Estratégias Genéricas de Porter.
Segundo o autor, há 3 principais estratégias genéricas:
1) Liderança em custos: ser mais eficiente na produção de produtos e serviços de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos concorrentes, através de economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, etc.
2) Diferenciação: busca-se vantagem competitiva atrás de produtos com caracterísitcas únicas na percepção do cliente, possibilitando cobrar um preço mais alto sem perder clientela.
3) Foco ou Enfoque: chamanda de estratégia de nicho. Foca seus esforços em um pequeno mercado (geográfico, produto ou cliente) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado.
(Rodrigo Rennó).
Quanto a CUSTO TOTAL, encontrei a seguinte descrição:
"Michael Porter (1986) afirma que a estratégia de liderança pelo custo total consiste em atingir a liderança total em um setor, através de uma série de políticas orientadas para atingir este objetivo básico.
Esta estratégia exige a construção agressiva de novas instalações com equipamentos eficientes, uma grande perseguição na redução dos custos através de funcionários qualificados, um controle rígido nas despesas gerais e administrativas, e a minimização nos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)."
(site: http://www.administracaoegestao.com.br)
Não compreendi o uso da expressão "se aplica aos concorrentes" no item III.
Ficou confuso, de modo, que, inicialmente, pensei que a estrategia era usada pelos concorrentes em um segmento industrial, quando na verdade, é uma estratégia para superar os concorrentes e defender contra as forças competitivas também previstas por Porter.