SóProvas


ID
1766965
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“(...) Aprender não é só memorizar informações. É preciso saber relacioná‐las, resignificá‐las e refletir sobre elas. É tarefa do professor, então, apresentar bons pontos de ancoragem, para que os conteúdos sejam aprendidos e fiquem na memória, e dar condições para que o aluno construa sentido sobre o que está vendo em sala de aula.”
(Revista Nova Escola, p. 55, 2012.)

Considerando a avaliação mediadora e o fragmento do texto anterior, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A utilização da avaliação mediadora implica no abandono da tradicional avaliação uniformizadora e classificatória. As avaliações classificatórias alicerçam-se em referências normativas, pois promovem a hierarquização dos indivíduos em decorrência da explicitação de condutas e saberes padronizados, enquanto dificultam “olhar cada aluno em seu próprio tempo e jeito de aprender e oferecer-lhe apoio pelo tempo que precisar [...]” (HOFFMANN, 2001, p. 64).

  • Na concepção de avaliação CLASSIFICATÓRIA / TRADICIONAL, a qualidade se refere a padrões preestabelecidos, em bases comparativas: critérios de promoção, gabaritos de respostas às tarefas, padrões de comportamento ideal, proporcionando um pelo sistema de médias, estatísticas e índices numéricos de qualidade. *********** Complementando... para autora: aquela qualidade (da avaliação CLASSIFICATÓRIA) se confunde com quantidade, através do sistema de médias, estatísticas, índices numéricos. *********** Já a qualidade na avaliação MEDIADORA significa: desenvolvimento máximo possível, um permanente "ir" e "vir", sem limites preestabelecidos, embora com o objetivos claramente delineados. Considera TODO o conhecimento que o aluno carrega (não institucionalizado). Opta por avaliação aberta que possibilite o aluno refletir (e também o professor sobre o que o aluno assimilou e o onde deveria reforçar) em detrimento da fechada do tipo "sim" ou "não", já que não avalia o que o aluno assimilou.