos Reguladores junto a Administração, no que se refere à segurança, respeito à normas e controles, na busca da conformidade.
http://www.abbi.com.br/funcaodecompliance.html
-
a primeira é accountability
-
Auditoria e compliance não se confundem, mas sim se complementam.
-
Compliance consiste na “conformidade no cumprimento de normas reguladoras, expressas nos estatutos sociais, nos regimentos internos e nas instituições legais do país.”
Apesar de relacionado, o compliance não se confunde com a auditoria interna. São mecanismos de governança diferentes e que contribuem para que a organização atinja os seus objetivos, por isso a única alternativa errada é a alternativa A.
Gabarito: A
-
A função de compliance e o controle interno são complementares, mas são funções diferentes. Desse
modo, são atividades correlatas, mas que não significam a mesma coisa.
De acordo com o IBGC12, é recomendável que as organizações tenham uma função de auditoria interna
própria ou terceirizada. Ela deve reportar-se ao conselho de administração diretamente ou por meio do comitê
de auditoria, para garantir independência em relação à gestão e evitar conflito de interesses.
A auditoria interna funciona como uma instância que verifica se processos, políticas e transações estão em
conformidade com os controles e regras internas e externas e se estão funcionando efetiva e corretamente.
Os trabalhos da auditoria interna visam a aperfeiçoar os controles internos e as normas e procedimentos
estabelecidos pela organização, tendo papel relevante na investigação de irregularidades e na detecção de
falhas nos controles internos ou de fraudes.
A auditoria interna também pode contribuir com o processo de avaliação das políticas e procedimentos de
compliance, buscando assegurar o funcionamento efetivo do sistema de compliance.
-
GABARITO A
Auditoria: exerce sua função de forma periódica dentro da organização.
Compliance: age de forma integrada no dia a dia da organização.
Auditoria e Compliance não se confundem, mas se complementam quanto à gestão organizacional.
-
letra a
Q711811 - A finalidade da auditoria de compliance é averiguar se as atividades da instituição auditada estão de acordo com as regras e os regulamentos que as disciplinam.
Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa.
A Auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos por meio da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, compliance, controle e governança.